Sim, ele não tem amor próprio, quem não gosta de si mesmo, não pode gostar dos outros. "Ama ao próximo como a ti mesmo".
É imprescindível a autoestima, é a base, a estrutura da personalidade da pessoa, é ter dignidade, preservar a honra, ter um caráter íntegro...se não houver isso, não dá para esperar mais nada.
Salvaguarde à você mesma e aos seus filhos. Parece que ele mergulhou no fundo do poço e não quer aceitar a sua mão para subir, mas puxá-la para descer.
É triste, mas a melhor lição que você pode dar à ele é iniciar fazendo uma queixa na Delegacia da Mulher. Faça um relatório descrevendo os fatos pelos quais está passando, há quanto tempo ele vem se comportando dessa forma, quanto tempo ele fica te ofendendo, o que ele diz, que há a presença dos filhos menores, coloque o nome e as idades, como se sentem.
Não tenha vergonha de achar que com isso está se expondo, nós vivemos em sociedade e os serviços disponíveis devem ser acionados para nos auxiliar a resolver nossos problemas. Dessa forma você estará salvaguardando sua defesa, sua dignidade e a dos teus filhos. A melhor educação se dá pelo exemplo e talvez o teu marido não tenha tido um bom exemplo na casa dos pais, lamentavelmente; mas tem que erradicar essa cadeia de acontecimentos. A melhor educação se dá pelo exemplo, o dele está bem negativo e tudo está dependendo de você arcar em assumir uma postura firme diante de tudo isso, pois se continuar assim você não estará se dando ao respeito e isso também será um péssimo exemplo para as crianças, que também não vão ter noção desses valores que estão ausentes. Vão crescer inseguras, angustiadas e em consequência disso improdutivas na escola e depois no trabalho. Terão dificuldade de discernimento, pois se você não registrar as ocorrências, fica o dito pelo não dito e 'palavras o vento leva', você toma uma atitude sem deixar a situação bem esclarecida, ainda vai acabar passando por vilã da história perante terceiros também. Crianças que passam por situações dessa natureza ficam traumatizadas com casamento, terão dificuldade de se relacionar com os outros. Há muito mais, mas pelo que te descrevi já dá pra avaliar que nada se ganha sendo, mesmo sem querer, conivente com esse circulo vicioso.
Depois de registrar os fatos e dele ser (provavelmente)chamado na Delegacia, entre com pedido de separação, conversando com ele sóbrio. (Se não o chamarem na Delegacia da Mulher por esse motivo, que não envolve agressão física, insista em registrar de qualquer forma, pois é um direito seu e não espere ser agredida fisícamente para faze-lo. Na pior da hipóteses formalize o registro em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos e entregue a ele uma cópia. De qualquer forma, após ter tomado uma dessas atitudes ele vai te levar a sério.) Para conversar com ele sóbrio 'crie' o momento, vá esperá-lo na saída do trabalho com algum pretexto e converse firmemente.
Ele vai reagir, enfrente com altivez e se ele te ofender deixa ele falando sózinho. Não volte atrás, pois ele vai querer convence-la, mas será que cumprirá? Faça o que seu coração mandar. Até pode ser um paliativo, mas não suspenda os procedimentos até ter segurança. Enquanto estiverem na mesma casa, se ele voltar a fazer isso de querer falar inconveniências, tranque-se no quarto dos seus filhos, coloque algodão e tapa ouvidos em você e neles, rezem baixinho, para renovarem sua fé e se concentrarem em outro assunto, durmam em paz, para poder enfrentar um novo dia, pensem que na manhã seguinte o sol brilha para todos.
Se ele puder/quiser se recuperar vai faze-lo, mas só depois de perde-los. Dê um tempo para ele fazer a escolha da vida que quer levar, sabendo que não vai compatibilizar bebida e família, ou deixa de beber e fica com vocês ou fica sem vocês e continua a beber. A escolha, a opção vai ser dele, pois você já terá feito a sua. Não se acabe, se ele quer se acabar que o faça. Tenho uma amiga que passou por situações terríveis com o marido por causa disso, ficaram separados um bom tempo, ela acabou criando 3 filhos sózinha e depois voltaram, tiveram mais uma filha. Fiz o possível para ajudá-los, pois os conheci há vinte anos atrás, após terem a menina e até consegui, pois ele trabalhava comigo, várias vezes fui buscá-lo no bar e levá-lo para casa em horário de trabalho, conversava, mas não adiantava. Fiz os dois estudarem, se especializarem. Ele me xingou e depois agradeceu, mas continuava bebendo. Acabei dando-lhe uma suspensão e por um bom tempo ele parou de beber, mas não é fácil largar o vício totalmente.
Ela também tornou-se alcóolatra, após o falecimento do pai dela (uns 6 anos atrás). Hoje os dois convivem bem, mas estão com graves problemas de saúde.
2006-08-20 13:04:48
·
answer #1
·
answered by santista 6
·
0⤊
0⤋
Eu vivi a mesma situação que vc e por 4 anos tentei segurar o casamento, mesmo passando por muitas humilhações que os alcoólatras sujeitam a sua familia. Sei muito bem o que é lutar por amor, mas aprendi que se a pessoa que bebe não se vê como um alcoólatra, se acredita que está se divertindo, ninguém pode faze-lo mudar. Aprendi isso freqüentando o Al-ANON que é um grupo de ajuda aos familiares dos alcoólatras. Acho que vc pode procurar aí onde mora e ver se te ajuda. Hoje eu não frequento mais pois, meu marido decidiu sair de casa para que as coisas não piorassem. Acho que ele tinha medo de ser violento comigo, e principalmente, porque quer liberdade para viver na boemia sem responsabilidade pela familia. Fiquei arrasada mas, vou superar e sei que vc também pode, embora não seja nada fácil. Sorte e força .
2006-08-20 16:11:54
·
answer #2
·
answered by esperança 3
·
0⤊
0⤋
Sugiro que você procure um bom terapeuta e um bom advogado, pois você está precisando de ambos. Cuide da sua saúde e de seus filhos. Tenha coragem e fé em Deus. Lute pela paz e pela harmonia sempre. Tome as decisões que seu coração mandar e seja feliz.
2006-08-20 12:57:50
·
answer #3
·
answered by compaixão 2
·
0⤊
0⤋
Converse com ele (sóbrio)pergunte se ele está feliz com o estilo de vida q leva, se é assim q ele pensa criar os filhos, como ele acha que as crianças se sentem em ver o pai no estado de embriaguez insultando a mãe deles, se ele espera algo de respeito dessas crianças no futuro.
Apesar amiga q tenho que ser sincera contigo, se o seu marido já bebia de solteiros boba de ter casado com ele, agora se ele começou a beber depois de casados vc tem q ver o q levou ele ao vício e para te ser mais sincera ainda, se vc mesmo fala q acabou o respeito, pense melhor na situação e pergunte se é isso q vc quer para sua vida e a dos seus filhos e tome uma decisão.
Hj em dia ñ é fácil educar filhos sozinha mas, por outro lado educar-los mal seria pior.
Escute seu coração e tente dar um novo rumo a essa história.
2006-08-20 06:41:18
·
answer #4
·
answered by elibethkel 7
·
0⤊
0⤋
respeito é a base.
amor próprio vc tem que ter.
dialogo, vcs presisam ter.
amor = se existir dos 2 lados, vale a pena insistir e lutar pra melhorar.
agressões de nenhum tipo devem ser aceitas.
familia é tudo. Porém tem que ser unida e feliz!
calma, tudo tem jeito.
Mas, se não existir mais amor e respeito é melhor sofrer a separação antes que seja tarde.
2006-08-20 02:32:57
·
answer #5
·
answered by deboraslopesg 4
·
0⤊
0⤋
Calma. Olhe pra tras, de repente vc fez alguma coisa que o fez mudar...
2006-08-20 00:47:20
·
answer #6
·
answered by silvarobertocem 4
·
0⤊
0⤋
Sim porque depois da babedeira pode vir a agressão a ai todos saem machucados, e as crianças podem ter problemas futuros, resolva isto agora, senão sera muito tarde e você pode ter problemas ainda mais graves!!!
2006-08-19 23:56:29
·
answer #7
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Penso que a melhor solução ainda é o diálogo. Claro que, com lucides e sem bebida. Sugiro que tente um momento a sós, em um lugar fora do lar . Um passeio a dois , algo desse tipo, para uma conversa franca. E é claro, o fundamental; coloque esta situação para Deus, para Ele ñ há impossiveis. Insista com o Senhor, clame, jeme e chore aos pés do Deus todo poderoso Jesus Cristo. Ele vai te dar vitória
2006-08-19 23:22:17
·
answer #8
·
answered by nina 2
·
0⤊
0⤋
Se vc já tentou de todas as formas melhorar esse relacionamento q está muito difícil , vcs tem q dá um tempo pra ver q com sua ausência ele queira mudar para tê-la de volta . pq do jeito q está vai muito difícil mudar alguma coisa. Abraços
2006-08-19 23:21:34
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olha se afasta, se ele gosta de voce e de seus filhos, ele vai melhorar, se não vc separa.
2006-08-19 23:18:31
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋