English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

O daltonismo (também chamado de discromatopsia) corresponde à incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Esta incapacidade normalmente tem origem genética, mas pode também surgir devido outras causas, como por exemplo lesões no olho ou no cérebro.

O distúrbio, que era desconhecido até o Século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia da qual ele próprio era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, acaba sendo de ocorrência muito mais comum entre os homens.

Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na visualização de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que causa distorções na visualização de diversas cores do espectro. Isso ocorre devido ao mau funcionamento dos cones existentes na retina, que não são capazes de ter a percepção correta de certas cores.

2006-08-24 04:43:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 5 0

Porque são daltônicas, você mesmo já falou...

2006-08-24 12:04:21 · answer #2 · answered by Kell 2 · 0 0

No fundo do olho existem fotorreceptores, células que recebem, transformam e enviam a informação luminosa ao cérebro, chamadas cones e bastonetes. Na região central da visão prevalecem os cones, que são responsáveis pela percepção de cores e possuem pigmentos visuais distintos para as três cores primárias: vermelho, verde e azul. “Os daltônicos possuem defeitos nos cones, o que os faz perder a capacidade de identificá-las total ou parcialmente” diz Sulzbacher.
Existem diversas formas de daltonismo. Os tricromatas podem ter dificuldade para enxergar o verde e suas nuances. O mesmo acontece com o vermelho e o azul, sendo o último mais raro. Daltônicos tricromatas têm dificuldade para diferenciar tonalidades de uma mesma cor e cores próximas (figura 1). É o que acontece com o estudante de comunicação Vitor Galvane, de 22 anos. “Confundo as cores muito parecidas, como verde-água e cinza”, explica. “Pode ser que elas sejam completamente diferentes, mas para mim dá no mesmo.”
Daltônicos que confundem duas cores primárias são classificados como dicromatas. Entre eles estão os que misturam o verde e o vermelho (e vice-versa) e, bem mais raros, os que confundem o azul com as outras cores básicas. Ainda mais incomuns são os daltônicos acromatas, que enxergam apenas preto, branco e tons de cinza. “Casos de acromatopia são raríssimos, cerca de um em cada 300 mil pessoas”, afirma Sulzbacher.

2006-08-24 12:00:46 · answer #3 · answered by Rodrigo Celi Veiga Dias 3 · 0 0

O próprio nome já diz daltônica, pessoa com dificuldades em assimilar as cores.

Boa Sorte!

2006-08-24 11:53:43 · answer #4 · answered by Malukety em movimento 7 · 0 0

Por deficiência em grupo de células, chamadas bastonetes.
Não só não distinguem vermelho do azul, mas sim existem diversos tipos de daltonismo, com dificuldades de distinção de diversas cores

2006-08-24 11:46:11 · answer #5 · answered by R Jr 2 · 0 0

Só enchergam duas cores Preto e Branco.

2006-08-24 11:45:06 · answer #6 · answered by Paulo 7 · 0 0

pq são daltônicas.... hããããããã!!!!!!

2006-08-24 11:44:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers