O artigo abaixo diz respeito à maneira ultrajante como esta revista de ***** se dirigiu a Dom Cappio.
Seja informado: não leia VEJA.
Dom Cappio merece o nosso respeito
Muito além da polêmica sobre o São Francisco, a revista Veja deveria ter a mesma dignidade.
Fiquei e continuo indignado, enojado da orquestração de Veja, edição 1926, de 12 de outubro de 2005, contra a heróica atitude de Dom Frei Luiz Flávio Cappio. Tanto que este é o último número da revista em que ponho as mãos e os olhos.
Começando pelos artigos dos Srs. André Petry e Roberto Pompeu de Toledo, que, pobres de espÃrito, não sabem, ou não querem, distinguir entre matar-se e entregar a vida. Pior: fazem afirmações que só posso atribuir à má fé. Dizer que Dom Cappio é incoerente – "Greve de coerência" – porque ele é contra o aborto e a eutanásia, mas é a favor do suicÃdio (sic) "no momento em que quer defender uma boa causa..." é, no mÃnimo, mostrar-se totalmente ignorante quanto a quem é Dom Cappio. E, se essa ignorância pode ser perdoável a quem só se interessa pela religião para atacá-la, não o é para uma revista do porte de Veja. Sua desfaçatez, Sr. Petry, vai ao extremo ao afirmar que "a greve de fome de Dom Cappio parece adequar-se melhor ao picadeiro da palhaçada do que à arena do protesto Ãntegro". Isso é achincalhar, além da honra do bispo em foco, a honra de seus familiares, dos demais cidadãos de Guaratinguetá e de todo cidadão de bem que conhece a alma nobre de Dom Cappio. Isso é achincalhar a honra de toda aquela população a quem ele doa a vida, não a partir da greve de fome que fez há poucos dias, mas há pelo menos trinta anos, quando abandonou tudo o que uma famÃlia de posses lhe garantia, para doar-se à quele povo pobre e sofrido do Nordeste brasileiro. Ou o Sr. chamaria de palhaço um São Francisco de Assis?
E que incoerência existe, Sr. Petry, em ter estudado com mestres da Teologia da Libertação e ser contra o aborto e a eutanásia? Acaso conhece o Sr. algum teólogo católico que, aberta e irrestritamente, defenda essas duas formas camufladas de assassinato?
Depois vem o culto Sr. Roberto Pompeu de Toledo tecendo grotesca comparação de Dom Cappio com os homens-bomba do Islã. Ora, Sr. Pompeu, deixar-se explodir para, junto com sua vida, tirar também a vida de dezenas de outras pessoas é a mesma coisa que entregar-se para que uma população inteira, que há séculos é espoliada de seus direitos mais fundamentais, tenha esses direitos minimamente que seja respeitados?
Se é de suicida atitude de Dom Cappio, suicidas também foram Gandhy, Albert Schweitzer, Maximiliano Kolbe, Irmã Doroty e muitos outros.
"A Igreja Católica fez seu ingresso no mundo do suicÃdio como instrumento da ação polÃtica nestes últimos dias, à s margens do Rio São Francisco, na pessoa do bispo Luiz Flávio Cappio." Não foi "nestes últimos dias", não, Sr. Pompeu, pois foi sempre contra interesses e poderes polÃticos que cristãos entregaram suas vidas desde os primórdios da Igreja. Se é suicida um Frei Cappio, suicidas foram todos os mártires da História, suicida foi o próprio Cristo, que veio deliberadamente para morrer por uma causa.
E para "coroar a obra", a reportagem assinada por Julia Duailibi, em nome de Veja, é simplesmente escabrosa. Mais que isso: é caluniosa, pois chamar Dom Cappio de "homem vaidoso e consciente do espetáculo que protagonizava" é jogar na lata de lixo exatamente a virtude que mais o caracteriza, desde a vida de seminário, em sua formação, até os dias de hoje: a humildade. Antes de mexer assim com a dignidade de uma pessoa, Sra. Julia, pesquise um pouco mais. Uma simples entrevista não a autoriza a desmoralizar assim quem quer que seja.
De mais a mais, o tempo dirá se o gesto de Dom Cappio resultou em nada. Momentaneamente, a Sra. pode até ter acertado. Não entenda, porém, momentaneamente dentro da pobreza e finitude do pensar humano. O Senhor da História é paciente. Há milhares e milhares de anos, desde o primeiro ser humano, Ele só quer semear o bem no coração de cada homem, de todos os homens. à exatamente o aparente fracasso de Cristo na cruz que até hoje atrai milhões e milhões em seu seguimento.
Quanto a ti, Veja, porque és parcial e escandalosamente tendenciosa, definitivamente adeus!
Antonio Bicarato é cidadão.
2006-08-20 19:04:21
·
answer #2
·
answered by Filósofo 3
·
0⤊
0⤋
QUEM SÃO OS DONOS DA VEJA?SÓ PODE SER UM CARA BEM RICO DO PFL OU PSDB. A VEJA É UMA REVISTA ALTAMENTE MENTIROSA, FAZ DE BOATO A VERDADE ABSOLUTA, MAS QUANDO É PRA MOSTRAR OS PODRES DE FHC, ALCKMIN, ACM, ELA MOSTRA BEM POUQUINHO SÓ PRA DISFARÇAR. FALTOU PAPEL HIGIÊNICO?REVISTA VEJA...
2006-08-20 12:09:56
·
answer #4
·
answered by marina sousa s 4
·
0⤊
0⤋