A Coberta D'Alma
É uma tradição dos antigos”, ainda praticada no litoral içarense: Lagoa dos Esteves, Urussanga, Pedreiras, Barra Velha. Consiste numa cerimônia para quem morre. No sétimo dia posterior ao falecimento. Quando morre uma pessoa, a família procura alguém de idade próxima do morto e convidam-no para fazer a “cobertura d'alma”. Levam o convidado numa loja, compram todas as peças de roupa necessárias para vesti-lo, inclusive roupas íntimas.
No sétimo dia, à tardinha, todos se reúnem em casa. Enquanto familiares esperam na sala, o convidado para a coberta d'alma entra no quarto acompanhado de um familiar que vai entregando-lhe a roupa peça por peça dizendo: - “veste a camisa” (cita o nome do morto); - “veste a calça” (cita o nome do morto). Tudo em voz alta e firme para ser ouvida na sala. Já vestido, o convidado entra na sala, cumprimenta e abençoa as pessoas. Se ele representa o pai que morreu, filhos e netos pedem-lhe a bênção. Se houver missa de sétimo dia vão à igreja, caso contrário fazem algumas orações e sentam-se para jantar.
A comida consiste nos pratos preferidos da pessoa morta, servida em doses generosas ao convidado, agradado por todos, como realmente fosse a pessoa morta que estivesse ali.
Se tinha predileção por uma fruta, o convidado deve comê-la. Se fumava, o convidado fuma.
Terminado o jantar, um familiar de mais autoridade leva o que veste a coberta d'alma até a porta e olhando para o horizonte proclama:
“Fulano (cita o nome do morto) tu já recebeste a roupa, já recebeste o jantar, já rezamos por ti. Já demos tudo o que tínhamos de dar. Vai com Deus e deixa-nos em paz”.
A cerimônia encerra-se. Estabelece-se uma relação forte entre a família e o convidado que passa a ser moralmente da família. Se foi o pai que morreu, os filhos consideram-se filhos daquele que vestiu a coberta d'alma, visitam-se mutuamente, ouvindo inclusive as opiniões do convidado.
Durante toda a cerimônia é chamado pelo nome do morto.
Segundo algumas pessoas, a alma da pessoa falecida permanece na casa alta a cerimônia. Se a coberta d'alma não for feita, a alma fica perambulando, vagando, não encontra paz nem deixa ninguém em paz. É praticada por várias famílias negras, ricas ou pobres do litoral de Içara.
2006-08-21 10:19:51
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A "Coberta d’Alma" consiste na escolha de um amigo ou parente para vestir-se com as roupas da pessoa falecida, para que o espÃrito perceba que não pertence mais a este mundo. Outra finalidade, segundo a tradição, é manter a alma por mais tempo entre os vivos. O escolhido para receber a Coberta passa a contar com carinho e cuidados especiais da famÃlia da pessoa que morreu, sendo chamado inclusive pelo nome do morto.
2006-08-21 19:12:38
·
answer #2
·
answered by Kika 6
·
0⤊
0⤋
Eu tambem nao sei o que isso eh! Eh coisa Brasileira?
Aaaaaah. Li agora a primeira resposta. Gostei, acho que eh uma cerimonia linda (deixando a religiao de fora) e bem interessante. Gostei mesmo, vou procurar saber mais sobre isso, obrigado KEVLAR.
2006-08-21 18:44:14
·
answer #3
·
answered by BRUNO G 3
·
0⤊
0⤋
olha!!! eu nunca escutei esta expressão mas acredito q seja algo repleto de agua....agora será q ela ñ se expressou mau!?!?!?
2006-08-21 17:22:01
·
answer #4
·
answered by felizbruxa 3
·
0⤊
0⤋
Olha... parece ser um ritual pra vestir quem já morreu após o sétimo dia.. Aí eles jantam, reza pela pessoa... ai fiquei com preguiça de ler o resto rs...
Mas o site ta aqui?
http://www.acle.com.br/derlei/cronica06.htm
Beijão, espero ter ajudado
2006-08-21 17:20:30
·
answer #5
·
answered by Whicca 3
·
0⤊
0⤋