Há várias formas de estudar a personalidade, temperamento, comportamento, etc.
Há cerca de 2500 anos, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, classificou o temperamento da espécie humana em quatro tipos básicos:
Sangüíneo, típico de pessoas de humor variado;
Melancólico, característico de pessoas tristes e sonhadoras;
Colérico, peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos, com predominância da bile;
Fleumático, encontrado em pessoas lentas e apáticas, de sangue frio.
Para Petroviski (1985), são conhecidos vários sistemas básicos para explicar a essência do temperamento, dos quais os primeiros têm somente interesse histórico. O primeiro sistema (humoral), liga o estado do organismo com a proporção dos sucos (os líquidos e humores) que circulam pelo organismo, foram destacados os seguintes temperamentos: sangüíneo; colérico; fleumático e melancólico. O segundo sistema (constitucional) se apoia nas diferentes constituições do organismo e sua estrutura física. A tipologia constitucional representa uma abordagem ao estudo da relação entre características físicas e psicológicas. As duas Teorias mais aceitas, e utilizadas são as de Kretschemer e Sheldon. Jung classificou os homens em extrovertidos e introvertidos. A Teoria do temperamento de Pavlov, que liga os tipos de temperamentos com a atividade do sistema nervoso central, que é a mais aceitável pela sua aplicabilidade no esporte e a Teoria das dimensões primárias de Eysenck, que uniu alguns pontos das Teorias de Jung e Pavlov.
2006-08-19 05:52:39
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
0⤋
Deve ter sido vc. Afinal, "sanguinio", "melancolo", "colerico" e "freumatico", devem ser novos perfis...
2006-08-20 09:48:23
·
answer #2
·
answered by mariana s 3
·
0⤊
0⤋
Colérico, sanguÃneo, melancólico e fleumático. Nem tente tirar suas conclusões achando que essas palavras correspondem a nomes de doenças ou de quaisquer adjetivos. Nada disso. Você pode estar preste a iniciar um processo de autoconhecimento, pois essas palavras dizem respeito aos quatro tipos de temperamentos básicos do homem, segundo a psicologia. O temperamento nada mais é do que a combinação de caracterÃsticas congênitas, a própria natureza do homem. Cada um de nós herdou de nossos pais e avós virtudes e defeitos que compõem o nosso temperamento, o qual vai sendo moldado e acrescentado pelo meio em que vivemos. Mas, como é possÃvel identificar o temperamento especÃfico de cada indivÃduo?
à possÃvel fazer essa identificação sem o auxÃlio de um psicólogo. “Há uma vasta bibliografia sobre o tema. Até mesmo na internet é possÃvel fazer a análise”. Ao fazer a análise, é bem provável que cada pessoa encontre caracterÃsticas dos quatro temperamentos, o que é normal, acrescenta o psicólogo. No entanto, um temperamento irá predominar, sendo considerado dominante.
A teoria dos temperamentos teve origem entre 400 a 450 a. C com Hipócrates. Ele afirmava que a predominância de fluidos determinava o tipo de comportamento de cada indivÃduo. Esses fluidos que circulavam em nosso corpo eram associados a diversas cores. O temperamento sanguÃneo, segundo essa teoria, está relacionado a sangue, força, portanto, essa pessoa se caracteriza por ser inconstante e instável. à um tipo de pessoa muito emotiva, que se compadece diante do sofrimento dos outros. à alegre, vibrante, otimista, embora seja bastante desorganizada. O melancólico está associado ao fluido de cor preta e tem uma forte tendência a depressão. Essa pessoa geralmente é hipocondrÃaca, perfeccionista e introvertida. O temperamento Colérico predomina a cor branca ou amarela e se destaca por ser uma pessoa de emoções fortes. à autoritário, auto-suficiente, orgulhoso, egoÃsta e prático, não é calculista como o melancólico. O fleumático está relacionado a humor, portanto é uma pessoa que possui senso de humor, porém é introvertida. à indiferente diante das diversas situações da vida, lento, apático, de sentimentos calmos e emoções vagarosas.
Cada temperamento possui aspectos positivos e negativos, não havendo assim um temperamento que possa ser considerado superior ou inferior em relação aos demais. “Não existe um melhor temperamento ou um pior temperamento. Existe um temperamento bom a uma determinada situação ou circunstância”
2006-08-19 12:53:54
·
answer #3
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋
Fui eu que fiz, e agora cobro direitos autorais. vc me deve 200 mil.
2006-08-19 12:41:40
·
answer #4
·
answered by WhiteCat 4
·
0⤊
0⤋