Titus Lucretius Carus (ou Tito Lucrécio Caro, na forma portuguesa), poeta e filósofo latino que viveu no século I a.C. As datas exatas de seu nascimento e morte não são conhecidas, mas geralmente são situadas entre 98 e 55 a.C.
Pouco se sabe de sua vida. É provável, contudo, que tenha nascido em Roma, onde foi educado. Sua fama decorre do poema De rerum natura (Da natureza), onde expõe a filosofia de Epicuro de Samos. Para Lucrécio, o epicurismo era a chave que poderia desvendar os segredos do universo e garantir a felicidade humana. Tão entusiasmado ficou que se propôs a tarefa de libertar os romanos do domínio religioso através do conhecimento da filosofia epicurista.
Em De rerum natura Lucrécio apresenta a teoria de que a luz visível seria composta de pequenas partículas. Teoria incompleta, apesar de bastante consistente, é uma espécie de visão antiga da atual teoria dos fótons. Também neste poema, Lucrécio sustenta a ideia da existência de criaturas vivas que, apesar de invisíveis, teriam a capacidade de causar doenças. Esta ideia representa na realidade a base da microbiologia.
Além de fonte preciosa para o conhecimento do epicurismo, o poema de Lucrécio tem grande importância literária e seus versos consagram o autor como um dos maiores poetas latinos.
Lucrécio matou-se em 55 a.C. e seu poema foi escrito em intervalos de ataques de loucura.
2006-08-23 04:38:34
·
answer #1
·
answered by D\B 2
·
0⤊
0⤋
O LuLu, foi um gde amigo meu, gente boa!!!!!!
2006-08-23 04:41:13
·
answer #3
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
0⤋