English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Devido a forte concorrência em um concurso público a chance dos aprovados serem bem aptos para a tal função é maior. Muitos cargos do governo são ocupados apenas através de concursos públicos. Em um concruso público são feitas provas (escritas, entrevistas, prova de títulos etc). Existe concurso público até para garis.


Por que não existe isto para a escolha de nossos governadores? Isto seria contra a democracia? Os candidatos mais populares teriam menos chances? A competência de um candidato não pode ser constatada através de provas de um concurso público?


Vocês sabem se existe países onde parte da eleição é decidida por concurso público?

2006-08-23 12:57:27 · 19 respostas · perguntado por Francisco M 2 em Governo e Política Política

19 respostas

Olá Francisco,

Muito boa e pertinente a sua pergunta.

Todo brasileiro tem o direito democrático de ser médico.Contudo, ninguém será autorizado a exercer a medicina se não formar-se antes médico, numa faculdade reconhecida e requerer seu registro no Conselho Regional de Medicina.

O mesmo serve para poder dirigir um veículo. Todos podem se estiverem devidamente habilitados.

Realmente, considero serem necessários melhores requisitos do que os atualmente adotados para que alguém pudesse ser aceito até como um candidato apto para concorrer numa eleição.

Você citou uma palavra desafiadora chamada...Competência.

Competências são produzidas através da superação de si mesmo, pela agregação harmônica de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Normalmente, os concursos avaliam o preparo a nível de conhecimentos dos candidatos, mas não são tão eficazes para diagnosticar as habilidades desenvolvidas para fazer-lhe uso e as atitudes que permitem e potencializam a sua manifestação.

Competência é um produto muito escasso hoje em dia.

Muitas empresas oferecem vagas e não conseguem preenchê-las para o desempenho de funções muito menos complexas do que as exigíveis e necessárias a um prefeito, governador ou presidente da república.

Estes representantes do povo precisariam desenvolver muitas competências para fazer um bom governo tendo, principalmente,
maturidade de atitudes para formar uma boa equipe e saber trabalhar com ela, atraindo pessoas que desenvolveram vocação e talentos para cuidar do patrimônio público, potencializando grandes ações conjuntas com participação da sociedade civil e da iniciativa privada, para melhoria das condições de vida da comunidade, gernado oportunidades de emprego, renda e crescimento.

Precisaríamos de uma reforma política radical para que um representante eleito pelo povo através do voto realmente agisse em benefício de todos pois os partidos estão apenas preocupados em alcançar o Poder.

O PODER para os partidos tem representado na prática, vide escândalos a nível nacional, um FIM e não um MEIO.

Quem faz do Poder um FIM e não um MEIO, traiu o povo que o elegeu e governa apenas para si mesmo, atendendo seus interesses partidários.

A concepção do que é um partido político, para que serve, quais são os seus deveres e obrigações, que estrutura de auditoria independente deveria ser criada para monitorá-lo, precisariam ser totalmente redesenhadas para que verdadeiros candidatos, com capacidade para representar os interesses de sua comunidade sejam preparados e lapidados.

Enquanto não tivermos ótimos candidatos, os partidos políticos deveriam passar por pesadas auditorias públicas, envolvendo representantes de toda a sociedade civil, que procurariam zelar dando ampla transparência aos atos e decisões tomadas, dentro e fora do congresso nacional, câmaras legislativas e prefeituras.

Precisamos resgatar a credibilidade de nossas instituições.

As atividades internas dos partidos políticos deveriam ser hoje fortemente monitoradas por toda a sociedade civil e a imprensa.

Da forma como hoje está, as raposas cuidam dos galinheiros e os devastam.

Precisamos deixar as raposas na floresta e formar bons produtores para cuidar de nossas granjas.

Precisamos redesenhar o conceito do que é, para que serve e como deve agir um partido político tanto em campanha quanto no exercício do poder, interagindo com os demais partidos.

Se a base conceitual da finalidade, dos direitos e dos deveres de um partido estiver equivocada, os seus candidatos também estarão.

Um grande abraço !!!

2006-08-23 15:34:45 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 4 3

Eu não acredito que devemos abandonar o voto, mas deveríamos ter uma prova para ver se a pessoa tinha o mínimo de conhecimento para ser candidato e também atestado de bons antecedentes, não poder exercer o mesmo cargo público uma vez na vida, etc.

2006-08-29 05:49:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Bem talvez um concurso nunca será cogitado para tal situação, porém acredito que uma pessoa para se candidatar tem que ter no mínimo aptidões acadêmicas aceitáveis. Assim penso que da mesma forma com a OAB faz uma prova para aceitar os futuros advogados. O Tribunal Superior Eleitoral, deveria sabatinar todos quantos quiserem a se candidatar a um cargo público. Existem candidatos que não sabem nada sobre o que faz a pessoa no cargo que pleiteia. Esta é a minha opinião.

2006-08-29 01:41:37 · answer #3 · answered by luciano lima 2 · 1 0

Concurso Público não. Mas universidade como tem na França, o cara só pode concorrer algum cargo público se tiver cursado a Universidade para formação de políticos.

2006-08-28 07:40:49 · answer #4 · answered by SAENE 3 · 1 0

Já existe o voto.
Uma vez eleito, o político pode se acercar de gente extremamente capaz para fazer qualquer coisa.
Um concurso público, tornaria o cargo público, algo semelhante a um emprego, e não é essa a proposta, muito embora aqui no Brasil se tenha essa impressão.
Um político, necessariamente, não precisa ser culto , mas principalmente honesto e bem intencionado, vinculado com o povo e as coisas da comunidade, de bom caráter e intimamente ligado as causas populares . Enfim teria que ser uma pessoa especial e com uma talhação democrática e digna, para poder exercer em nome do povo a um mandato político.
Não é o que acontece no Brasil, mas esse é o biotipo político

2006-08-28 05:51:07 · answer #5 · answered by lourenço l 4 · 1 0

divulgue essa idéia é genial.

2006-08-27 22:56:05 · answer #6 · answered by ? 4 · 1 0

Quem tivesse mais verba comprava o gabarito,não acho que fosse uma boa.

2006-08-23 13:49:14 · answer #7 · answered by curiosidade 5 · 1 0

Acredito que a melhor forma de escolher nossos representantes é através do VOTO, pois acredito que concurso não prova a capacidade de ninguém. Sou func. público concursado, e observo que muitos de meus colegas são verdadeiras 'ANTAS"

2006-08-23 13:08:03 · answer #8 · answered by Jeff 3 · 1 0

Quem teria autoridade para avaliação desse concurso. A eleição nada mais é que um concurso publico cujo a autoridade de avaliar é sua.

2006-08-31 11:31:38 · answer #9 · answered by Val 5 · 1 0

Se a ideia pegar ficamos sem presidente da Republica!!!!!!!!!!

2006-08-30 18:27:02 · answer #10 · answered by Noah 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers