Nossos ancestrais descobriram que suas vidas dependiam do Sol e o tomaram como referência para suas crenças e desejos. Foi asssim personificado por muitas mitologias: Egípcios e Maias - o Deus Sol; Helios para os gregos, Sol para os romanos.
Hoje sabemos que o Sol é uma estrela ordinária e que como ela existem mais de 100 bilhões só em nossa galáxia.
A massa do Sol representa mais de 98.8% da massa total do Sistema Solar sendo que o planeta Júpiter contém a maior parte da massa restante.
O Sol deve ter 4.5 bilhões de anos. Já deve ter gasto um pouco mais da metade do hidrogênio disponível em seu núcleo. Ainda possui combustível suficiente para irradiar dessa forma por no mínimo mais 4.5 bilhões de anos quando expandirá sua atmosfera resfriada e contrairá o núcleo ainda aquecido. No resultado sofrerá o processo da ejeção de seu material frio, transformando-se em fim numa nebulosa planetária.
O sistema solar nasceu a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira. Essas nuvens giram ao redor de um único ponto de maior gravidade, onde se localizará no futuro a estrela (Sol ). Por efeito dessa rotação, a nuvem vai ganhando a forma de um globo, que concentra em seu núcleo a maior parte da massa e poeira, esse disco torna-se cada vez maior, mais quente, se condensando cada vez mais. O calor que isso resulta dá inicio a transformação do hidrogênio em hélio. Através desse processo, em que é liberado energia, desencadeia-se uma série de reações termonucleares que ativam o núcleo da nuvem, e surge assim uma estrela.
Enquanto tudo isso ocorre no núcleo, na parte mais externa as nuvens também se adensaram até formar massas bem menores do que a estrela. Essas massas se transformaram nos planetas, todas elas atraídas pela força maior do Sol, e ficam girando ao seu redor.
Esse processo que deu origem ao sistema solar, há cerca de 4,5 bilhões de anos, continua ocorrendo no Universo. Estrelas semelhantes ao Sol nascem em muitos locais da nossa galáxia, por exemplo, principalmente na nebulosa de órion, a cerca de mil anos luz da Terra. Essas estrelas e seus planetas são irmãos do sistema solar, pois o Sol emergiu do cinturão de Guold, do braço da espiral de Órion.
Como o Universo esta repleto de hidrogênio e hélio, na sua totalidade, a existência de elementos mais pesados se deve ao fato de o nosso Sol ser uma estrela de segunda geração; ou seja, a nuvem gasosa que se condensou dando origem ao Astro-Rei e aos planetas advém de uma estrela anterior que explodiu (Supernova). Nessa explosão uma pequena fração da matéria conseguiu se estabilizar em elementos mais pesados que o ferro (chumbo, urânio e etc).
2006-08-24 07:13:31
·
answer #1
·
answered by Jaime W 4
·
0⤊
0⤋
isso acontece desde quando era apenas uma estrela bem pequena. o mais comum é tudo girar no universo. já viu algo totalmente parado??? não!!! dependendo do ponto de referência estará girando em torno de algum outro astro. Falow!!!
2006-08-24 10:12:57
·
answer #3
·
answered by joaoalbuquerque 6
·
0⤊
0⤋
desd q nao era um planeta...
ehehehe
td no universo gira, ate mesmo ele proprio..
2006-08-22 18:11:49
·
answer #4
·
answered by romerokara 2
·
0⤊
0⤋