Porque deve haver uma "diferença" de potencial para a corrente passe de um lugar com mais potencial para um com menos. Mas no caso dos pássaros, eles tem uma massa muito pequena que não chega a dar uma diferença na passagem da energia.
2006-08-21 11:31:26
·
answer #1
·
answered by Emilio 5
·
1⤊
0⤋
Simples:
Por não estarem em contato com o solo , não tornam-se pólos negativos.Uma pessoa pode enconstar e andar no fio de alta tensão normalmente, desde que ela não encoste no poste que vira "um condutor" invertendo os pólos,Vc fica "negativo" e atensão postiva ....E.......ERA UMA VEZ alguém pendurado ou um pássaro....Vc pode andar sobre os fios de alta tensão ,mas de forma alguma enconstar em alguma espécie de condutor ligado diretamente no solo. (Pilhas / baterias galvânicas).
Química Industrial XI
Lívia Queiroz -FEN/UERJ
2006-08-21 11:32:08
·
answer #2
·
answered by Livia Candinha 2
·
1⤊
0⤋
Quem disse que precisa segurar dois fios diferentes para ter diferença de potencial? Veja a resposta e saiba porque.
Bom, em primeiro lugar, vamos esclarecer uma coisa:
Se um homem segurar com as duas mãos em um fio de alta-tensão, ele pode morrer eletrocutado sim!!! Portanto, todos que disseram que precisa tocar em dois fios para fechar um circuito só consideraram 50% do problema.
Para haver corrente são necessários dois fatores:
- condutividade
- diferença de potencial
O corpo dos animais é, em geral, condutor. Isso se deve à grande quantidade de água e sais minerais em nossos corpos. Então temos a condutividade.
A diferença de potencial pode ser conseguida ligando-se dois fios que têm potenciais diferentes. Isso ocorre ao ligar-mos o "fase" com o "neutro" (linguagem usada em correntes alternadas) ou um "fase" com outro "fase" desde que estejam defasados (circuito bifásico). Em corrente contínua, o equivalente seria ligar o pólo positivo com o pólo negativo.
Claro que este não é o único método, senão todas as respostas anteriores estariam 100% corretas...
No colegial, aprendemos que a diferença de potencial de um "resistor" (material condutor dotado de resistência elétrica; ou seja, todos os metais) é algo assim:
Diferença de Potencial = Resistência x Corrente
A Resistência elétrica dos objetos depende de sua forma geométrica e da "resistividade elétrica" do material usado, sendo que conhecemo uma certa fórmula parecida com essa:
Resistência "é proporcional à" Resistividade x Comprimento
Ou seja, quanto maior for o comprimento do condutor, maior a resistência dele! Então, juntando as duas...
Diferença de Potencial "é proporcional à" Resistividade x Corrente x Comprimento
ou simplesmente
Diferença de Potencial "é proporcional à" Comprimento
E lembramos que a Resistividade dos metais é muito baixa (por isso os usamos como condutores, certo?!).
Então essa é a resposta para a pergunta: Entre as pernas do pardal não há metal suficiente para que a resistência elétrica reduza muito o potencial. Assim, a diferença de potencial entre as pernas do pardal é tão pequena que a corrente produzida na sua pele é imperceptível.
Já entre as mãos de um homem, pode existir mais de 30cm de fio. Dependendo da tensão no fio e da distância entre as mãos da pessoa, ele vai sentir o choque. Se for o caso dos fios de alta tensão na área residencial (aqueles 3 que passam sobre os postes nas cidades) uma pessoa com certeza vai morrer "eletrocutada".
(Eletrocutada está entre aspas pois aqueles cabos em 14mil Volts e se o infeliz fechar circuito com o solo, a água das suas mão vai evaporar tão rápido que o mais provável é que elas explodam antes... o resto do corpo vai carbonizar... o cérebro não vai sentir pois esta voltagem o desliga antes...)
Espero ter ajudado.
2006-08-21 11:31:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Para que haja eletrocussão,é necessário que uma corrente elétrica (com certa intensidade) passe pelo corpo do pássaro.E essa corrente só ocorre quando há uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos.Se o pássaro pousa em um só condutor,essa diferença de potencial não existe.Se,no entanto,o animal tocar em outro condutor produz-se a tal diferença de potencial;a corrente se estabelece e, a depender da sua intensidade,há a eletrocussão. obs:resposta simplificada
2006-08-21 17:00:41
·
answer #4
·
answered by fislov 4
·
0⤊
0⤋
Para que haja uma corrente elétrica é necessário a existência de uma DDP (diferença de potencial). As linhas de alta tensão possuem apenas um polo, portanto, para que um pássaro seja eletrocutado seria necessário que ele posicionasse uma das patas em um fio enquanto a outra se esticasse até o outro. criando assim uma DDP haveria passagem de corrente elétrica através do PÁSSARO!...coitado...
2006-08-21 12:45:13
·
answer #5
·
answered by Aninha 2
·
0⤊
0⤋
gustavo. primeiro vc termina de estudar , depois tente responder melhor.ok
2006-08-21 12:05:00
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
por que não fazem terra.......
2006-08-21 12:00:07
·
answer #7
·
answered by PETRALHA VAVA 3 4
·
0⤊
0⤋
Como eles são pequenos, sua massa não é suficiente para fechar um curto circuito.
Mas, isso depende da tensão no cabo. Se pousarem em 13,6 kV, por exemplo, eles são suficientes para fechar o circuito e - BUM!!! Era uma vez um pássaro.
Isso acontece muito em subestações elétricas.
Eu trabalhei em uma usina siderúrgica onde uma das subestações era perto do laboratório. Volta e meia a gente tomava um susto, dentro do laboratório, com uma explosão na subestação, por causa de um pardal.
2006-08-21 11:47:12
·
answer #8
·
answered by Xiquim 4
·
0⤊
0⤋
Tocando num fio só e estando suspensos nem nós tomamos choque. Sá daria choque se ele pizasse em 2 fios ao mesmo tempo.
2006-08-21 11:41:18
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque ele pousa com os dois pés, e fica fazendo parte do fio, pois a eletricidade entra por um pé e sai pelo outro, pois aí fica com o mesmo potencial do fio.
2006-08-21 11:37:09
·
answer #10
·
answered by hiper 2
·
0⤊
0⤋