English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-20 10:06:42 · 13 respostas · perguntado por Carlos baiano 1 em Artes e Humanidades Filosofia

13 respostas

Preconceito é algo natural, trata-se simplesmente do estranhamento provocado pelo contato com uma ou mais pessoas diferentes daquilo que somos (ou daquilo pensamos ser)... É um sentimento comum a qualquer pessoa, por mais tolerante e consciente que ela seja. Isto é, nós sempre percebemos o mundo a partir do que nós pensamos, acreditamos e do conceito que temos sobre nós mesmos ou sobre o que nós deveríamos ser. Mas isso não significa que nós não podemos, ou não devemos, aceitar diferenças.

Eu acho que preconceito só passa a ser sinônimo de ignorância a partir do momento em que se torna pretexto para justificar atitudes discriminatórias, como o racismo, o machismo, a xenofobia ou a homofobia. É intolerável que, em pleno século XXI, ainda existam pessoas pensando que a diversidade humana é um mal, algo que deve ser suprimido, e não preservado e estimulado.

2006-08-20 10:33:46 · answer #1 · answered by Drika 3 · 0 0

Porque o preconceito é um erro, uma demonstração de pouca evolução espiritual da pessoa que o abriga em seu coração. Há uma mensagem muito bonita que trata sobre essa questão:

Sua cor é linda e atraente

Um dia, uma jovem, de cor escura, me falou que sentia complexo de sua cor. Parecia-lhe que existia uma barreira entre ela e as outras pessoas. Tinha a sensação desagradável de ser exceção em qualquer lugar.
Contei-lhe, então, que, uma vez, eu viajava de ônibus para Porto Alegre e, ao meu lado, estava uma jovem. Conversamos sobre muitos assuntos. Só depois de algum tempo é que percebi que ela era cega. Então, comecei a desvendar o mundo de uma pessoa cega e aprendi coisas maravilhosas e inesquecíveis. A certa altura, falando do Poder Curador existente em cada pessoa, disse-lhe que podia conseguir o milagre da visão. A jovem me respondeu que, se pudesse voltar a nascer, escolheria nascer novamente cega.
As pessoas que enxergam com os olhos, dizia ela, na verdade, passam por cima de tudo e acabam enxergando muito pouco da vida. Eu, no entanto, enxergo com a mente e tenho uma sensibilidade extraordinária, que me dá uma maravilhosa gratificação interior. Sinto a delicadeza e a suavidade da flor, como ninguém de visão perfeita consegue. Eu distingo as cores pela sensibilidade.
- Você pode, perguntei-lhe, saber se uma pessoa é branca ou negra?
- Tranqüilamente. A pessoa branca tem a pela ríspida, como se fosse uma fazenda mais grosseira. A pessoa negra tem a pele macia, delicada, envolvente, talvez assim como o cetim, a seda.
Era isso que eu queria dizer a você, querida jovem. Você tem a pele mais linda do mundo. Você tem a pele mais suave e delicada do que a pele das pessoas de cor branca. Que maravilha! Sinta-se agradecida a Deus por ter feito você com essa pele suave, nessa cor sofisticada e bonita. Você é uma pé**** negra. Tenha orgulho da sua cor. O fato de a maioria, no Brasil, ser de cor branca representa até um elogio para você. Sinta-se atraente por ser diferente. Até agora você sentia barreiras, porque as criava na mente e a mente reproduzia na realidade da vida. Você é aquilo que pensa. Tire as barreiras da mente e você se sentirá próxima das pessoas e ligada a todas as pessoas. Todos gostam de você. Seu rosto é o espelho da alma, por isso, você terá um rosto lindo, atraente, simpático, não quando muda de cor, mas quando enche a sua mente de amor, de alegria, de felicidade, de amizades, de bondade, de simpatia e de carinho... Uma pessoa não é mais atraente porque usa um vestido branco ou preto, mas sim pelo mundo interior que se manifesta exteriormente, criando laços de aproximação ou de repulsa.
Mas, você que é de cor escura, já está levando vantagem sobre as pessoas brancas, porque a sua pele é mais suave, é mais aveludada, tem a delicadeza da carícia. Parabéns a você. Todos gostam de você.
(Do livro: O Poder do Jovem – Editora da Mente - Lauro Trevisan)

2006-08-20 12:04:13 · answer #2 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 1 0

É atrasado intelectual (se não mesmo mental), o que tem preconceiros de alguns itens da vida alheia.

2006-08-24 08:37:49 · answer #3 · answered by CAMILO JOSE O 4 · 0 0

Porque foi algo introjectado em nós no passado a nossa revelia ou preguiça mental no exercicio da auto analise

2006-08-24 02:10:00 · answer #4 · answered by Antonio T 2 · 0 0

Porque ela se preocupa com o externo, como a pessoa se mostra para ela, e não o que a pessoa é, como caráter, educação, simpatia, sinceridade, inteligência etc

2006-08-23 16:16:39 · answer #5 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

Preconceito não é só sinônimo de atraso não. Também é sinônimo de ignorância meu bem.

2006-08-23 03:07:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Não sabia disso não, preconceito pra mim era sinônimo de inferioridade mental.

2006-08-22 16:10:54 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Porque o preconceito não deixa as pessoas evoluiram, no sentido, de aceitarem o que é novo e moderno.

2006-08-22 07:47:11 · answer #8 · answered by N鬩a A 3 · 0 0

porque todo ser humano em essencia é igual,entao porque o preconceito?
marcia1402

2006-08-21 03:25:03 · answer #9 · answered by marcia regina 4 · 0 0

Carlos a própria palavra já expressa em si mesma como sendo um pré-conceito porque conceito é a verdade do que alguém (ou muitos) assumiu como sendo a verdade em relação a algum argumento físico, mental ou espiritual e pré é anterior ao se formar o conceito ou a uma inverdade de um conceito já assumido como uma verdade.
Atraso é apenas uma energia em si mesma indicando expressão de tempo.
Um abraço

2006-08-20 17:21:24 · answer #10 · answered by filosofo 6 · 0 0

Hoje, esta sinonímia é mais válida do que nunca, porque o mundo pós-moderno no qual vivemos baseia-se na multiplicidade de facetas da sociedade, no contato entre diferentes culturas e modos de vida, tolerância e respeito a diversidade; é uma questão de valores da época em que vivemos.
Mas no plano histórico, a medida em que as mudanças socio-culturais aconteceram ao longo do tempo, os conceitos e padrões abolidos tornaram-se referências do passado e além disso a necessidade de mudanças do mesmos creditaram a esses responsabilidades por males e desajustes da sociedade até então.

2006-08-20 10:38:58 · answer #11 · answered by Gegex 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers