Não há dúvida de que a globalização nos obrigará este caminho. Também as alternativas à globalização, até para combatê-la, terão de adotar sistema semelhante.
Mas isso não se dá apenas por decreto. Quando da adoção do euro, observou-se enormes disparidades do mesmo produto em diferentes locais. O exemplo mais significativo foi a cadeia MC Donalds. Seus produtos tiveram alterações de até 400% em função da moeda única.
Não sou economista, mas sempre discordei da forma como foi feito. Estabeleceu-se uma data e naquele dia suprimiram-se as moedas de cada país. Em minha opinião, cada país deveria trabalhar concomitantemente com as duas moedas e promovendo gradualmente a substituição, para que fosse formando o lastro na moeda que permaneceria.
Aqui na América, talvez seja mais fácil em função de não termos uma cultura tão arraigada como na Europa, mas há muita discrepância de valores, especialmente de mão-de-obra, que devem ser reduzidas. O ideal é que fossem suprimidas.
Eu, bairrista assumido, tenho minhas restrições, pois isso trará como efeito colateral a aculturação dos povos, mas não há como evitar dentro de um sistema capitalista. Os valores deste sistema são mensuráveis apenas pela relação custo-benefício, não havendo mais lugar para valorização de sentimentos ou relações fraternas.
Mesmo com este meu posicionamento, acredito que pode facilitar a vida especialmente de nós que vivemos aqui tão próximo dos países platinos.
2006-08-20 04:29:08
·
answer #1
·
answered by gladimir g 4
·
1⤊
0⤋
Má idéia. Temos de levar em consideração que para o Euro ser implantado os países que queriam fazer parte da União Européia passaram por profundas modificações estruturais em sua economia e política para ter a moeda única. As diferenças ecônimicas entre os países membros da UE não são gigantes como aqui na América Latina. Lembrem-se que muitos países só puderam se juntar a UE depois de muito batalhar para alcançar os índices exigidos pela União. A União Européia em si existe a poucos anos, mas o projeto de unificação da Europa é bem antigo. Foram vários tratados, discussões, votações até o Estado atual.
Aqui na América Latina isso poderia causar profundas rupturas nos países mais pobres como Guiana ou Suriname. Esses países não possuem os mesmos indicadores economicos do Brasil. E mesmo o Brasil não possui uma economia estabilizada e forte para um projeto dessa magnitude.
Como implantar uma moeda única se o organismo comercial de união dos países da América Latina, o Mercosul não é unanimidade e volta e meia sofre críticas e perda de credibilidade?
Antes da adoção de uma moeda única é necessáriuo haver unanimidade economica e política em torno de um orgão sério e respeitado internacionalmente e pricipalmente entre seus membros.
2006-08-20 11:31:12
·
answer #2
·
answered by Alis C 2
·
1⤊
0⤋
Será algo muito bom, pois o Euro na Europa unificou mais o continente e certamente aumentou o turismo e as transações entre um país e outro. Já que o Mercosul está tendo um retorno positivo entre os países da América, porque não ter uma moeda única também.
2006-08-20 11:18:35
·
answer #3
·
answered by FernandaBH 1
·
1⤊
0⤋
Boa pergunta e excelentes respostas
O maior entrave à criação de uma moeda única à toda a América do Sul (e não à toda a América Latina), conforme indicado é a diversidade de sistemas tributários, sem dúvida.
Contudo, sendo firmado um compromisso (contrato), que consiga abranger as ações das nações participantes, seria um grande avanço em termos de comércio internacional.
Alguns comentaram que por tratar-se de países com baixa renda-per-capita, isso não ajudaria o Brasil.
Contudo, me lembrei de uma estória sobre dois comerciantes concorrentes que chegaram a uma vila isolada na África, com o intuito de instalar uma indústria de calçados. Ao perceberem que nenhum dos habitantes do lugar usavam calçados, um deles liga à sua matriz e informa que "ali não há mercado". O outro, por sua vez, liga e informa que o mercado não foi explorado e aconselha a empresa a instalar-se ali o quanto antes.
Estar à frente de um projeto de unificação de moedas, significaria começar a explorar mercados de uma posição privilegiada.
Espero que ajude.
Abs.
2006-08-20 17:30:53
·
answer #4
·
answered by RodrigoBluezz 3
·
0⤊
0⤋
Uma moeda só acho que não. Quem seria o dono dessa moeda? Criar um sistema monetário talvez possa ser interessante
2006-08-20 13:34:22
·
answer #5
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
0⤊
0⤋
Seria bom, mas utópico, nunca acontecerá.
2006-08-20 13:13:42
·
answer #6
·
answered by hiper 2
·
0⤊
0⤋
a europa ja tem adotado uma moeda unica que eh o euro, mas a inglaterra ainda esta resistente e continua usando a libra (ou o pound) que eh muito forte, adotar isso em outros continentes nada mais eh do que biblico. sobre isso eh outra questao.
2006-08-20 11:35:16
·
answer #7
·
answered by maribastos2002 5
·
0⤊
0⤋
Acho ótimo, sensacional! E desde ja sugiro o nome da moeda: Lulão!!!! Por exemplo: comprei uma bisnaga na padaria por 1 lulao e cinquenta centavos que bem poderia ser, 1 lulao e 50 marizas....
2006-08-20 11:23:25
·
answer #8
·
answered by mapla 2
·
0⤊
0⤋
Seria o AMÉRICO, MERCO, LATINO,.....mas seria interessante.....acho vai demorar muinto ainda.......se não implantarem A FOÇA o ALCÓOL, ALCO, ...... ALCA
2006-08-20 11:22:46
·
answer #9
·
answered by Marco R 2
·
0⤊
0⤋
nao e muito boas pois os paises da america latina sao muito diferentes e estao em constantes crises
2006-08-20 11:19:10
·
answer #10
·
answered by atirador_07 2
·
0⤊
0⤋