English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

Ser intelectual é ter conhecimento... ser sábio é saber usá-lo!

2006-08-24 03:25:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Sabio é aquele que utiliza o conhecimento que tem. Nem sempre utilizamo todo o cabedal de informaçoes que dispomos.
O intelectual é o culto, o erudito, ou pelo menos deveria ser. Nos dias de hoje é complicado definir isso, visto que os verdadeiro intelectuais se escondem em gabites e mesinhas de universidades. E alguns consideram Jo Soares um intelectual por simples falta de comparaçao com algo melho.

2006-08-25 01:52:49 · answer #2 · answered by Leandro Piazzon 4 · 0 0

Nossa meu caro, escuta só.

Antes, é preciso definir quem é o intelectual.

Sabe-se que ele não é, necessariamente, o homem de letras, o artista, o político, o historiador, o filósofo, o escultor, etc., ou seja, sabe-se que nem todo homem de letras, nem todo artista, nem todo político etc. é intelectual, o que não significa que um deles não possa vir a ser. Penso, aqui, na definição de Maurice Blanchot: o intelectual é “uma parte de nós mesmos que não apenas nos desvia momentaneamente de nossa tarefa mas que nos conduz ao que se faz no mundo para julgar e apreciar o que se faz”. Não existe, portanto, essa figura do intelectual em tempo integral ou inteiramente intelectual. Para transformar-se em intelectual, o ser deve desdobrar-se, acumular momentaneamente nele mesmo outras funções, deixar de lado os saberes particulares para se dedicar ao trabalho da crítica e à luta pelos ideais universalizantes: Razão, Justiça, Liberdade e Felicidade. Daí o intelectual se caracterizar pelo desvio a todo determinismo e lidar com potências indeterminadas. Ele não é o teórico, muito menos o homem da vida prática e do saber objetivo: pode-se dizer, mais precisamente, que ele encarna o espírito crítico, capaz ao mesmo tempo de reconstruir o passado e construir idealmente o futuro. Já no seu surgimento no século XIII, “momento decisivo na história do Ocidente”, como nos lembra Alain de Libera, o intelectual medieval seria definido pela contraposição: “o intelectual é o ator da mudança social; o universitário, um espectador indiferente”. Uma contraposição primordial que deve ser vista com nuances, no entanto: “o intelectual não se renega pelo simples fato de ser universitário, e não basta ‘tomar suas distâncias’ em relação à universidade para ser um intelectual”. Essa é uma das fragilidades do conceito gramisciano de “intelectual orgânico”, funcionário a serviço da Igreja, do Estado ou do Partido. Entre o bispo e o príncipe, o intelectual cria o seu espaço. Em relação à Igreja, marca sua diferença quando o homem abandona a idéia de que Deus pensa em nós, anunciando o começo do fim de uma inteligência impessoal. Em relação ao príncipe, ele estabelece novos vínculos políticos com a comunidade.

A matéria do intelectual são, pois, dois abismos, a ordem e a desordem do mundo e das coisas. O intelectual é, enfim, aquele que tenta infatigavelmente construir a si mesmo e a todas as coisas através de atos articulados do espírito. Mais: por encarnar os ideais universais, procura reunir em si o que está disperso, “Dispersão e junção, essa seria a respiração do espírito, o duplo movimento que não se unifica, mas que a inteligência tende a estabilizar para evitar a vertigem de um aprofundamento sem fim”. O intelectual seria, pois, uma espécie de “matemático que trabalha com símbolos e os combina com certa coerência sem nenhuma relação com o real”. Assim, ele está, como lembra ainda Blanchot, tanto mais próximo da ação e do poder, quanto mais não se mistura com a ação e com o poder político. Ao mesmo tempo, ele não pode ser um desinteressado da política: “Afastado da política, não sai dela, mas tenta manter esse espaço de afastamento e esse esforço de retirada para aproveitar essa proximidade que o distancia a fim de se instalar nela (instalação precária) como um guardião que está lá apenas para velar, manter-se alerta, por uma atenção ativa onde se exprime menos o cuidado de si do que o cuidado dos outros”.
A questão ter sabedoria é ultilizar-se de conhecimentos próprios para decidir, opnar, realizar, etc. Levando em conta os ensinamentos adiquiridos em quais sejam as áreas do conhecimento. Ser sábio é agir com paciência e tomar decisões certas que provem lealdade ao "correto".
Intelectualidade e sabedoria caminham de mãos dadas.


espero ter ajudado.

abraço

Dell Santana.

2006-08-24 13:42:37 · answer #3 · answered by Dell Santana 3 · 0 0

A Sabedoria é a experiência adquirida através dos anos, com o aprendizado de fatos vividos e erros cometidos, pela própria pessoa, ou por outras pessoas.
Já a pessoa intelectual, é aquela que se interessa pelos mais diversos assuntos, tais como , História, Cultura,Religião, Artes e literatura, Política e Economia, tirando dessas áreas, informações para a formação de seu intelecto, realização profissional e pessoal, bem como para adiquirir mais experiência de vida e , por consequência, mais sabedoria

2006-08-24 13:22:49 · answer #4 · answered by Tha_blz 2 · 0 0

Intelectual significa, vem do ego; particularmente, da natureza humana; onde se entrelassam fraquezas e sentimentos; agora sabedoria significa, arte de saber, saber o que? Saber lhe dar com várias coisas ao mesmo tempo, ou melhor ser perfeito em tudo... em tudo....!

2006-08-24 11:30:08 · answer #5 · answered by Pé-de-moleque 2 · 0 0

Ser intelectual é ter estudado a fundo alguma matéria ou então ter lido muitos livros ou gostar de discutir política, filosofia, etc em vez de praticar esportes, sair, etc. É muitas vezes uma coisa teórica e restrita e típica dos mais novos.

Ter sabedoria é ter vivido muito e ter passado por muitas experiências enriquecedoras. Muitas vezes nem se estudou muito (escola, universidade, etc). É quase sempre uma coisa prática e abrangente e típica dos mais velhos.

Pode haver casos em que os dois se confundem: um intelectual pode ter sabedoria, e um sábio pode ser intelectual.

Mas, de modo geral, o intelectual é visto com certo desdém por algumas pessoas (como se fosse um esnobe), ao passo que o sábio é geralmente apreciado por todos.

2006-08-24 11:02:25 · answer #6 · answered by JC 3 · 0 0

intelectual é aquele q estuda, se dedica para conhecer a fundo sobre um determinado assunto.
o sábio é akele q, mesmo nao tendo conhecimentos profundos sobre algo, consegue discernir e aconselhar o bom caminho a todos...

2006-08-24 10:30:37 · answer #7 · answered by Sissi 2 · 0 0

inteligência é do homen
sabedoria vem de Deus
reflita isso quer ser sabio leia a biblia

2006-08-24 10:28:37 · answer #8 · answered by ant marcio 2 · 0 0

Curto e simples:

Intelectual : quer mostrar aos outros o que sabe, diretamente.
Sábio : quer fazer os outros saberem, indiretamente.

2006-08-24 10:28:34 · answer #9 · answered by Lady of Moon 5 · 0 0

O intelectual possui um saber academico, ou seja através do estudo atingiu um nivel de experiencia e cultura e saber através dos livros.
O sábio adquire conhecimento através da vivência, da vida.

2006-08-24 10:26:41 · answer #10 · answered by Rodrigo S 2 · 0 0

o intelectual adquire e usa seu conhecimento para fins de pesquisa seja ele na are social,tecnoligca,medica etc.... dos livros,artigos e pesquisas e direciona seu conhecimento para o avanco dos estudos.

o sabio adquire o conhecimento ao longo da sua vida!!e o utiliza em prol de se viver melhor!!geralmente tenta repassa-lo a pessoas menos sabias e experientes.

2006-08-24 10:26:28 · answer #11 · answered by rafaelzizou 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers