Se ainda fosse preciso provar algo sobre a influência africana, bastaria dizer que o Brasil tem a maior população negra fora da África, equivalente a mais de 40% da população do país.
Os africanos, que aportaram ao Brasil na condição desumana de escravos, prestaram significativa contribuição à construção material do Brasil. A cultura africana também agregou aos elementos nativos e europeus uma força própria, que se faz sentir com vigor na música, na dança, no vocabulário, na comida, nos mitos, no vestuário e também no comportamento do povo brasileiro.
Mesmo em artes tradicionalmente vinculadas à raiz européia, como a pintura religiosa do período colonial, a presença africana faz-se sentir nos detalhes. Veja-se, por exemplo, a Virgem Maria mulata do teto da igreja de S. Francisco em Ouro Preto, obra-prima do barroco brasileiro. Os principais músicos do período colonial foram mestiços. O maior artista brasileiro do século XVIII, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, arquiteto e escultor, e o maior escritor brasileiro do século XIX, Machado de Assis, foram mulatos.
Até hoje, algumas das mais típicas expressões artísticas brasileiras, como a música e a dança, são tributárias da herança africana . A capoeira não pára de ganhar espaço em todo o mundo. O futebol pentacampeão do mundo tem a ginga do samba. Seu Rei, Pelé, é negro.
2006-08-24 03:16:05
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
6⤊
0⤋
Bom levando em consideração q todos ou pelo menos a maioria de nós somos descendentes diretos de Africanos, acredito que o motivo é sabermos mais da cultura dos nosso ancestrais e então sabermos qual é a nossa....
2006-08-24 03:36:04
·
answer #2
·
answered by docinho 2
·
0⤊
0⤋
Seu desnaturado, a África é a terra mãe da maioria dos brasileiros (68% dos brasileiros são negros ou descendentes de negros).
2006-08-24 03:07:55
·
answer #3
·
answered by Vince 2
·
0⤊
0⤋