Segundo Sigmund Freud (o conceito foi descrito e recebeu a designação de complexo por Carl Jung), o Complexo de Édipo verifica-se quando um rapaz que atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.
Freud baseou-se na tragédia Sófocles, Édipo-Rei, chamando complexo de Édipo à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai. Na peça (e na mitologia grega), Édipo matou seu pai Laio e desposou a própria mãe, Jocasta.
A tendência contrária na menina chama-se Complexo de Electra.
2006-08-21 14:38:07
·
answer #1
·
answered by Rastejador 7
·
1⤊
0⤋
Verifica-se quando um rapaz que atinge o período sexua se dá conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto de sua familia (a mãe)
2006-08-24 17:57:24
·
answer #2
·
answered by CAMILO JOSE O 4
·
0⤊
0⤋
COMPLEXO DE ÉDIPO
--------------------------------------------------------------------------------
Conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança sente com relação aos pais. Sob a sua forma dita positiva, o complexo apresenta-se como na história de Édipo-Rei: desejo da morte do rival que é a personagem do mesmo sexo e desejo sexual pela personagem do sexo oposto. Sob a sua forma negativa, apresenta-se de modo inverso: amor pelo progenitor do mesmo sexo e ódio ciumento ao progenitor do sexo oposto. Na realidade, essas duas formas encontram-se em graus diversos na chamada forma completa do complexo de Édipo. Segundo Freud, o apogeu do complexo de Édipo é vivido entre os três e cinco anos, durante a fase fálica; o seu declínio marca a entrada no período de latência. É revivido na puberdade e é superado com maior ou menor êxito num tipo especial de escolha de objeto. O complexo de Édipo desempenha papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano.Para os psicanalistas, ele é o principal eixo de referência da psicopatologia; para cada tipo patológico eles procuram determinar as formas particulares da sua posição e da sua solução. A antropologia psicanalítica procura encontrar a estrutura triangular do complexo de Édipo, afirmando a sua universalidade nas culturas mais diversas, e não apenas naquelas em que predomina a família conjugal.
2006-08-21 22:50:07
·
answer #3
·
answered by Má 5
·
0⤊
0⤋
A Teoria do Édipo, formulada por Fróide, irmão do Frodo (cujo nome foi posteriormente usado no livro de JR Tolkien) e filho bastardo de Freud, consiste na obsessão do filho pelo amor materno. Esta teoria é uma cópia descarada da teoria criada por seu pai: a síndrome de Electra.
2006-08-21 21:42:24
·
answer #4
·
answered by Seu Madruga 3
·
0⤊
0⤋
FREUD propôs que chega um momento no qual as crianças passam a uma fase onde se fixam no progenitor de sexo oposto (complexo de Édipo) e desenvolveu um modelo que explica a forma na qual ajusta-se este padrão no desenvolvimento da dinâmica da mente. Cada fase é uma progressão pelo amadurecimento sexual, caracterizada por um forte eu e a habilidade para retardar a necessidade de recompensas.
2006-08-21 21:38:21
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O complexo de Édipo é um sofrido pelos homens, onde o homem tem relações sexuais com a mãe (ou atração), Freud diz que no subinconsciente dele ele quer tomar o lugar do pai, que é o instinto.
Leia Édipo Rei, de Sófocles. Uma tragédia grega.
2006-08-21 21:38:11
·
answer #6
·
answered by Guii 3
·
0⤊
0⤋
Inspirado pela lenda grega, O Edipus Rex, de Sófocles, Freud descobriu o Complexo de Édipo durante sua auto-análise.
O Complexo de Édipo (3-5 anos de idade) é uma peculiar constelação de desejos amorosos e hostis que a criança vivencia em relação aos seus pais no pico da fase fálica.
Em sua forma positiva, o rival é o genitor do mesmo sexo e a criança deseja uma união com o genitor do sexo oposto.
Em sua forma negativa, o rival é o genitor do sexo oposto, enquanto que o genitor do mesmo sexo é o objeto de amor.
Em sua forma completa, num nível inconsciente, ambas as formas coexistem devido à ambivalência da criança e sua necessidade de proteção. A relação dialética entre ambas as formas vai determinar se o desejo humano seguirá uma orientação homo ou heterossexual.
Nessa estrutura triangular a interação entre os desejos inconscientes dos pais e as pulsões da criança desempenha papel fundamental na constituição do cenário edípico.
A proibição contra o incesto é uma lei universal nas mais variadas culturas. O destino de Hamlet mostra que mesmo um triunfo edipiano disfarçado pode tornar-se uma sombra ameaçadora, devido à trágica "gratificação" de seu desejo inconsciente.
2006-08-21 21:41:56
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋