Olá Su,
Bem, pela experiência que adquiri realizando o planejamento estratégico de organizações, posso lhe afirmar que a pesquisa é um instrumento de grande valia e suma importância que precisa ser utilizada de forma muito apropriada e com uma abordagem correta para gerar bons resultados.
Apresento-lhe mais abaixo 2 sugestões para a sua pesquisa.
Contudo, gostaria antes de compartilhar com você algumas informações e percepções que obtive ao longo de minha experiência profissional que julgo importantes para obtenção de bons resultados num projeto de pesquisa.
O USO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
Para monitorar processos de produção, execução de serviços e gestão de demandas (comerciais, administrativas, financeiras e de produção) é comum as organizações implantarem e utilizarem sistemas integrados de gestão de informações (ERP).
Contudo, embora estes sistemas possam auxiliar na administração de um volume enorme de dados de processo, importante subsídio para a realização do planejamento estratégico mas não suficiente, ainda ficarão fora dele muitas informações valiosas cuja obtenção demanda a construção de canais de comunicação saudáveis na organização envolvendo os colaboradores de todos os seus níveis de processo .
A percepção de oportunidades, riscos e desafios operacionais e de mercado são informações captadas e percebidas que residem nas pessoas envolvidas direta e indiretamente nos processos.
Para que estas preciosas informações possam ser compartilhadas, promovendo a ação conjunta, a formulação de estratégias e o alcance de resultados diferenciais é preciso construir fortes canais de comunicação viabilizando relacionamentos bons, saudáveis e produtivos.
Bons relacionamentos permitem que as pessoas sintam-se respeitadas, integradas, valorizadas e estimuladas para expressar suas opiniões e idéias sem receios, reservas ou inibições.
A edificação de relacionamentos saudáveis e abrangentes, integrando os diversos níveis de decisão e ação da organização, permitem a realização de pesquisas com alto grau de confiabilidade das informações e aproveitamento, possibilitando a melhoria de diversos aspectos organizacionais, operacionais e estratégicos.
O medo da crítica, a incerteza quanto ao comprometimento das pessoas e real intenção do uso das informações são obstáculos internos que precisam ser removidos através de políticas saudáveis de relacionamento, viabilizando um trabalho em equipe produtivo e de alta qualidade.
Falando agora propriamente do seu objetivo, que é a realização de um bom projeto de pesquisa, há muitos assuntos que poderiam ser abordados, possibilitando à organização beneficiar-se tremendamente com os seus resultados.
Os canais de relacionamento e comunicação internos precisam estar bem estabelecidos para permitir pesquisas com alto índice de participação, confiabilidade e aproveitamento.
Se houver dificuldades neste ponto, este já seria até um bom tema a propor, se houver receptividade para tratar o assunto nos escalões superiores, realizando uma análise crítica sobre a eficácia da política de relacionamentos internos desenvolvida na organização.
A existência de assuntos que são considerados um Tabu é um forte indício da fragilidade das relações internas, pois onde a comunicação é fraca os problemas crescem e se multiplicam devido a estas barreiras.
Pesquisas eficazes procuram definir um assunto ou situação bem específicos, procurando envolver a participação livre e desimpedida de um número representativo de pessoas para traçar um panorama de percepções, idéias e alternativas.
Para escolher o tema de pesquisa envolva mais pessoas da organização neste projeto, procure ouvir a opinião e as sugestões delas, apresentando de antemão algumas alternativas.
A decisão tomada em conjunto terá certamente maior sinergia, empatia, apoio e colaboração de todos.
Lembre-se: Uma andorinha só...não faz verão!!!
Deixo-lhe duas sugestões de assunto para você avaliar, certamente são inúmeras as opções, não se detenha apenas nestas:
Primeira Sugestão: Gestão do Tempo
Introdução:
O tempo é um recurso precioso, muito disputado e cada vez mais escasso atualmente nas organizações.
Proposições:
01: Na sua opinião, onde você acha que estamos perdendo muito tempo na organização como um todo, podendo fazer dele um uso melhor e mais produtivo?
02: Que recursos e mudanças precisam ser empregados para tornar o uso do tempo mais estratégico, melhorando os resultados para toda a organização?
03: Em seu processo de trabalho como você avalia a eficácia do uso do tempo e o que pode ser feito (Por você e por todos os demais) para que ela seja melhor empregado?
Pontos de Análise: Filas, retrabalhos, desencontros, esperas improdutivas, deslocamento excessivo, horários impróprios, entre outros.
A pesquisa pode apontar várias oportunidades de melhoria da gestão do tempo, documentando como o tempo é hoje empregado em cada setor da empresa, que tarefas ou atividades mais o comprometem, o que pode ser feito para tornar seu uso mais eficaz.
Segunda Sugestão: Organização do Ambiente de Trabalho
Introdução:
Com o crescimento das organizações o volume do trabalho tende a aumentar e nem sempre a estrutura física acompanha adequadamente este crescimento.
Proposições:
01: Na sua opinião, como você avalia a distribuição dos espaços na organização em relação à demanda e natureza do trabalho realizado por cada setor?
02: Você acha que os setores estão conseguindo fazer um bom aproveitamento dos seus espaços? É possível melhorar? Como?
03: Você acha que o layout atual favorece um bom desenvolvimento das atividades entre as áreas, permitindo uma boa interação entre as pessoas?
04: Como você avalia o seu ambiente de trabalho? Ele é adequado para as suas finalidades? Como está o aproveitamento do espaço, é possível melhorá-lo? Como?
Pontos de Análise: Excessivo deslocamento interno, mesas e armários cheios de papéis, ruídos excessivos, ausência de armários e prateleiras, entre outros.
A pesquisa pode apontar várias oportunidades de melhoria tanto no lay-out, quanto na organização dos setores, mobiliário e melhor distribuição física dos espaços.
Deixo-lhe estas sugestões. O aproveitamento da pesquisa irá depender realmente da vontade das pessoas em participar, fruto do desenvolvimento de bons canais internos de comunicação e relacionamento.
Desejo-lhe Boa Sorte !!!
2006-08-23 13:00:47
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋