Há convergências e divergências entre o pensamento de Piaget e de Vygotsky.
As divergências mais gerais decorrem da diferença de foco dos estudos de cada pesquisador. O principal interesse de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas, enquanto Vygotsky pretendia entender a relação do pensamento com a linguagem, e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual.
Enquanto sob a perspectiva piagetiana o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade, para Vygotsky, esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que ele internaliza conhecimentos, papéis e funções sociais.
A grande divergência entre os dois estudiosos, no entanto, se dá na relação entre linguagem e pensamento. Para Vygotsky e seu colaborador Luria, a linguagem tem um papel definitivo na organização do raciocínio, pois age decisivamente sobre este, reestruturando diversas funções psicológicas, como a atenção, a memória, a formação de conceitos.
Enquanto para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais.
"A Guerra do Fogo" consegue ilustrar na Pré-História uma alegoria sobre a Evolução na partilha do Saber, a própria História parece nos demonstrar uma tendência diametralmente oposta: da alienação que pode resultar à uma grande parcela da sociedade, transformada em mera realizadora dos ideais de uma outra parcela, pequena, detentora do Saber daquela realização
2006-08-24 10:00:41
·
answer #1
·
answered by Arioli 4
·
0⤊
0⤋