Olá Moacyr,
A sua pergunta ilustra a indignação que todos os cidadãos de bem sentem ao ver este descalabro político que tem inviabilizado a gestão pública de nosso país.
Precisaríamos de uma reforma política radical para que um representante eleito pelo povo através do voto realmente agisse em benefício de todos pois os partidos hoje estão apenas preocupados em alcançar o Poder.
O PODER para os partidos tem representado na prática, vide escândalos a nível nacional, um FIM e não um MEIO.
Quem faz do Poder um FIM e não um MEIO, traiu o povo que o elegeu e governa apenas para si mesmo, atendendo seus interesses partidários.
No tempo Colonial haviam no Brasil capitanias hereditárias que eram exploradas pelos nobres que pagavam tributo a coroa portuguesa, sem em nada beneficiar ou se preocupar com o povo.
Evoluimos muito pouco de lá para cá.
Hoje as capitanias no Brasil não são mais hereditárias, passaram a ser partidárias sendo a exploração do povo pelos partidos convencionada a mudar há cada 4 anos com a eleição de "seus legítimos representantes", que na verdade só representam a si mesmos e seus partidos, salvo raríssimas exceções.
PRECISAMOS DE UMA RADICAL REFORMA POLÍTICA.
Os escândalos do mensalão, a CPI dos Bingos, dos Correios e o recente caso dos Sanguessugas estão aí para mostrar ao povo brasileiro que ele não constitui uma nação, não temos um país de fato, formamos colônias partidárias.
Nestas colônias, a União os Estados e os Municípios tem sido explorados pelos interesses partidários, sendo cometido toda a sorte de mazelas, jogos de interesse e corrupção deslavadas com a coisa pública, que no entendimento prático dos políticos pertence aos seus partidos através dos votos recebidos do povo nas urnas.
A concepção do que é um partido político, para que serve, quais são os seus deveres e obrigações, que estrutura de auditoria independente deveria ser criada para monitorá-lo, precisariam ser totalmente redesenhadas para que verdadeiros candidatos, com capacidade para representar os interesses de sua comunidade sejam hoje preparados e lapidados.
Enquanto não tivermos ótimos candidatos, os partidos políticos deveriam passar por pesadas auditorias públicas, envolvendo representantes de toda a sociedade civil, que procurariam zelar dando ampla transparência aos atos e decisões tomadas, dentro e fora do congresso nacional, câmaras legislativas e prefeituras.
Precisamos resgatar a credibilidade de nossas instituições.
As atividades internas dos partidos políticos deveriam ser hoje fortemente monitoradas por toda a sociedade civil e a imprensa.
Da forma como hoje está, as raposas cuidam dos galinheiros e os devastam.
Precisamos deixar as raposas na floresta e formar bons produtores para cuidar de nossas granjas.
Cargos comissionados de grandes instituições públicas são um insulto aos funcionários de carreira. Pessoas nomeadas à partir de interesses partidários, tem desmoralizado o serviço público e cometido sérios atos de improbidade administrativa e corrupção.
Nossos servidores públicos estão seriamente desestimulados por falta de políticas de valorização e de carreira que fomentem a excelência dos serviços prestados a população.
Precisamos redesenhar o conceito do que é, para que serve e como deve agir um partido político tanto em campanha quanto no exercício do poder, interagindo com os demais partidos.
Se a base conceitual da finalidade, dos direitos e dos deveres de um partido estiver equivocada, os seus candidatos também estarão.
Um grande abraço !!!
2006-08-23 15:54:12
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Se eles voltarem, irão querer receber pelos dias que ficaram em casa sem fazer nada; se não voltarem mais, é provável que o exército resolva dar um novo golpe, daí não tem choro nem vela e nem Y!R, que a ditadura vai voltar... é melhor deixar do jeito que está!
2006-08-23 22:39:10
·
answer #2
·
answered by tbfstb 5
·
0⤊
0⤋
num viaja criatura...............................
vc não era nascido quando os direitos legítimos da população brasileira foram cassados pelo golpe militar.
Tente entender uma coisa: a democracia é um mal necessário.
Então, pq vc não se mobiliza pra conscientizar a população pra votar direito!! Se vc conseguir fazer com q 3 pessoas aprendam a pensar politicamente, vc será um ótimo multiplicador (lembra da PG nas aulas de matemática??)
2006-08-23 22:21:13
·
answer #3
·
answered by Nanda 1
·
0⤊
0⤋
Eu sonho com esse dia!
O presidente tem esse poder, mas vai fazer pra ver uma coisa!
Ele se ferra td com a oposição e nunca mais vai saber o q é política, isso se ele sair vivo, rsrsrs.
2006-08-23 21:55:23
·
answer #4
·
answered by Fábio 3
·
0⤊
0⤋
moacyrcasca
eu trocaria a sua boa palavra por consciência nacional.
não são só os políticos que estão agindo errado.a grande maioria da nação não tem consciência do que pode ser feito,para melhorar o pais.[...]
2006-08-23 21:55:13
·
answer #5
·
answered by bm-mar 5
·
0⤊
0⤋
Impossível! A Constituição não permite o fechamento do Congresso Nacional. Alguém quer rasgar a Constituição? Só que faz isso são os ditadores.
2006-08-23 21:51:58
·
answer #6
·
answered by Zandor 3
·
0⤊
0⤋
Genial, pena que isto é muito dificil de acontecer no brasil.
2006-08-23 21:48:21
·
answer #7
·
answered by curiosidade 5
·
0⤊
0⤋
vai ter q ter bastante detergente e talvez até soda caustica
2006-08-23 21:47:01
·
answer #8
·
answered by mariana 3
·
0⤊
0⤋