A arte contemporânea não pode ser compreendida da mesma maneira que a arte moderna. Se o modernismo circunscreveu a discussão da arte no campo especializado da forma, da cor e do espaço, a contemporaneidade suscita, inversamente, a recondução da questão da arte à outras esferas não artísticas como a política, o corpo, a sexualidade, a filosofia, a ética e demais interfaces estabelecidas pela produção cultural de nossos dias.
A obra de arte contemporânea não se limita mais ao quadro ou à escultura. Ela agora incorpora o espectador e o espaço real tornando-os elementos da mesma experiência estética. Também não há mais os meios específicos (pintura, ou escultura, ou desenho, ou gravura, ou até música, texto, vídeo ou cinema) como parâmetros excludentes para avaliações de qualidade: a obra de arte é uma totalidade de proposições, e é a estratégia do artista que vai selecionar os meios e direcionar sua realização. Portanto dizemos que o que importa é compreender e se aprofundar nas questões expostas pela obra de um artista. É necessário identificar as possibilidades de sua linguagem e os desdobramentos de seu processo de trabalho.
Encontrei muita informação sobre artes plásticas em:
http://www.guache.blogger.com.br/
Espero que lhe ajude.
2006-08-20 10:59:18
·
answer #1
·
answered by will 5
·
0⤊
0⤋
Cada época em que nasce uma nova arte, ela é chamada de contemporânea,
2006-08-23 16:56:32
·
answer #2
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
depende das suas artes. se são boas ou más. apenas de pintura? quem não casa não quer o marido de fora. de stress? quem é bonito e bom casa sempre e assim infinitamente
2006-08-20 17:59:33
·
answer #3
·
answered by ANTONIO A 3
·
0⤊
0⤋