Cara... vou responder exatamente ao que você perguntou...
Em primeiro lugar... um dia ela irá se acabar sim. Quando o hidrogênio do Sol estiver acabando, as camadas mais externas vão colapsar sobre o núcleo, ele vai começar a fundir átomos mais pesados, aumentando a pressão e crescendo em diâmetro... Ele se tornará uma gigante vermelha, engolindo até a Terra... depois disso vai queimar o fim de seu "combustível" até não ter pressão suficiente para se manter, encolhendo novamente, ejetando as suas camadas mais externas, criando o que chamamos de "nebulosa planetária", com uma anã branca no centro.
(Sabe ler inglês? então veja mais a respeito - ou pelo menos olhe as figuras - no link:
http://www.astronomynotes.com/evolutn/s5.htm
)
Ok... mas você quer saber por que demora tanto?
Isso tem uma explicação.
O Sol não cria somente luz e calor nas suas reações nucleares (chamadas de "nucleosínteses").
Ele também cria uma partícula chama "neutrino".
Graças à existência dos neutrinos nas reações, elas ocorrem mais lentamente do que ocorreriam sem os neutrinos.
O papel do neutrino é com um redutor de velocidade para as reações de nucleosíntese.
Se ele não existisse, o Sol já teria queimado seu combustível a muito tempo. Alias, antes mesmo de haver vida na Terra.
Então a resposta para a pergunta "pq a energia q o sol consome nunca acaba?" seria "devido à produção de neutrinos no seu interior".
Para saber mais sobre neutrinos (é um assunto quase sem fim.. hehe) veja o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrinos
ou aqui (grupo no qual eu trabalho)
http://neutrinos.if.usp.br/
clique em "neutrino" e depois em "história".
Espero ter ajudado.
2006-08-21 12:06:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7 porcento menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.
A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentos brilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.
A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se extende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais.
O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca -- o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.
2006-08-21 17:27:07
·
answer #2
·
answered by Tiger 5
·
3⤊
1⤋
A energia do Sol se consome sim, porém muito lentamente. Estimula-se que daqui a 5, 6 bilhões de anos, o Sol já vai ter gasto quase toda sua energia, e então vai começar a queimar o Hélio que existe em seu interior, aí ele vai inchar e fritar os planetas mais próximos, até Marte. Depois ele vai diminuir até sumir completamente!
2006-08-21 17:36:28
·
answer #3
·
answered by Vinícius 4
·
1⤊
0⤋
Eu vi numa entrevista no fantástico que ela acaba sim amis vai demorar cerca de 5 biilhões de anos para isso acontecer realmente.
Acho que nós pelo menos nessa vida nãoivamos ver
2006-08-21 17:25:02
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
(1) Porque o Sol é muito grande;
(2) Porque a energia proveniente do Sol é consumida devagar.
A energia luminosa vai acabar em alguns bilhões de anos.
2006-08-22 13:11:41
·
answer #5
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
0⤋
ela irá acabar em 5 bilhões de anos aproximadamente, mas antes disso o sistema solar acabará, pois dentro de aproximadamente 1 bilhão de anos o sol colidirá com a estrela Vega, na constelação de Lyra, arrastando todos os planetas com ele.
2006-08-21 20:43:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tanto o nunca quanto o sempre, pertencem à Eternidade.
O Sol há bilhões de anos vem transmutando o hidrogênio em hélio.
Isto é a fusão nuclear. Isto gera a energia do Sol.
Mas chegará o tempo em que a transmutação não será mais possível. Não haverá mais hidrogênio para transmutação. Será o fim de apenas uma breve época.
Por mais que o Sol continue sendo do modo como hoje o entendemos, sejam bilhões de anos, este tempo, pelo simples fato de ser possível de determinação da grandeza, é imensamente menor que a Eternidade.
Carpe diem. A todo Sistema Solar!
Beijos da Malu.
2006-08-21 17:35:17
·
answer #7
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
O sol é uma estrela de quinta grandeza, e esta também chegara ao fim, e lógico, será o fim da vida em nosso planeta.
2006-08-21 17:27:41
·
answer #8
·
answered by ? 5
·
1⤊
1⤋
Boa pergunta
2006-08-21 18:23:28
·
answer #9
·
answered by Lari lindinha 2
·
0⤊
1⤋
devido a fusao nuclear de particulas atomicas, masvç vai ter q procurar m,uito para entender pois e muito complexo este assunto, e a energai do sol vai acabar SIM dentro de alguns trilhoes d eanos!
2006-08-21 17:38:48
·
answer #10
·
answered by enio007 2
·
0⤊
2⤋