English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria, de ter informações sobe os assunto!?

2006-08-23 23:11:24 · 4 respostas · perguntado por Jos頁ugusto C 1 em Artes e Humanidades História

4 respostas

A abolição da escravatura foi processada de forma gradual e decorreu de toda uma situação formada com o decorrer do processo histórico. Em 1850, o tráfico negreiro é oficialmente extinto com a Lei Eusébio de Queirós. Com o fim da principal fonte de obtenção de escravos, o preço destes eleva-se significativamente, uma vez que ocorre uma diminuição na sua oferta. Já em 1871, é promulgada a Lei do Ventre Livre, que garante a liberdade aos filhos de escravos. Nove anos depois, inicia-se uma campanha abolicionista estimulada por intelectuais e políticos, como José do Patrocínio e Joaquim Nabuco. O sistema escravista enfraquece-se mais ainda com a Lei dos Sexagenários (1885), que liberta todos os escravos com mais de 60 anos de idade.

No dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea é assinada pela Princesa Isabel, extinguindo oficialmente a escravidão no Brasil. A assinatura da Lei Áurea decorre não só como conseqüência das pressões de movimentos abolicionistas e do contexto que se formava com a assinatura das leis acima citadas, mas também sofreu influência dos movimentos de resistência à escravidão promovidos pelos próprios escravos e das pressões que a Inglaterra exercia sobre o governo brasileiro, uma vez que o fim da escravidão era de interesse inglês, já que ocorria nesta nação o processo de Revolução Industrial e esse processo lhe garantiria a ampliação dos seus mercados consumidores.

A abolição da escravidão, apesar de garantir a liberdade, não alterou em nada as condições socioeconômicas dos ex-escravos, que continuaram a viver, de uma forma geral, na pobreza, sem escolaridade e sofrendo com a discriminação. Não impediu também que a superexploração de mão-de-obra em regime de escravidão e o tráfico de pessoas continuassem sendo praticados até os dias atuais.

[editar]
A herança dos escravos
Para obter mais detalhes, veja Povo brasileiro e Cultura do Brasil

Tanto os indígenas quanto os escravos africanos foram elementos essenciais para a formação não somente da população, mas também da cultura brasileira. A diversidade étnica verificada no Brasil decorre do processo de miscigenação entre colonos europeus, indígenas e africanos. A cultura brasileira, por sua vez, apresenta fortes traços tanto da cultura indígena quanto da cultura africana. Desde a culinária, onde se verificam o vatapá, o caruru e a tradicional feijoada brasileira nascida nas cozinhas dos escravos, chegando até a língua portuguesa, é impossível não perceber a influência da cultura dos povos que foram escravizados no Brasil.

[editar]
Ver também
Caifazes
Escravatura
Escravidão africana
Pelourinho
Senzala
[editar]
Referências
Almanaque Abril 2003, Volume Brasil, Editora Abril, 2003.
Enciclopédia Barsa, Encyclopædia Britannica do Brasil, 1999.
CÁCERES, Florival. História do Brasil, págs. 30-33, Editora Moderna, 1997.
MARINA, Lúcia & TÉRCIO, Geografia - Série Novo Ensino Médio, págs. 354-355, Editora Ática, 2003.
MONTELLATO, Andrea, CABRINI, Conceição & CATELLI Junior, Roberto, História Temática: o mundo dos cidadãos, Editora Scipione, 2000.
TOMAZI, Nelson Dacio (coord.), Iniciação à Sociologia, Editora Atual, 2000.
Site HISTORIANET.
Site sobre Escravidão no Brasil pela Biblioteca Nacional.
[editar]
Ligações externas
Escravidão no Brasil no Site da Biblioteca Nacional
História da Abolição da Escravatura no Brasil
Portal Arqueológico dos Pretos Novos
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil"
Categorias de páginas: História do Brasil | Escravidão

VistasArtigo Discussão Editar História Ferramentas pessoaisCriar conta | Entrar Navegação
Página principal
Portal comunitário
Eventos atuais
Mudanças recentes
Página aleatória
Portais
Ajuda
Donativos
Busca
Ferramentas
Artigos afluentes
Novidades relacionadas
Carregar arquivo
Carregar no Commons
Páginas especiais
Versão para impressão
Enlace permanente
Citar este artigo
Outras línguas
English

2006-08-23 23:20:10 · answer #1 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

Vou tentar responder de maneira mais simples e resumida: a lei do Sexagenário libertava todos os escravos acima de 60 anos. Parece uma boa lei, mas boa parte dos escravos não vivia tanto tempo, por causa do trabalho pesado, má alimentação e maus tratos, boa parte não passava dos 40 anos. Só escravos da Casa Grande viviam mais tempo. Como não havia aposentadoria, eles simplesmente depois de velhos podiam ser postos pra fora de casa, portanto a lei não ajudou muito.
Já a lei do Ventre livre, que libertava os filhos de escravos, também não ajudou muito, pois a lei dizia que os filhos teriam que ser levados pra instituições de ensino onde eles seriam criados. Uma espécie de orfanato. Essas instituições nunca foram criadas, os filhos de escravos continuaram nas fazendas, ou foram vendidos pra outras, mesmo porque não havia quem fiscalizasse. Foram leis feitas pra adiar o fim da escravidão, que só aconteceu com a lei Áurea em 1888.

2006-08-27 21:12:50 · answer #2 · answered by 2 · 0 0

Lei do ventre livre: assinada pela Princesa Isabel, essa lei decretava que todo filho de escrava que nascesse a partir daquela data seria livre.
Lei do sexagenário: ao atingir 60 anos o escravo era automaticamente alforriado (deixava de ser escravo)

2006-08-27 12:32:56 · answer #3 · answered by BENTA F 3 · 0 0

Depois da resposta acima, não tem mais nada pra dizer.
Mas vou tentar.

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

2006-08-25 11:05:25 · answer #4 · answered by 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers