O petróleo é uma sopa de hidrocarbonetos de todo tipo. Além disso, é a principal matéria-prima para uma grande parte das nossas indústrias químicas.
Porém, certas moléculas de hidrocarbonetos são preferíveis em relação a outras. Essa preferência acontece especialmente pelo comprimento da molécula.
Já que existem hidrocarbonetos de todo tipo no petróleo, certamente vão existir moléculas grandes demais para as necessidades das indústrias químicas. É aí que entra o chamado "cracking"!
O "cracking" ou craqueamento serve para picotar essas moléculas muito grandes de hidrocarbonetos, reduzindo-as a tamanhos bons ou apropriados para as necessidades da indústria química. Boa parte do resultado do "cracking" é usado na própria refinaria, para produzir nafta, que é um precursor da nossa gasolina, por exemplo.
O craqueamento pode acontecer por dois métodos: aumento de temperatura ou uso de catalisadores. No primeiro caso, a temperatura é bem alta, por volta dos 800 graus Celsius, e as moléculas, além de trombarem uma contra às outras, estraçalhando-se, sofrem decomposição química. No último caso, a temperatura não precisa ser tão alta, porque os catalisadores aceleram as reações de decomposição química, digamos assim.
2006-08-20 03:56:11
·
answer #1
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
0⤋
porque no petroleo existem diversas frações de hidrocarbonetos, o petroleo é classificado e comercializado internacionalmente de acordo com o teor destas frações. Estas frações correspondem ao peso molecular das cadeias dos hidrocarbonetos.
O craqueamento consiste na quebra das moleculas grandes obtendo-se moléculas menores. O objetivo comercial deste processo é por exemplo craquear o diesel e obter assim gasolina. Este é apenas uma das aplicações do craqueamento, existem claro muitos outros processos por trás disso.
2006-08-20 11:00:22
·
answer #2
·
answered by Dom Diego 2
·
1⤊
0⤋
Cada tipo de petróleo tem suas características. O petrpleo da Venezuela é diferente do que existe no Oriente Médio, etc. Por este motivo cada refinaraia é projetada para um tipo especial de petróleo. O Coração da refinaria é a unidade de craqueamento, que consiste em aquecer o petróleo que em função de suas características geram os sub-produtos de interesse. Quando se aquece o petróleo quem primeiro vaporiza á a gasolina que coletada. Depois o óleo diesel e por ultimo o piche que é a "borra" do petróleo. Logicamente que outros sub-produtos existem na unidade de quebra ou craqueamento.
2006-08-20 19:05:15
·
answer #3
·
answered by Ronaldo M 5
·
0⤊
0⤋
porque no petróleo existem varios tipos de impuresas e contaminantes, o cracking é o processo de eliminação desses
compostos a níveis aceitáveis pelo mercado,diminuindo a poluição e melhorando a qualidade desse combustível.....o hidrogênio é o principal elemento usado nesse processo de limpeza, reduzindo por exemplo o nível de enxofre do petróleo.... até mais...........
2006-08-20 09:27:13
·
answer #4
·
answered by edival.junior 3
·
0⤊
1⤋