O valor do pH é um número aproximado entre 0 e 14 que indica se uma solução é ácida (pH<7), neutra (pH=7), ou básica/alcalina (pH>7).
Definição
O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O conceito foi introduzido por S. P. L. Sørensen em 1909. O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+). Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii. O "p" equivale ao simétrico do logaritmo de base 10 da actividade dos íons a que se refere, ou seja,
\mbox{pH} = -\log_{10} \left[ \mbox{H}^+ \right]
em que [H+] representa a actividade de H+ em mol/dm3.
Medida de pH
O pH pode ser determinado:
* por adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia consoante o pH da solução.
* usando um medidor de pH acoplado a um elétrodo de pH. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de tensão do elétrodo de pH em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é chamado "íon seletivo"
Um indicador é usado para medir o pH de uma substância. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o laranja de metilo e o azul de bromofenol.
A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto que em solos alcalicos são rosa [1]
A Hydrangea macrophylla tem flores rosa ou azuis dependendo do pH do solo. Em solos ácidos as flores são azuis, enquanto que em solos alcalicos são rosa [1]
pOH
Do mesmo modo pode-se definir o pOH em relação à concentração de íons OH-. A partir da constante de dissociação da água que tem o valor de 10-14 à temperatura de 298 K (25°C), pode-se determinar a relação entre o pOH e o pH. Assim pela definição de Kw tem-se a relação entre as duas actividades:
Kw =[H+][OH-]
Ao aplicar logaritmos, obtém-se a relação entre o pH e o pOH:
pKw=pH+pOH=14
[editar]
Cálculo de pH de algumas soluções aquosas
Fazer log de [H+]
O valor de pH de uma solução pode ser estimado se se souber a concentração em íons H+. Apresentam-se em seguida vários exemplos:
Solução aquosa de Ácido clorídrico (HCl) 0,1M:
Este é um ácido forte, por isso encontra-se completamente dissociado e encontra-se suficientemente diluído para que a atividade seja próxima da concentração. Assim [H+]=0,1 M e pH=-log[0,1]=1.
Solução aquosa de hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1M:
Esta é uma base forte, por isso encontra-se completamente dissociada e encontra-se suficientemente diluída para que a actividade seja próxima da concentração. Assim [OH-]=0,1 M e pOH=-log[0,1]=1. Logo pH=14-1=13
Solução aquosa de ácido fórmico (HCOOH) 0,1M:
Este é um ácido fraco, que não está completamente dissociado. Por isso deve-se determinar primeiro a concentração de H+.
Para ácidos fracos deve-se ter em conta a constante de dissociação do ácido:
Ka = [H+][A-] / [HA]
A constante de dissociação do ácido fórmico tem o valor de Ka = 1,6 × 10−4. Assim considerando que [A-]é igual a x, [HA] há-de ser a parte que não se dissociou, ou seja 0,1-x. Se desprezarmos a ionização da água, concluímos que a única fonte de H+ é o ácido, assim [H+]=[A-]. Substituindo as variáveis obtém-se:
1.6\times 10^{-4} = \frac{x^2}{0.1-x}
A solução é [H+]=x=3,9×10−3. Através da definição de pH, obtém-se pH=-log[3,9×10−3]=2,4.
2006-08-24 00:07:55
·
answer #1
·
answered by Leozinho q saber 5
·
0⤊
0⤋
O p.H traduz na verdade a concentraçao de ions H3O+ numa soluçao aquosa, cmo no caso eh a propria agua seria, como o brother acima falou é o antilog de base 10 dessa concentraçao, ou seja, o pH da agua pura seria aproximadamente 7,0, ou seja 10 elevado a 7 potencia de ions H3O+ em um mol de agua dado entao cmo neutro, pois eh padrao de comparaçao entre outras soluçoes acidas quem possuem faixa de pH abaixo de 7.0 ou basicas que possuem essa faixa acima
1,0_______________ 7,0_______________14,0
[---- acidez--------- neutro -----basicidade------]
o que eh importante salientar eh que n existe apenas a concentraçao dos ions H3O+ (tb eh valido falar que n existem ions H+, um proton isolado, jah que sua existencia seria quase que impossivel pois muita energia seria gasta para a retirada desse eletron, lembrando que o atomo de H eh composto por um proton e um eletron apenas) que alem dos ions positivos existe a concentraçao dos inos negativos tb, no caso da agua, se existe o H3O+ vai existir o OH-
H2O + H2O -> H3O+ + OH- (dissociaçao da agua )
como as concentraçoes dos ions esta igual no meio, ou seja, 10 elevado a setima para H3O+ e idem para OH-, o meio eh dado como neutro. Ja nesse caso:
H2O + H2SO4 -> H3O + HSO4- (dissociaçao do acido sulfurico)
dah para perceber que ocorreu uma dissociaçao para um meio acido
jah aq para um meio basico (presença de hidroxilas no meio)
H2O + NaOH -> Na+ + 2OH-
2006-08-24 07:20:37
·
answer #2
·
answered by Lucas M 1
·
0⤊
0⤋
P.H, na química é o logaritmo decimal do inverso das atividades dos íons hidrogênio numa solução. O que qualifica a água desde mais ácida até mais alcalina. O P.H. neutro é o 7.0, abaixo disso a água é considerada ácida e acima disso é considerada alcalina.
2006-08-24 07:11:17
·
answer #3
·
answered by tonycomy 1
·
0⤊
0⤋
É o potencial de hidrogênio, é usado para saber a acidez da água.
2006-08-24 07:06:14
·
answer #4
·
answered by tay 2
·
0⤊
0⤋
é Padrão de hidrogenio deve estar em media com 6.0, é para medir a pureza da água
2006-08-24 07:02:35
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É o logaritmo da taxa de H+(prótons) dissolvidos. Indica o nível de acidez, uma vez que em solução em água, o acido se divide em uma parte com carga positiva(H+) e outra com carga igual negativa.
2006-08-24 07:01:37
·
answer #6
·
answered by Marcos W 3
·
0⤊
0⤋