Tem se espalhado pela internet o seguinte mito:
"MARQUE 27 DE AGOSTO NO SEU CALENDÁRIO MARTE APARECERÁ TÃO GRANDE COMO A LUA! PELA PRIMEIRA VEZ EM PELO MENOS 5.000 ANOS!
Nunca novamente na sua vida o planeta vermelho fará uma aparição tão espetacular!
Nesta semana e na próxima, a Terra estará alcançando Marte, um encontro que culminará na maior aproximação entre os dois planetas de que se tem conhecimento. A próxima vez que Marte provavelmente ficará assim perto da Terra será em 2287.
Devido a forma com que a gravidade de Júpiter influencia Marte e perturba a sua órbita, os astrônomos estão seguros que Marte não ficou tão perto da Terra nos últimos 5.000 anos mas este tempo pode ser de até 60.000 anos.
Em 27 de agosto, Marte se aproximará 34.649.589 milhas (55.763.108 quilômetros) da Terra e será (junto com a Lua) o mais brilhante objeto no céu à noite. Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu e portanto facilmente localizado.
No começo de agosto, o planeta nascerá no leste às 22 horas e alcançará seu azimute aproximadamente às 3 horas. Mais para o final de agosto, onde os dois planetas estarão mais perto, Marte se levantará ao anoitecer e atingirá seu ponto mais alto no céu aos trinta minutos depois da meia-noite.
Valerá o esforço de ver um acontecimento que nenhum ser humano jamais viu em toda a história documentada. Então, anote no calendário no começo de agosto para ver Marte ficar progressivamente mais e mais brilhante durante o mês."
Isso é uma grande bobagem!
A mensagem diz que Marte Chegará a uma magnitude tal que aparecerá tão grande como a Lua cheia a olho nu.
Vamos com calma, gente. O planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua.
Como ele costuma fazer a cada 73 mil anos, ele vai aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual, mas não parecendo uma segunda Lua.
Consultado sobre o assunto, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou:
"O que estão fazendo é um sensacionalismo muito grande. É um comportamento prejudicial à ciência astronômica, pois os leigos ficarão decepcionados e vão atribuir aos astrônomos estas previsões. Aliás, foi o que ocorreu com as previsões relativas ao cometa Halley em 1986."
Decepcionante? Pode ser e isso é um bom sinal para não se dar muito crédito a essas mensagens relatando coisas alarmantes ou fatos extraordinários.
O que vai acontecer, na verdade, é algo inteiramente normal e corriqueiro. Bom, pelo menos ao se considerar a idade da Terra, isso é coisa normal e corriqueira. Apesar de o fenômeno ocorrer com essa intensidade a cada 73 mil anos, a Terra tem idade muito superior a isso e já presenciou tal ocorrência milhares de vezes.
Extraordinário é o fato de o fenômeno ser observado, pela primeira vez, pelo ser humano. Certamente, há 73 mil anos os nossos ancestrais não deram muita bola pra ele.
Da próxima vez que Marte vier aqui tão perto, a gente nem pode prever o que estará ocorrendo na Terra. Talvez até os nossos descendentes não se lembrem dessa passagem dele, assim como não sabemos das reações dos nossos parentes distantes que o viram quando de sua última aparição (será que eles notaram alguma coisa diferente no céu?:)
Leia o artigo Vamos observar Marte de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão astrônomo e pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Fonte: Quatro Cantos
2006-08-22 03:49:54
·
answer #1
·
answered by Cacau 4
·
0⤊
0⤋
A praticidade em disseminar informações na internet contribui para que as pessoas tenham o acesso a elas, sobre diversos assuntos e diferentes pontos de vista.
Mas nem todas as informações encontradas na internet podem ser verídicas.
Existe uma grande força no termo "liberdade de expressão" quando se fala de internet, e isso possibilita a qualquer indivíduo um pouco mal-intencionado publicar informações ilusórias sobre algum assunto, prejudicando, assim, a consistência dos dados disponíveis na rede.o usuário da internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma.
O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto.
Ele deve ter em mente que algum dia precisará de informações e será lesado se essas informações forem ilusórias.
2006-08-23 07:29:21
·
answer #2
·
answered by David 4
·
0⤊
0⤋
eu tbm recebi esse e-mail.
mas no meu fala que vai ser as 00:27.
nao sei se e verdade mas...........
vou ficar assim pro ceu *(@.@)*
2006-08-22 10:38:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não! É mentira. Cuidado com a internet. Cada um escreve aquilo que bem entende.
Marte vai estar próximo da Terra, e vai ficar bem visível, mas jamais do tamanho da lua cheia.
Isso sempre acontece. Tem época do ano que os planetas se aproximam uns dos outros, devido ao fato de suas trajetórias serem elípticas, e também pelo fato de que o ano de cada planeta é diferente. O da Terra é de 365 dias; o de Marte é maior. Porisso tem ano que eles estão um de um lado e outro de outro. Tem ano que eles estão do mesmo lado do Sol. Há uns 4 anos atrás isso aconteceu e Marte ficou legal (umas 6 vezes menor que a lua cheia).
2006-08-22 10:37:16
·
answer #4
·
answered by Tomé 3
·
0⤊
0⤋
eu so acredito vendo
entao ja coloquei at edespertador pro dia 27
nao perco isso por nada
2006-08-22 10:36:48
·
answer #5
·
answered by silvinha 3
·
0⤊
0⤋
gostei de saber disso. vou ficar acordado
2006-08-22 10:34:28
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tambem recebi um email um dia desses. vai ser bizarro.
2006-08-22 10:33:52
·
answer #7
·
answered by Pepe legal! 4
·
0⤊
0⤋
Em 2004 eu fiquei até duas da manhã olhando para o céu...todo ano esse e-mail é enviado pra todo mundo, é só uma forma que o pessoal tem de criar listas de e-mail para vender para as empresas que vivem enchendo a caixa de e-mails da gente com spam.
2006-08-22 10:33:18
·
answer #8
·
answered by Toddy 4
·
0⤊
0⤋
num sei, mas eu vou ficar acordado pra ver né, na dúvida!!!
2006-08-22 10:33:04
·
answer #9
·
answered by leomeireles2 5
·
0⤊
0⤋
isso se confirma li no uol
2006-08-22 10:32:01
·
answer #10
·
answered by Phino 4
·
0⤊
0⤋