eu acho isto:
A criação do conhecimento científico tem aspectos que podem parecer paradoxais. As invenções que ocorrem no âmbito das Ciências, sejam conceitos ou instrumentos tais como o movimento ou um microscópio, buscam resolver problemas práticos e muitas vezes de grande relevância para a nossa vida. Entretanto, o dia a dia do cientista e a sua produção é quase sempre percebidos pela sociedade como uma atividade que ela respeita pelos resultados, mas não entende e por isto a sua imagem é um esteriotipo. Algumas características destas atividades podem levar a esta percepção. Uma delas é que para produzir o conhecimento científico é necessário uma grande dedicação ou seja, muitas horas de trabalho, persistência e sempre buscar entender o sentido da sua pesquisa. Ele precisa desenvolver um senso crítico para intuir para onde está levando a sua pesquisa e eventualmente corrigir o rumo. Uma enorme dedicação a atividade científica e por exclusão um menor envolvimento com as atividades mais costumeiras. Vocês também podem ver isto em artistas ou escritores. Talvez a característica determinante é que quase sempre os resultados da Ciência vão contra o senso comum e isto é que mais causa perplexidade.
Diversos conceitos que temos sobre o mundo, a vida, o comportamento das pessoas estão baseados no senso comum. Muitas vezes a linguagem do cotidiano apresenta uma argumentação semelhante para os mais diversos fenômenos. É natural que isto ocorra. Este é o comportamento natural. Assim, estas verdades bem estabelecidas na sociedade, mas baseadas apenas no senso comum, se chocam inúmeras vezes com os resultados científicos e produzem uma grande perplexidade. Existem inúmeros exemplos, mas para ficar em apenas um as questões levantadas pela Teoria da Relatividade quanto ao tempo são vistas com desconfiança ou incredulidade, mas deste conhecimento depende o funcionamento de instrumentos muito úteis hoje tais como o GPS.
Ao introduzir os seus alunos nas atividades científicas será inevitável que eles expressem diversas concepções baseadas no senso comum e que não são adequados ao mundo científico, o que fazer? Esta é uma parte muito importante na aquisição do conhecimento, saber criticar as próprias idéias e perceber as suas falhas, limitações e abandoná-las. O maior argumento é que quando o senso comum está equivocado ele nos impede de avançar no conhecimento, de entender o que acontece. Tomemos um caso concreto, o conceito de movimento. Imagine que vocês estejam num ônibus no caminho de volta para casa e que alguém no interior do ônibus diga: olha o poste andando. Muito provavelmente receberá alguma observação jocosa ou agressiva por sua afirmação relativa ao movimento do poste. Este é um exemplo muito interessante de conflito entre senso comum e um conceito científico.
O que é o movimento para a Física? O movimento é uma propriedade relativa ou seja não existe por si só. Para tornar mais claro tomemos o conceito de pessoa mais alta. Uma pessoa é a mais alta ou não dependendo de quem está em volta. A mesma pessoa num ambiente pode ser alta e noutro baixa. Se eu encontrar a turma de vocês eu serei o mais alto, mas se eu for a uma reunião de time de basquete eu serei o mais baixo. O movimento é uma propriedade de um objeto em relação a outro. Para definir o mais alto é preciso ter pelo menos uma outra pessoa. Para definir o movimento de um objeto é necessária a existência de um outro. Assim, o movimento só pode ser definido em relação a alguém ou alguma coisa. A idéia de que o movimento era uma propriedade intrínseca do objeto é muito antigo e durante muitos séculos se pensou assim. Ela se adequava à explicação do movimento dos corpos. Havia uma teoria do lugar natural em que todos os corpos cairiam para a Terra por aqui era o seu lugar natural. Quando se percebeu que isto não explicava os movimentos inventou-se a nova conceituação que se mostrou correta até hoje.
Visto do ônibus os postes da sua rua estão se movimentando assim como as pontes, viadutos, pedágios, árvores, placas e edifícios. Visto de alguém junto ao poste o ônibus está se movimentando. Apesar disto muitos livros de Ciências que afirmam a Lua gira em torno da Terra e a Terra gira em torno do Sol sem fazer menção ao observador escolhido. Vista da Terra a Lua gira em torno dela, vista do Sol a Terra gira em torno dele e visto da Terra o Sol gira em torno dela.
Ao andar num ônibus é muito comum ele parar para um passageiro subir ou descer e depois retorma o seu caminho. Com isto os objetos que estão na rua ou na estrada, postos, pontes, placas ora estão parados ora estão em movimento. Dá para saber quem mudou o seu movimento, se foi o ônibus ou se foi o poste? A resposta é sim. Uma das grandes idéias de Newton foi mostrar que o importante é mudança da velocidade. Quando você está no ônibus você sente se projetando para frente quando o ônibus freia e para ou para trás quando ele arranca. Enquanto isto alguem que esteja no poste não sente nenhum nada, nem na parada e nem na arrancada do ônibus. Por isto você sabe que quem sofreu uma força foi o ônibus e não o poste.
2006-08-21 07:56:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
senso comum, envolve Deus como causa de tudo e senso critico tenta olhar outros motivos, para o que acontece por que chove? Porque Deus que ou porque quando a água evapora e passa pelo estado de evaporação forma nuvens, volta ao estado liquido e cai sobre a terra, tire você a sua conclusão, mas não acredite na tal teoria do BIG BANG é uma furada, a maior palhaçada que eu já vi!
2006-08-25 13:57:01
·
answer #2
·
answered by Filosofo 4
·
0⤊
0⤋
Em relação a psicologia, nosso colega, respondeu fielmente.
2006-08-21 15:03:29
·
answer #3
·
answered by Evanuel M 2
·
0⤊
0⤋
Senso como o nome já diz,é o senso de todos e às vezes que nasce com a gente,senso crítico nossa opinião individual.
2006-08-21 14:59:26
·
answer #4
·
answered by Caroline 2
·
0⤊
0⤋
SCo = o que é verdade para muitos, mesmo sendo uma mentira
SCr = o que é falso para muitos e é verdade para poucos que têm o conhecimento impirico da coisa..
2006-08-21 14:59:15
·
answer #5
·
answered by Eça Nonsey 4
·
0⤊
0⤋
Sim.
2006-08-21 14:57:21
·
answer #6
·
answered by * * * Flor * * * 4
·
0⤊
0⤋