English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vOCÊ GOSTARIA QUE ELA VOLTASSE?

2006-08-20 01:46:59 · 11 respostas · perguntado por el_kbum 5 em Governo e Política Outras - Governo e Política

Nos anos de 1970, os centros e diretórios acadêmicos eram objeto de disputas acirradas entre a “esquerda” e a “direita”. Era comum haver muita conotação política e pouca preocupação acadêmica. As “ideologias” eram diferentes, mas os métodos de ação eram muito parecidos: Todos tinham um discurso “democrático”, dogmático. A maioria pertencia, “geograficamente”, à “turma do fundão”, só que de cantos diferentes. De um lado, os anticomunistas, pró-EUA, do outro, os antiimperialistas, pró-URSS. Eram capazes de decorar doutrinas políticas, mas, incompetentes para entender as aulas, ou fazer as lições de casa. Tinham a fórmula para resolver todos os problemas do mundo, por mais complexos que fossem; mas precisavam de “cola” para passar... Mesmo assim, desprezavam e hostilizavam quem se ocupava de algo que eles consideravam totalmente incompatível com o ambiente escolar: estudar!

2006-08-20 01:51:02 · update #1

No período da ditadura militar, na década de 60 e 70, os veículos de comunicação estavam sujeitos a uma forte censura executada por agentes da polícia federal. Naquela época, as produções artísticas tinham que passar pelo setor de censura antes de ser apresentadas em público. Isso quer dizer que a população só podia ver e ouvir o que a polícia federal previamente aprovasse. O objetivo era filtrar as “impurezas” dos veículos de comunicações. O objetivo era nobre, porém sua execução muito exagerada e a metodologia arcaica. Pode­mos até dizer que naquela época a conduta brasileira era controlada pela polícia federal através dos veículos de comunicação.

2006-08-20 01:53:42 · update #2

11 respostas

Durante a ditadura militar, todas as publicações e obras - livros, programas de tv e rádio, eram obrigadas a verificação de um grupo de censores. Os critérios eram subjetivos e iam desde os aspectos ideológicos e políticos, até os relacionados a costume. Os censores indicavam os trechos, e muitos casos, a obra toda que não poderia ser divulgada. Assim, algumas obras ficavam desfiguradas e sem sentido. Alguns autores já faziam parte de uma lista negra, como Chico Buarque, e suas músicas eram sistematicamente observadas. Dessas forma, o próprio autor fez músicas com duplo sentido, e o outras claramente contra o governo, como Apesar de Você.

2006-08-20 01:57:59 · answer #1 · answered by xiscat 5 · 1 0

Havia um controle rigoroso por parte dos chefes de estado. Tudo que pudesse colocar em risco a reputação moral dos cidadãos da ditadura, era motivo para ações punitivas muito graves. Os meios de comunicação eram controlados pelo Estado, a população não tinha liberdade de expressão para falar o que quisesse em relação à política, por exemplo. Eu via muita gente apanhando por motivos que, hoje em dia, seriam relevantes, já que vivenciamos uma "democracia". Só que, atualmente, há uma ditadura disfarçada de liberdade de expressão. O nosso povo acaba perdendo muito tempo com programações que a meu entender aliena, não educa. Cenas na televisão que ensinam a roubar, matar e prostituir,por exemplo. A gente acha corriqueiro e acaba aplaudindo. Para eles que estão no poder, quanto mais novelas e programas desse cunho moral, mais alienada fica a massa. No país da democracia o voto ser obrigatório. Imagine se não fosse, como ficariam os currais eleitorais. A mídia compactua com campanhas eleitorais, manipulando candidatos contra ou a favor da opinião pública. Lembra do Collor, a Globo o representou muito bem. E por ái vai um monte de porcaria, sobra da história política deste país.

2006-08-20 02:13:58 · answer #2 · answered by pink brother 3 · 2 0

A censura na ditadura militar ,funcionava da seguinte maneira.Tudo o que os militares autorizavam poderia ser vinculado a mídia,por exemplo.
Música,matérias jornalísticas,peças teatrais,etc.Tudo deveria antes ser visto por uma pessoa ligada aos militares ,para ver o teor da mesma.
Não gostaria que a censura,muito menos a ditadura voltasse.Acho que a nossa "liberdade" de expressão é a melhor forma que temos hoje de nos expressar,mesmo que não venha trazendo tanto resultado ,como podemos observar com nossos políticos atuais.

2006-08-20 02:07:15 · answer #3 · answered by Déa 3 · 1 0

Tudo que fosse dito ou escrito tinha que passas pelos órgãos do governo federal para ser filtrado.

2006-08-21 01:48:36 · answer #4 · answered by souzamacedo 4 · 0 0

os caras via filme porno e tiravam as senas importantes deixando so o papo filosofico barato no quarto antes e depois do taca-taca-na-botiaca.

2006-08-20 05:24:32 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Só se noticiava e se lia o que o governo "permitia". Mas na prática, a menos que vc se manifestasse publicamente, a coisa não era assim. O que tinha era muito mais consciência política e um interesse muito maior por parte do povo! Mais amor à Pátria! Mais lutas pelos direitos perdidos!
E o que temos hoje? Alienação, corrupção, bandidagem, valores invertidos e drogas comandando uma geração inteira! Vc acha MESMO que hoje não temos censura??? Me poupe!!!!

Gostaria sim, que a ditadura voltasse, mas sem os excessos cometidos anteriormente! Abuso de autoridade, temos ainda, mas com outros propósitos!

Garanto que não haveriam tantos desempregados e os péssimos salários de hoje!

2006-08-20 03:00:26 · answer #6 · answered by regina o 7 · 0 0

Quase que voltou. O Lula tentou pq tentou criar um conselho de imprensa, atravez do qual eles - do PT - controlaria a imprensa.
Pode?
Ainda bem que os jornalistas cheiraram na corda e combateram a ideia até que esse governo desistiu - mais um mico do pseudo presidente -

2006-08-20 02:13:37 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Eu não gostaria que ditadura voltasse, já temos dos nossos direitos presos ou njustamente omitidos numa época onde temos liberdade e livre expressão, se a ditadura voltar será o caos.

A censura no Brasil
O golpe militar no Brasil repercutiu intensamente em todo o mundo e, em Portugal, os principais jornais do país deram amplo destaque, em matérias de capa, à situação da ex-colônia. Um dos principais diários portugueses, o Diário de Notícias, destacou o golpe em grande manchetes:
Dia 1º de abril: “Golpe militar no Brasil – As tropas federais do Estado de Minas revoltaram-se contra João Goulart – O governador Magalhães ***** proclamou a separação daquele Estado, mandou redigir nova Constituição e dirigiu um apelo a todas as unidades do Exército para que se coloquem a seu lado”
Dia 2 de abril: “João Goulart abandonou Brasília – Carlos Lacerda eletrizou o Brasil ao unir-se aos revoltosos: a nossa luta não é contra vós mas sim contra o comunismo, declarou o governador aos fuzileiros navais. Ademar de Barros numa proclamação pela rádio: Não queremos infiltração de Moscou, de Pequim ou de Havana”
Dia 3 de abril: “A calma volta ao Brasil – Anunciada no Rio de Janeiro a vitória das Forças Armadas – Um milhão de cariocas desfilou desde a catedral da Candelária ao centro da cidade, cantando e rezando, numa manifestação impressionante que designaram de alegria e ação de graças por todo o Brasil por o Brasil ter sido salvo dos perigos do comunismo”
O golpe em 64 trouxe ao país um clima de medo e, aos poucos, foram surgindo as delações de opositores ao regime. A situação chegou a tal ponto que ninguém mais sabia dizer, com certeza, se o seu familiar, o vizinho ou o melhor amigo seria um informante do governo militar. Os veículos de comunicação foram um dos principais alvos do novo regime. Sodré (1983) explica que, logo nos primeiros dias, começou a destruição de qualquer resistência na imprensa:
Última Hora foi invadida e depredada; os jornais e revistas nacionalistas ou esquerdistas foram fechados; instaurou-se rigorosíssima censura no rádio e na televisão; numerosos jornalistas foram presos, torturados, exilados e alguns tiveram seus direitos políticos cassados

2006-08-20 02:02:26 · answer #8 · answered by GEREMI 2 · 0 0

Ei rapaz,ia responder mais você já falou tudo. Já posso escolher como melhor resposta.Agora lembre-se: A PIOR DEMOCRACIA AINDA É MELHOR QUE A MELHOR DITADURA. Um abraço de Chaguinha ACARI RN.

2006-08-20 01:59:28 · answer #9 · answered by Chaguinha Acari RN 7 · 0 0

as pessoas só poderiam agir de acordo com o que os militares achassem certo, era proibido a liberdade de expressão... só ia pro ar coisas que fossem do interesse deles, qualquer coisa contraria seria censurado... era muito difícil, por isso tanta gente foi exilada... pq naum aceitava e falava o que queria...

2006-08-20 01:54:57 · answer #10 · answered by Josy 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers