English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-21 05:22:19 · 10 respostas · perguntado por Rosiane F 1 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

10 respostas

Erosão é um processo natural de desgaste onde determinados elementos tipo: ventos, água, etc..., vão alterando o aspecto natural da terra, rochas, etc.... Por exemplo: Um rio tem uma determinada largura. Se os seus afluentes forem aumentando e jogarem mais água nesse rio, a quantidade maior de águas irá alargar as margens. É um tipo de erosão. Os ventos muito fortes, constantes, podem desgastar rochas, mudando seu aspecto natural.

2006-08-21 05:33:56 · answer #1 · answered by marppelli 5 · 12 1

Erosão: um lento e contínuo processo de destruição dos solos, pode ser causada pela água, ventos, geleiras etc.

2006-08-21 05:38:26 · answer #2 · answered by comandante 7 · 14 1

A erosão é a destruição física das estruturas do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento e ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas e as areias, argilas, óxidos e húmus que compõe o solo e são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água.

A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema. Em terras cobertas por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.




Este artigo é um esboço sobre Geografia (genérico). Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Erosão Panorâmica: Independentemente de onde estiver a olhar, a terra que vê é um campo de batalha. De um lado do palco de batalha estão as forças sob a superfície. As forças causam a quebra, o envolvimento, o derrube e o levantamento da crusta terrestre. No outro lado da batalha estão os processos naturais da degradação e erosão. Uma vez quebrada a rocha por causa da degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água, gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece para fazer com que as rochas sejam transportadas chama-se erosão. As expressões acima muito têm em comum e pode-se dizer que as duas últimas são efeitos cuja causa é a primeira. Por sua vez, a primeira, erosão, é também um efeito que acontece por outras causas.

Vamos partir, para melhor explicar, do fim para o início.

A superfície do solo, não castigado, é naturalmente coberta por uma camada de terra rica em nutrientes inorgânicos e materiais orgânicos que permitem o crescimento das vegetações; se essa camada é retirada, esses materiais desaparecem e o solo perde a propriedade de fazer crescer vegetações e pode-se dizer que, no caso, o terreno ficou árido ou que houve uma desertificação.

As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico de nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento se chama assoreamento.

O arrastamento do solo causa no terreno um efeito chamado erosão.

Na superfície do terreno e no subsolo, as águas correntes são as principais causas da erosão.

Vamos analisar o efeito das águas que fazem a erosão superficial de terrenos.

A erosão depende fundamentalmente da chuva, da infiltração da água, da topografia (aclive mais acentuado ou não), do tipo de solo e da quantidade de vegetação existente.

A chuva é, sem dúvida, a causa principal para que ocorra a erosão e evidente é que quanto maior sua quantidade e freqüência, mais irá influenciar no fenômeno.

Se o terreno tem pouco declive, a água da chuva irá "correr" menos e erodir menos.

Se o terreno tem muita vegetação, o impacto da chuva será atenuado porque este estará mais protegido, bem como, a velocidade da chuva no solo ficará diminuída devido aos obstáculos (a própria vegetação "em pé e caída") e também a erosão ficará diminuída devido a que as raízes darão sustentação mecânica ao solo; além disso, as raízes mortas propiciarão existirem canais para dentro do solo onde a água pode penetrar e com isso, sobrará menos água para correr na superfície.

Outro factor importante é que, se as chuvas são frequentes e o terreno já está saturado de água, a tendência é que o solo nada mais absorva e com isso, toda a água da chuva que cair, correrá pela superfície.

Se o solo é arenoso o arrastamento será maior do que se ele fosse argiloso.

Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão; se não vejamos:

a desflorestação, pelas razões já citadas, desprotege o solo à chuva.
a construção de bairros de lata em encostas que, além de desflorestar, tem a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.
a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.
Sem levar em conta os efeitos poluidores da ação de arraste, tem-se que considerar dois aspectos maléficos dessa ação: o primeiro, devido ao assoreamento que preenche o volume original dos rios e lagos e como conseqüência, vindas as grandes chuvas, esses corpos d’água extravasam, causando as famosas cheias de tristes conseqüências e memórias; o segundo é que a instabilidade causada nas partes mais elevadas podem levar a deslocamentos repentinos de grandes massas de terra e rochas que desabam talude abaixo, causando, no geral, grandes tragédias.

Considerando, agora, os efeitos poluidores, podemos citar que os arrastamentos podem encobrir porções de terrenos férteis e sepultá-los com materiais áridos; podem causar a morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramento; podem causar turbidez nas águas, dificultando a ação da luz solar na realização da fotossíntese, importante para a purificação e oxigenação das águas; podem arrastar biocidas e adubos até os corpos d'água e causarem, com isso, desequilíbrio na fauna e flora nesses corpos d'água.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o"

2006-08-24 03:46:03 · answer #3 · answered by Macedo 2 · 6 1

desgaste na superfice terrestre pela ação mecanica e água corrente.

2015-05-17 07:51:29 · answer #4 · answered by ? 1 · 1 1

É destruição do solo, causado pela água,pelo vento,pela ação do ser humano,etc.Ou seja desgaste do solo

2014-07-08 08:26:47 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 1

A erosão não é apenas a formação de “buracos” no solo. Na verdade, erosão é todo e qualquer desgaste dos solos e das rochas em que há o transporte de pequenos detritos de um lugar para outro. Por isso, as erosões podem variar desde a retirada de uma pequena camada de terra no chão até a formação de verdadeiras crateras.A água, por exemplo, vai “fazendo caminhos” no solo por onde ela passa. Temos aí mais um exemplo de erosão, provocada por um dos principais agentes de transformação do relevo. Um outro caso é quando as enxurradas removem ou “lavam” a camada superficial do solo, processo chamado de lixiviação ou erosão laminar.

Essa forma de relevo é resultante da ação do vento durante centenas ou até milhares de anos. Aos poucos, as formações rochosas vão sendo “esculpidas” e, assim, erodidas. O mesmo acontece, às vezes, com os solos, principalmente quando eles estão completamente expostos.

Compreender a ação dos processos erosivos ajuda-nos a evitar os problemas por eles causados e também a compreender o papel que eles exercem na formação do relevo terrestre.

2014-10-06 01:53:15 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

e a água que cai e arrasta muitas particulas para outros lugares

2014-07-15 15:21:34 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 3

erosao, e um fenomeno que resulta em degradaçao de algo, depende do fator que causa a erosao, ha o vento, agua,etc...

2006-08-23 10:28:40 · answer #8 · answered by enio007 2 · 0 12

São buracos formados no solo por não haver manejo no solo, causados por água, vento.

2006-08-21 06:10:33 · answer #9 · answered by Mineiro 3 · 0 13

rachdura no solo!

2006-08-21 07:53:26 · answer #10 · answered by Soares 2 · 0 14

fedest.com, questions and answers