Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.
2006-08-22 00:29:55
·
answer #1
·
answered by «¤°'Ðïø'°¤» 3
·
0⤊
0⤋
Todo mundo precisa de um trabalho honesto e merecidamente receber por isso.
Depois de muitas decepções a procura de um trabalho virtual, consegui esse! que é: fazer o cadastro de clientes para utilizar o provedor que em breve tera até ADSL, Você ganha por Estar conectado atravez dele, por cada pessoa que cadastra e tudo isso trabalhando em suas horas de folga ou diaria, aceite meu convite atravez desse link e faça o seu agora mesmo.
http://www.cresce.net/site/index.php?id=1325350
2006-08-22 09:50:06
·
answer #2
·
answered by Roque L 2
·
0⤊
0⤋
Porque numa sexta feira treze, alguem inventou que devia se fazer hora extra no sábado 14...
2006-08-22 09:26:03
·
answer #3
·
answered by anjo33190 5
·
0⤊
0⤋
Olha... tudo começou a muito tempo atras, mais ou menos em meados do século XII (anos 1300 a 1400), quando houve uma verdadeira caça as bruxas patrocinada pela igreja católica contfra seus "fieis escudeiros", os cavaleiros hospitalários, ou como todos conhecem, os cavaleiros templários. Um grupo desses cavaleiros, mais ou menos 13, foi acusado de heresia e de praticar rituais de magia negra e paganismo, sendo considerados adoradores do deus Bathomet, um deus com corpo de homem, pés e cabeça de carneiro (chifres).Então, em uma sexta feira 13, esses cavaleiros foram encurralados em uma igreja, mas lutaram até quase a morte, depois eles foram queimados ainda vivos dentro de própria igreja. Nessa epoca, e nos dias anteriores a tal data e posteriores, foram efetuadas inumeras incurssões contra os cavaleiros templarios e os huguenotes, um povo bem pacato, mas que conservava as suas tradições de forma ferrenha, algumas inclusive anteriores ao nascimento de cristo, o que era considerado paganismo para a igreja da época. Essas incurssões ocasionaram inumeras mortes, torturas, e enforcamentos, todos acontecidos cerca de uma semana antes a sexta feira 13 e uma semana depois. Foi um verdadeiro massacre contra a ordem dos templários, e outras ordens militares e religiosas, que, por sinal, a partir dessa época adquiriram a caracteristica de sociedades secretas, pois, para seus integrantes sobreviverem, eram cristão de dia, e templários, huguenotes, maçons, teutonicos, a noite, vivendo uma vida dupla. A vida era dificil naquele tempo. Essa é, talves, a principal fonte da idéia de que sexta feira 13 seria um dia de azar, de maus fluidos, agorento, e coisas do genero.
2006-08-22 07:48:00
·
answer #4
·
answered by Axus 2
·
0⤊
0⤋
Convencionou-se a sexta feira como dia da crucificação de Cristo, e 13 é o somatório de pessoas existentes nos 12 apóstolos mais Jesus.
2006-08-22 07:33:18
·
answer #5
·
answered by Giovanni S 4
·
0⤊
0⤋