English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nas décadas de 50 e 60 do século XX, a maioria das antigas colônias europeias na África e na Àsia tornou-se independente. Mas ter governo próprio e participar da ONU nem sempre impediu que esses novos países continuassem subordinados á economia da antiga metrópole (ou seja, submetidos ao neocolonialismo)
Ao mesmo tempo, os países pobres ganhavam consciência de que tinham seus próprios problemas e que, para resolvê-los, era preciso haver uma mudança na ordem mundial. Perceberam que faziam parte do Terceiro Mundo e queriam superar o subdesenvolvimento.

2006-08-20 05:44:34 · 2 respostas · perguntado por Evellyn 2 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

2 respostas

quero abordar outro ângulo deste assunto, de fato, tudo após a segunda guerra se dinamizou, mas a estratégia é antiga. Se de um lado há esse dispêndio corporativo por parte de governos, em emprestar dinheiro de uma forma que os devedores nunca conseguirão pagar, por outro lado existe o interesse privado de investidores que desejam jamais ser alcançados em suas especialidades no mercado globalizado, e farão de tudo para manter seus monopólios intactos.

2006-08-20 06:50:34 · answer #1 · answered by Carlos Eduardo B 3 · 0 0

Oi, para mim essa consciência até hoje é uma fachada. se vc reparar grande parte dos paises do terceiro mundo vivem as custa dos grandes paises, e não pense que é por pura caridade. Nem pensar, questões economicas entram ai também.
Se um estado tem muito dinheiro em circulação (causando a inflação) ele vai procurar absorver a moeda e, fazer com que os paises do terceiro mundo adquiram dívidas das quais nunca conseguiram livrar.
Para esses países chegarem a um nível de desnvolvimento tem que se desligar dessas potências.

2006-08-20 05:55:12 · answer #2 · answered by ***Forever Now*** 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers