Que eu saiba ele não foi ainda ele continua no Fluminense do Rio.HP.
2006-08-23 07:22:01
·
answer #1
·
answered by Harry P. 5
·
0⤊
0⤋
Vladímir Ilyitch Lenin (russo: Владимир Ильич Ленин), nome original Vladímir Ilyitch Uliânov (russo: Владимир Ильич Ульянов) (10 de abril/22 de abril de 1870, Simbirsk hoje: Ulyanovsk - 21 de janeiro de 1924, Gorki próximo de Moscou) foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo. Suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada Leninismo.
Seu pai foi Ilia Ulyanov foi um funcionário liberal, do tipo estritamente apolítico. Era inspector das escolas da Província de Simbirsk, e um homem judeu extremamente religioso, que apoiava as reformas de Alexandre II e que aconselhava a juventude a não cair no radicalismo. Seu posto na hierarquia era elevado,o que - diante das regras estabelecidas por Pedro o Grande segundo a qual a posse de alto cargo público equivalia à nobilitação - lhe conferia o direito de ser tratado por "Sua excelência" na burocracia czarista.
Em vida de Lenin, esta origem nobre foi largamente ignorada; foi somente quanto Stalin desejou realizar uma mitologização de Lenin como um ente semidivino e fonte da legitimidade do seu próprio poder, que os problemas começaram. Segundo Orlando Figes e outros, esta origem nobre foi uma fonte de embaraço para os biógrafos stalinistas, que escolheram ressaltar, entre os antepassados de Lenin, seu avô paterno, Nikolai Ulyanov, filho de um servo, que trabalhou como alfaiate em Astrachan, no Volga. Apenas, Nikolai era em parte calmuco (e sua mulher Anna, completamente) (Lenin tinha feições claramente típicas dos mongóis) e isso era inconveniente para o nacionalismo grão-russo do regime stalinista. Sob este ponto de vista, os antepassados de Lenin do lado materno eram ainda mais embaraçosos. Maria Alexandrovna, a mãe de Lenin, era a filha de Alexander Blank, um judeu converso, que se fez médico e dono de terras em Kazan. Ele era filho de Moiche Blank, um comerciante judeu de Volhinia, que casou com uma sueca chamada Anna Ostedt. Os antepassados judeus de Lenin foram sempre silenciados pelo regime stalinista; quando foi sugerido a Stalin, por Anna Ulyanov em 1932 que tais fatos pudessem ser usados para combater o Anti-semitismo, Stalin ordenou que "nenhuma palavra" fosse repetida sobre isso.
Juventude de Lenin
Lenin em 1887 De acordo com Orlando Figes: "Ao contrário do mito soviético segundo o qual Lenin ainda de fraldas já era um avultado teórico do marxismo, o líder da revolução bolchevique entrou relativamente tarde para a política. Com 16 anos de idade ele era ainda religioso e não mostrava qualquer interesse na política. No liceu em Simbirsk, as suas principais cadeiras foram filologia clássica e literatura".
Por ironia do destino, o director do liceu de Simbirsk onde Lenin estudou foi Fiodor Kerenski, pai do futuro rival de Lenin, e que escreveu em 1887 (último ano de liceu de Lenin) um relatório exemplar sobre este jovem: "Religião e disciplina foram a base da sua educação, cujos frutos se tornam claros nas suas excelentes maneiras".
Ao terminar o liceu, nada indicava que Lenin se viria a transformar num revolucionário. Orlando Figes: "tudo indicava antes que ele iria seguir os passos do seu pai e fazer uma excelente carreira na burocracia czarista".
E ainda Figes: "Na sua juventude (Lenin) era orgulhoso de se poder designar como "filho de um nobre". Uma vez descreveu-se mesmo na polícia como "Vladimir Ulyanov, de nobre família". Após a morte de seu pai, sua família vivia confortavelmente dos arrendamentos e das vendas dos terrenos de sua mãe. No entanto, ele, como tantos outros jovens promissores de classe média da época, acabaria por alienar-se do regime tzarista devido a severidade com que este agia para marginalizar elementos tidos por politicamente suspeitos.
O irmão de Lenin
O irmão mais velho de Lenin, Alexandre Ulyanov, ainda com 21 anos, um estudante em São Petersburgo, envolveu-se no grupo terrorista Pervomartovtsi e foi um dos cúmplices numa das muitas tentativas de assassinar o Czar Alexandre III da Rússia. Foi condenado à morte em 1887. Isto teria grandes consequências para o irmão, que se radicalizaria nos anos seguintes.
Estudos de direito em Kazan
Nesse ano de 1887, Lenin, com 17 anos de idade, foi estudar direito em Kazan. Ali, logo tomou contacto com um outro grupo de revolucionários moldados no Vontade do povo. Ainda nesse ano, foi preso, juntamente com outros, numa manifestação de estudantes movida por reivindicações de cunho estritamente acadêmico . Como consequência, foi-lhe proibida a continuação dos estudos. Em 1890 foi readmitido na Universidade, porém apenas como estudante "externo" autorizado a prestar exames anuais, mas não a freqüentar a universidade.
Doutrinação
Lênin discursando aos soviets Foi nestes anos que Lenin se tornou um marxista. Sua primeira grande paixão revolucionária, no entanto foi Tchernichevski e em particular sua obra Que fazer ?, que o "converteu" definitivamente ao ideal revolucionário, anos antes de ter lido Marx.A obra de Tchernichevsky falava da criação de um "novo homem" russo através da auto-disciplina e da auto-estilização, capaz de superar o que o senso comum da época considerava serem os traços comuns da "alma" russa, a passividade, a melancolia e o alcoolismo. Em Lenin, nos seus primeiros anos de marxista, existe uma convicção de que o desenvolvimento capitalista da Rússia seria uma pré-condição necessária do socialismo, na medida em que apenas a modernização industrial da Rússia, o desenvolvimento da disciplina associada à generalização do trabalho industrial assalariado, seriam capazes de elevar a consciência política do povo russo a níveis tais que tornassem possível a derrubada da autocracia tzarista e a constituição de uma república democrática - contrariamente às teses dos populistas, que consideravam que o socialismo russo se desenvolveria nos quadros da comuna camponesa tradicional. Esta associação da modernidade ao capitalismo industrial, no entanto, não era uma idéia original de Lenin; já encontrava-se nas obras do fundador do marxismo russo, Plekhanov, ao qual ele se associaria no seu primeiro exílio, no início do século XX, como redator do jornal da emigração marxista (social-democrata) russa no exílio, o 'Iskra' (centelha).
A originalidade de Lenin manifestar-se-ia na discussão sobre os estatutos do Partido Operário Social Democrata Russo, em 1903,quando do segundo congresso deste partido, no qual Lenin argumentou pela constituição de um partido centralizado e dirigido por intelectuais com intensa formação teórica marxista, em oposição à tese de um partido organizacionalmente frouxo, que limitasse-se a enquadrar á atividade sindical do movimento operário. Para Lenin, a mera agitação sindical, desprovida de uma base doutrinária voltada para o socialismo, acabava por reduzir-se a reivindicações parcelárias por maiores salários e menos horas de trabalho, que aceitavam a exploraçao capitalista enquanto tal, visando apenas minorá-la. Para que tal agitação levasse à refundação socialista da sociedade burguesa, seria necessário a existência de marcos teóricos claros, associados não apenas aos interesses especficos da classe operária, mas de todas as questões sociais, políticas, culturais, religiosas etc., referentes à situação concreta da sociedade como um todo.Neste sentido, a consciência socialista, que os sindicalistas supunham ser um traço ontológico da classe operária, para Lenin só poderia chegar à mesma classe operária 'de fora' dela mesma, mediante o trabalho teórico e de agitação de intelectuais de classe média.
Críticas
A principal crítica feita contra Lenin, inclusive por alguns setores da esquerda, é em relação a sua participação na construção do Estado policial autoritário nos primórdios da União Soviética, processo este que mais tarde foi seguido e aprimorado por Stalin.
Lenin procurou apressar o processo revolucionário usando de todos os meios que estivessem à sua disposição. Para isso ordenou deportações e execuções em massa, além da criação de campos de concentração.
Em maio de 1919, 16 mil pessoas foram confinadas em um antigo campo czarista de trabalhos forçados chamado "katorga". Em setembro de 1921 foram enviadas mais de 70 mil.
Entre 50 mil a 200 mil execuções sumárias de "inimigos da classe" ocorreram durante o regime de Lenin.
2006-08-23 07:19:29
·
answer #2
·
answered by dietome 5
·
1⤊
0⤋
Foi um homem que mudou o destino da Rússia e muitos dizem que de todo o mundo. Lênin ou Lenine como os portugueses chamam Vladimir Ilitch Ulyanov, o revolucionário que tantos deturpam sua imagem e seus ideais com promessas para acabar com a fome e a miséria. Leia e conheça um pouco sobre a obra e a vida de Lênin (Lenine)
Anos 1870
Neto de servo e filho de inspetor de escola), Vladimir Ilitch Ulyanov nasce em 22 de abril de 1870 na cidade Simbirsk (atual Ulianovsk), localizada na região do Volga. Em sua infância demonstrava habilidade em liderar grupos. Leitor compulsivo, Lênin começa a descobrir na leitura as desigualdades de seu país-continente.
Anos 1880
Seu pai morre de hemorragia cerebral em 1886, no ano seguinte, seu irmão mais velho é enforcado ao conspirar num atentado terrorista contra o Tzar Alexander III. Ele era um dos líderes de um grupo revolucionário, sua irmã também foi presa, acusada de integrar este mesmo grupo. As prisões e execuções de seus parentes fecharam muitas portas para o jovem Volodia (apelido familiar de Lênin).
Anos 1890
Em 1892, torna-se um estudante “externo” com autorização das autoridades russas, a qual foi “expulso” por liderar um protesto pacifista. Em poucos meses, faz todas as provas dos quatro anos do curso de Direito passando em primeiro lugar. Além deste feito, traduz para o russo o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels.
No ano seguinte, muda-se para São Petersburgo, onde escreve seus primeiros panfletos. Seu objetivo era modificar a consciência do proletariado ao formar um pequeno grupo marxista, planejando e analisando a sociedade russa. Foi nestes grupos que ele conhecera a sua futura esposa, Nadezhda Krupskaya.
Em 1894, o acordo entre os revolucionários e os integrantes do “marxismo legal”, uma corrente que pretendia não alterar nada com o discurso de mudança gradual, lenta e segura. O acordo possibilitou a publicação de artigos contra os populistas e o Tzar. A aliança foi descoberta e a censura foi aumentada para não haver riscos. O poder não gosta de correr riscos nem de CPI´s.
Lênin viaja para a Suiça para encontrar social-democratas. O encontro resulta na divisão ideológica entre os mencheviques, que queriam a inclusão da classe média e os bolcheviques que acreditavam que a ascenção do proletariado era a única forma legítima de tomar o poder. Lênin funda a “Liga da Luta para a Libertação da Classe Trabalhadora” com Matov. Preso e condenado por agitação em São Petersburgo, ele passa três anos na Sibéria. Durante o exílio Lênin escreve “O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia” e “Protesto dos Social-Democratas Russos”.
Anos 1900
Lênin antecipa a divisão dos social-democratas com a publicação de “Um passo adiante” e para combater a corrente economicista Lênin escreve “Que Fazer?”. Para Lênin, a vitória do economicismo significaria a derrota de toda a revolução. Esta obra foi essencial na consolidação do partido bolchevique, mesmo com o ideal cada vez mais distante de se construir um partido social-democrata unificado.
A derrota do exército russo na guerra contra o Japão foi fundamental para a revolta dos operários e camponeses. Para conter a população, foram criadas propostas como a criação de sindicatos pelegos, controlados pelo estado e a Igreja Ortodoxa, mesmo assim, os social-democratas se infiltram nestes sindicatos. No dia 9 de Janeiro realiza-se em São Petersburgo uma grande manifestação. O exército do Tzar reprime a manifestação com violência com o resultado é de centenas de mortos. Este “Domingo Vermelho” põe a opinião pública contra o Tzar. Inicia-se uma imensa greve, paralisando mais de 400 mil operários. Em outubro, realiza-se a maior greve geral que se tem notícia na história. O ano termina com mais um imenso conflito contra o regime. O impacto da derrota da revolução e da repressão quase extingüiu o partido. No ano seguinte, Lênin enfatiza a capacidade de rebelação espontânea das massas.
Anos 1910
Lênin volta a Rússia trazendo panfletos ilegais com o intuito de criar um jornal revolucionário mas ele e outros líderes foram presos. Depois de passar 15 meses na prisão, Lênin é deportado para a Sibéria por algum tempo.
Criação do jornal bolchevique depois da divisão dos social-democratas na conferência de Praga. O Pravda é até hoje o jornal oficial do estado russo. Lênin escreve duas obras fundamentais: “A falência da II Internacional” e “Imperialismo, fase superior do capitalismo”.
Os social-democratas apoiam a entrada da Rússia na Primeira Guerra. Lênin lança a obra “O Estado e a Revolução” às vésperas da revolução. Aos 47 anos, Lenin é declarado presidente da Partido Comunista. Os problemas da nova administração eram enormes. O Estado abrangeu bancos, fábricas e as fazendas se tornaram coletivas. É necessário realçar a precariedade do país após o conflito bélico.
Pouco antes de tomar o poder, a Rússia era devastada pela guerra e insatisfação popular. Logo depois de uma grande manifestação, os jornais e partido dos bolcheviques foram suprimidos. Lênin tem de refugiar na Finlândia. Mesmo assim, o prestígio dos bolcheviques aumenta com esta insatisfação popular. Os Bolcheviques tomam o poder de maneira relativamente fácil. Difícil mesmo é Guerra Civil entre os mencheviques (brancos) e bolcheviques (vermelhos) que vem logo a seguir. O conflito dura até 1921 e mata cerca de 30 milhões de russos, principalmente de fome. 14 países apoiam os contra-revolucionários com medo da reação de seus próprios operários se a revolução russa triunfasse.
E é exatamente o que acontece. O exército vermelho vence o conflito e radicaliza na intolerância às facções do partido. Lênin conclamou a NEP (Nova Política Econômica), que revitalizou a economia abrindo exceções para o capital de pequenas indústrias privadas, liberdade maior para o comércio e concessões aos investidores estrangeiros para combater o desastre russo.
Todo o poder aos sovietes e nenhum para a Igreja. Posta em ilegalidade logo após a revolução, a Igreja Ortodoxa Russa é perseguida. Mesmo assim, atentados terroristas ocorrem contram os bolcheviques. Lênin e Trotsky são vítimas de atentados terroristas em 1918, além dos 12 mortos e dezenas de feridos na explosão na sede do Partido Bolchevique.
Adquirindo produtos no Submarino você ajuda a manter o Duplipensar.net no ar.
Anos 1920
Lênin escreve “Esquerdismo, doença infantil do comunismo” com a proposta de garantir os princípios da revolução através de novas estratégias. No ano seguinte, brigas internas ameaçam a continuidade do partido bolchevique.
Em 1922 o líder revolucionário sofre a primeira de uma série de enfartos. No campo político, ele tenta corrigir os execessos do comunismo. Lênin percebe a necessidade da coexistência com os países capitalistas e eliminar os males causados pela burocracia. Ele também tentou assegurar que nem Trotsky nem Stálin o sucederiam.
No ano seguinte mais uma enfarto deixa Lênin paralisado e sem voz. Ele nunca mais é o mesmo. Uma hemorragia cerebral no dia 21 de janeiro de 1924 é fatal para o principal criador do primeiro estado socialista. Seu funeral foi assistido por quase um milhão de pessoas sob o rigoroso inverno russo (cerca de 30º abaixo de zero).
2006-08-25 19:43:32
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Neto de servo e filho de inspetor de escola), Vladimir Ilitch Ulyanov nasce em 22 de abril de 1870 na cidade Simbirsk (atual Ulianovsk), localizada na região do Volga. Em sua infância demonstrava habilidade em liderar grupos. Leitor compulsivo, Lênin começa a descobrir na leitura as desigualdades de seu país-continente.
2006-08-25 09:22:52
·
answer #4
·
answered by adericleverson 7
·
0⤊
0⤋
Pô pessoal. Recortar e colar não vale. É moleza demais. E maçante também.
2006-08-23 12:03:19
·
answer #5
·
answered by oton 4
·
0⤊
0⤋
Lenny é o atacante do Fluminese!
2006-08-23 07:22:27
·
answer #6
·
answered by Eddie_RJ 1
·
0⤊
0⤋
Lenin foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo. Suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada Leninismo.
2006-08-23 07:21:47
·
answer #7
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋
Foi um ditador russo q fez parte do partido comunista na Rovolução Russa...
2006-08-23 07:21:46
·
answer #8
·
answered by Leninha 6
·
0⤊
0⤋
foi um líder bolchevique,mas eu acho q é Lenin.
2006-08-23 07:17:53
·
answer #9
·
answered by summer 3
·
0⤊
0⤋
Vladímir Ilyitch Lenin (russo: Владимир Ильич Ленин), nome original Vladímir Ilyitch Uliânov (russo: Владимир Ильич Ульянов) (10 de abril/22 de abril de 1870, Simbirsk hoje: Ulyanovsk - 21 de janeiro de 1924, Gorki próximo de Moscou) foi um revolucionário russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo. Suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada Leninismo.
2006-08-23 07:17:35
·
answer #10
·
answered by Bruno M 2
·
0⤊
0⤋