English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que é uma pessoa ortodoxa, uma religião ortodoxa?

2006-08-24 04:00:28 · 4 respostas · perguntado por Danny 4 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

4 respostas

ORTODOXO significa que algém segue determinada coisa cumprindo as regras iniciais que criaram essa coisa...

Um moralista ortodoxo, é aquele que acha que certas regras da sociedade primitiva deverão sempre ser seguidas ao "pé da letra" ...

Por exemplo: -"Não matarás" (significa na ortodoxia moral, que nunca deveria haver guerras ou penas de morte ) ...

:-)

2006-08-24 04:06:35 · answer #1 · answered by nuno vaz 4 · 0 0

A Igreja Ortodoxa é a sociedade, baseada na fé dos doze Apóstolos, dos fiéis cristãos que obedecem aos pastores canónicos e vivem unidos pelos elos da Doutrina, das Leis de Deus, da Hierarquia divinamente instituída e da prática dos Sacramentos.

A Igreja Ortodoxa professa a Doutrina autêntica de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal e qual nos foi revelada e exercida pelos Apóstolos no primeiro século da era cristã, na Palestina e nas cidades de Jerusalém, Damasco e Antioquia. Esta doutrina obedece aos mandamentos, procede de acordo com a vida da Graça que Cristo nos legou por Sua morte e edificou pelos sacramentos; crê na vida eterna, observa os ensinamentos dos Sete Concílios Ecuménicos e persiste estreitamente unida aos seus pastores, bispos e demais sacerdotes ortodoxos, continuadores em linha recta da obra dos Apóstolos. Reconhece como Chefe Único da Igreja, sem representantes ou legatários, Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos dirige, ensina e eleva. É depositária da Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo e prossegue em todo o mundo a Sua obra de amor e Salvação. Ensina as verdades nas quais devemos crer firmemente, os deveres que havemos de cumprir e os meios a aplicar para nos moralizar e santificar.

A Igreja Ortodoxa Oriental reúne as quatro características que distinguem a Verdadeira Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica. Durante vinte séculos, manteve inalteráveis os sacramentos, as próprias doutrinas e os mesmos pastores que são sucessores dos Apóstolos. A designação Ortodoxa procede do facto de ela crer e ensinar correctamente a doutrina do Cristo. Conservou-se exemplarmente na doutrina, desde a pregação de Nosso Senhor Jesus Cristo, até aos dias de hoje. A primazia de honra da Igreja é desempenhada pelo Patriarca Ecuménico de Constantinopla.

2006-08-24 04:21:47 · answer #2 · answered by luluca 2 · 0 0

ORTODOXIA;
No século III Constantino I, primeiro Imperador de Roma a aceitar o cristianismo como religião oficial do império romano, reuniu no ano 325 na cidade de Niceia o primeiro concílio ecuménico, que ficou conhecido como Primeiro Concílio de Niceia, aonde ficou definida a Divindade de Jesus Cristo.
As Igrejas Ortodoxas, foram divididas em 5 partes:

Igreja Católica Ortodoxa de Alexandria;
Igreja Católica Ortodoxa de Constantinopla;
Igreja Católica Ortodoxa de Antioquia;
Igreja Católica Ortodoxa de Jerusalém;
Igreja Católica Apostólica Romana;

Ainda foram feitos mais seis concilios antes do cisma das igrejas Ortodoxas e Romana
São eles:

Constantinopla I (381) - Divindade do Espírito Santo. Condenação de Macedónio. Divisão das Pentarquias.
Efésio (431) - Maternidade Divina de Maria. Condenação de Nestório. Em Cristo uma Hipóstase, a Divina.
Calcedónia (451) - Dualidade da natureza em Jesus Cristo: Condenação de Eutiques, que ensinava o monofisismo.
Constantinopla II (553) - Condenou as obras escritas pelos seguidores do herege Nestório
Constantinopla III (680) - Dualidade de Vontades em Jesus Cristo, não contrariadas uma pela outra, mas a vontade humana sujeita à vontade Divina. Condenação do Monotelismo.
Niceia II (787) - Condenação do Iconoclasmo.

O Cisma
A Igreja, espalhada no conjunto da bacia mediterrânica e organizada em redor dos seus cinco patriarcados (Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém), soube guardar no princípio a sua unidade global, (seguramente, largos seguidores da parte oriental da Igreja desligaram-se dela após o Concílio de Calcedónia - as Igrejas da Arménia, da Etiópia, do Egipto). Esta unidade tornar-se mais aleatória depois da queda do Império romano do Ocidente.
As divergências culturais o uso do latim no Ocidente e do grego no Oriente bem depressa cederam o passo às divergências de ordem político-religiosa que resultaram da separação do mundo mediterrânico em entidades políticas distintas.

A anarquia merovíngia no Ocidente que, por muitas vezes, fez do Papa o único elemento estável, reforça a autoridade jurídica do primaz romano, o qual anteriormente desfrutava apenas de uma primazia de honra.

A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, existe há 2000 anos, e é mais conhecida hoje por Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, reto, e δόξα, doutrina) e seus fiéis chamados de Cristãos Ortodoxos. A Ortodoxia é formada por diversas igrejas cristãs orientais que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos. O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, embora este seja um título mais honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes.

2006-08-24 04:07:01 · answer #3 · answered by baiano06 2 · 0 0

Ligado às raízes, mais tradicional.

2006-08-24 04:04:17 · answer #4 · answered by magrão 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers