Muito legal!
O Mendeleev não conseguia organizar os elementos conhecidos e só depois de varar a madrugada tentando e pegar no sono, ele teve um sonho em que os elementos se organizavam no formato que conhecemos hoje. Inclusive ele pôde prever algumas propriedades de alguns elementos que faltavam
2006-08-23 09:08:15
·
answer #1
·
answered by ? ? ? ? ? 2
·
0⤊
1⤋
TABELA PERIÓDICA
A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo suas características. Até 1800 aproximadamente 30 elementos eram conhecidos; nos dias de hoje a Tabela Periódica consta de 109 elementos.
Vejam só como ela cresceu!
Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades dos elementos. Um químico sempre a tem em mãos. Mas por que será que ela tem esse nome?
O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos, como, por exemplo, ocorre com as fases da lua, que mudam durante o mês e se repetem mês após mês.
A base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita por Mendeleev.
A Tabela Periódica atual é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
Vamos verificar?
K 2
K 2
K 2
L 1
L 4
L 8
Viu só, o lítio, o carbono e o neônio possuem 2 camadas (K e L); portanto são do segundo período.
As linhas verticais da Tabela Periódica são denominadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.
A família é caracterizada pelos elétrons do subnível mais energético, portanto os elementos de uma mesma família apresentam a mesma configuração na última camada.
Vamos verificar alguns exemplos?
O berílio e o cálcio tem a mesma configuração na última camada, isto é, s2; portanto ambos pertencem à família 2A ou 2.
Algumas colunas possuem nomes especiais. Vamos conhecer quais são elas?
Família 1 (1A) -
Alcalinos
Família 2 (2A) -
Alcalino-terrosos
Família 13 (3A) -
Família do boro
Família 14 (4A) -
Família do carbono
Família 15 (5A) -
Família do nitrogênio
Família 16 (6A) -
Calcogênios
Família 17 (7A) -
Halogênios
Família 18 (Zero) -
Gases Nobres
Os elementos da Tabela Periódica podem ser classificados como:
Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.
Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais.
Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.
Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.
2006-08-24 03:05:31
·
answer #2
·
answered by Macedo 2
·
0⤊
0⤋
O primeiro a tentar organizar os elementos químicos conhecidos foi John Dalton, o mesmo do Daltonismo - defíciência em diferenciar o verde do vermelho -, mas não obteve sucesso devido a equívicos sucessivos. Ninguém conseguir organizar adequadamente até surgir Dimitri Ivanivich Mendeleyev. Filho caçula de uma família Russa pobre, cuja mãe decidiu dar a ele o estudo que não pode proporcionar aos outros irmão. Mendeleyev começou pelo Hidrogênio e Hélio, por serem os mais leves, e foi colocando as fichas sobre a mesa - do mais leve para o mais pesado - até chegar no Flúor. O próximo elemento era o Sódio e Mendeleyev percebeu que este elemento tinha "afinidades" de propriedades com o Lítio e resolveu colocá-lo logo abaixo e notou que todos os outros que ficavam abaixo na coluna certa formavam "famílias". Na época de Mendeleyev não se conheciam todos os elementos que se conhece hoje e, quando ele chegava nestes locais ele pulava e deixava escrito que, naquela lacuna, deveria ser colocado um elemento, a descobrir-se ainda, e que este teria "estas e aquelas" propriedades. Ele acertou todas.
Assim surgiu a tabela periódica que utilizamos hoje. Graças ao gênio de Dimitri Ivanovich Mendeleyev
2006-08-23 09:25:29
·
answer #3
·
answered by Bicho 3
·
0⤊
0⤋
a primeira descoberta científica de um elemento ocorreu em 1669,quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.depois uns 200 anos seguintes os conhecimentos foram adquiridos pelos químicos.com o aumento do número de elementos, eles iniciaram uma investigação pra reconhecer os modelos e propriedades e desenvolver esquemas de classificação.A primeira classificação foi em metais e não-metais,isso possibilitou a antecipação das propriedades de outros elementos determinando assim se seriam metálicos ou não metálicos.Faça uma melhor pesquisa e saberá a fundo a história da tabela periódica...um abraço.(www.cdcc.sc.usp.br/quimica)ou(www.cienciaquimica.hpg.ig.com.br/tabelaperiodica)...Femy
2006-08-23 09:17:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sabia que um ciêntista está querendo fazer uma nova tabela periódica, tipo em forma de círculo com o elemento NEUTRÔNIO no centro...leia sobre na revista superinteressante do mês de maio, junho ou julho deste ano....
2006-08-23 09:10:09
·
answer #5
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
um doido criou essa tabela e o algumas pessoas acham que temos que aprender isso, isso nunca me servil pra nada em minha vida.
2006-08-23 09:09:17
·
answer #6
·
answered by VOTEI 45 E NÃO ME ARREPENDO 3
·
1⤊
1⤋