English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Ele foi assinado antes de o Brasil ser descoberto.

2006-08-22 08:23:00 · answer #1 · answered by Guga 5 · 0 2

O tratado de tordesilhas não mensiona o Brasil, mas sim, todas as terras descobertas a partir daquela data. e atrás da linha de tordesilhas.,.....

2006-08-22 08:25:02 · answer #2 · answered by XiruRod 2 · 2 0

O tratado foi baseado na descoberta de Colombo, era imaginado que existia terras mais ao Sul, que era verdade ....


O Tratado de Tordesilhas, assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesillas, foi assinado em a 7 de Junho de 1494, entre Portugal e Castela (parte da atual Espanha), definindo a partilha do chamado Novo Mundo entre ambas as Coroas, um ano e meio após Colombo ter reclamado oficialmente a América para Isabel a Católica. Para seguimento das suas instruções para negociação deste tratado e sua assinatura o Príncipe Perfeito designou como embaixador à sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D. Rui de Sousa

2006-08-22 08:24:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

erro da matemática?

2006-08-26 01:02:28 · answer #4 · answered by LUROSA 4 · 0 0

Os portugueses já suspeitavam que ao sul das terras descobertas pela Espanha, poderiam haver mais 'ilhas' e/ou mais territórios. A descoberta de 1.500 por Cabral foi somente uma confirmação disso e, é claro, o novo tratado foi uma maneira de Portugal competir com a Espanha na exploração do 'novo mundo'.

2006-08-23 02:19:58 · answer #5 · answered by Jair Spezzia 1 · 0 0

O Tratado limitava o domínio com base nos meridianos e não somente considerando os territórios.

2006-08-22 17:33:35 · answer #6 · answered by aeiou 7 · 0 0

na realidade a américa foi descoberta em 1492 por vasco da Gama, o que deu origem ao tratado de versalhes, dois anos depois ampliou se algumas léguas deste tratado que é o tratado de tordesilhas....

2006-08-22 09:12:01 · answer #7 · answered by kikizinha 4 · 0 0

"Descobrimento" do Brasil em 1500 foi apenas um teatrinho, uma demarcação territorial oficial para mostrar pra Europa que aquele pedaço de terra pertence a Portugal.

O que diz a história.

1492 Colombo chegou a América, porem ele não fazia ideia que era um novo continente, pensava que havia chegado na região das Indias, porem, sem encontrar as grandes e ricas cidades indianas.
1493 Desconfiados de se tratar de um novas terras e ilhas com povos primitivos e recursos minerais, foi feita a "Bula Intercoetera" que demarcaria uma linha imaginária a 100 leguas a oeste das ilhas de cabo verde... a leste é Portugal, a oeste Espanha.
Se permanesse esse tratado Portugal só teria direito as Ilhas do Atlantico, e a Espanha levaria a América inteira.


1494 - Os Portugueses simplesmente mudam o limite para 370 leguas. Convencidos que haviam muito mais terras além de 370 leguas os Espanhois aceitam. Assinando o "Tratado de Tordesilhas" que foi "autenticado" pelo Papa.

1498 - Os Ingleses e franceses começam a protestar ao Papa, esses acordos dizendo que Deus deu a Terra para todos os filhos de Adão e Eva, e não só para Portugal e Espanha.

1500 - Portugal faz sua segunda viagem as Indias e aproveita para marcar seu território na América. o futuro Brasil.

oque a história não conta:

A escola portuguesa de navegação, a escola de Sagres, era uma espécie de NASA do século XV e XVI, dominava inumeras tecnicas de navegação, e segundo algumas cartas nauticas, e diarios de bordos, é comprovado que os Portugueses vaziam viagens de espionagem às terras do que é hj o Brasil, e foi por isso que fizeram o tratado de Tordesilhas com este limite.
Talves não pleitearam um limite maior no tratado pq os lusitanos estavam mais interessados com o comercio com as Indias. Tanto é que Cabral só veio á América para marcar posse da terra em nome do rei de Portugal, qdo surgiram as pressoes externas para o Papa anular o tratado, e depois disso a América Portuguesa ficou 30 sem qualquer tipo de expedição ou exploração. Portugal só voltou pra colonizar em 1531.

2006-08-22 08:47:45 · answer #8 · answered by André H. 2 · 0 0

7 de Junho de 1494, os procuradores de D. João II, rei de Portugal, e de Fernando e Isabel, reis de Aragão e Castela, assinaram na vila de Tordesilhas dois tratados com amplas repercussões nos destinos ibéricos, mormente no que era para os finais do século XV uma das linhas de acção fundamentais para qualquer das partes: a expansão para fora do quadro peninsular. Do lado português estiveram presentes Rui de Sousa, senhor de Sagres e Beringel, o seu filho João de Sousa, almotacém-mor, e Aires de Almada, vedor dos feitos civis na corte e do desembargo real: a embaixada era secretariada por Estêvão Vaz e tinha como testemunhas João Soares de Siqueira, Rui Leme e Duarte Pacheco Pereira. Por parte de Castela e Aragão participaram o mordomo-mor D. Henrique Henriquez, D. Gutierre de Cárdenas, comendador-mor, e o Dr. Rodrigo Maldonado; secretariados por Fernando Álvarez de Toledo, levavam como testemunhas Pero de Leon, Fernando de Torres e Fernando Gamarra». O primeiro Tratado de Tordesilhas «traduziu-se numa repartição de esferas de influência no espaço atlântico e nas conquistas ultramarinas. Da sua leitura extraímos os seguintes passos fundamentais: a) Seria traçada uma linha divisória de pólo a pólo distante 370 léguas do arquipélago de Cabo Verde, para oeste, pertencendo a parte ocidental a Espanha e a oriental a Portugal; b) Uma delegação de igual número de astrónomos, pilotos e marinheiros de ambas as nacionalidades devia fixar essa linha no prazo de dez meses; c) Garantia-se aos navegadores espanhóis o direito de passagem para ocidente, mas só esse; d) Uma vez que estava então em curso a segunda viagem de Cristóvão Colombo, estipulava-se que seriam de soberania espanhola as terras por ele achadas até 20 de Junho para lá de um limite de 250 léguas a oeste de Cabo Verde, revertendo a favor de Portugal quaisquer descobertas feitas dentro desse limite ou depois dele mas efectuadas em data posterior àquela e até ao semimeridiano definitivo das 370 léguas, único a considerar depois de 20 de Junho; e) Os contratantes comprometiam-se a não recorrer ao «Santo Padre nem a outro nenhum legado ou prelado» para alterar estas disposições, antes se pedia ao papa que as ratificasse na sua exacta forma» (in Dicionário de História dos descobrimentos portugueses, vol. II).

2006-08-22 08:34:44 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Porque foi baseado na descoberta das Américas. A data da descoberta do Brasil é apenas simbólica e a oficial, os próprios portugueses já haviam estado aqui antes.

2006-08-22 08:32:23 · answer #10 · answered by Vinicius 2 · 0 0

Esse tratado estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, nas costas da África. Como se vê, critério acima pôde ser estabelecido sem conhecer o local.

2006-08-22 08:26:54 · answer #11 · answered by ? 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers