O quê vemos, na verdade, é um feixe de energia luminosa (fótons) refletida por alguma superfície.
Como existem superfícies diferentes, elas alteram o comprimento da onda do feixe original.Daí que se originam aquilo que chamamos de cores.
Nossos olhos conseguem diferenciar ondas que vão do vermelho ao violeta. Esse é o nosso espectro visual. Ondas acima disso (ultra-violeta) ou abaixo (infra-vermelho) nós não conseguimos ver.
2006-08-21 09:35:55
·
answer #1
·
answered by Machado 2
·
0⤊
0⤋
Porque na retina existem dois tipos de elementos foto-sensíveis: cones e bastonetes. Os bastonetes são mais sensíveis mas não distinguem cores. Os cones distinguem as cores mas são menos sensíveis e são concentrados numa pequena região chamada Fóvea. Por serem menos sensíveis só vemos as cores de objetos bem iluminados. Por concentrarem-se numa pequena região, nossa visão periférica não distingue muito bem as cores
2006-08-21 16:42:04
·
answer #3
·
answered by mc 1
·
0⤊
0⤋
Porque, como voce sabe, nossos olhos sao sensiveis às diferentes frequências de luz, e a luz é como uma onda (imagina uma onda de radio, que tem varias frequencias, voce muda a frequencia e comeca a pegar uma radio diferente), cada objeto reflete essa "onda" de uma maneira, alterando sua frequencia, de modo que seus olhos identificam essa frequencia e enviam para o cerebro uma mensagem :
"O, rapá, o treco ali ta azu"
ou
" mano, é vermelho mano, VER-ME-LHO"
E nossos olhos sao especializados em detectar cores, tendo varias organelas especificas para cada uma das 3 cores quais combinadas podem gerar todas as outras (azul, vermelho e uma outra, que eu acho que eh amarelo)
"Vei, que cor é essa? se pá é cor de buraco de cerca"
2006-08-21 16:37:51
·
answer #4
·
answered by hantarao 2
·
0⤊
0⤋