Não encontrei nenhuma fonte que confirme o que a Clarissa disse, mas faz sentido pra mim. Por outro lado, este é um erro de linguagem.
Doutor é que defendeu uma tese de doutorado. O título é dado à quem acrescentou algum conhecimento original à humanidade, por menor que seja.
Chamar advogados, médicos e dentistas de "doutor" é um coloquialismo da nossa língua que se perpetuou. Como a Clarissa já disse.
Agora, convenhamos... os caras do doutorado estudam 14 a 15 anos da vida antes de terem um emprego e ganham metade do que os médico e os advogados. Eles criam tecnologias e tornam nossas vidas melhores (a cada "pentium" novo que é lançado, por exemplo)... mas ouse não chamar um advogado de doutor?... hehe... viva a língua portuguesa.
2006-08-18 16:09:49
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Advogado é doutor?
Terça, 30 de Agosto de 2005
O Juiz de Direito Antônio Marreiros da Silva Melo Neto continua querendo obrigar o porteiro de seu prédio a chamá-lo de “doutor”. Inconformado com a sentença de ¹ª instância que teve o bom senso de julgar improcedente seu pedido, o magistrado apelou ao TJRJ para tentar garantir o tratamento cerimonioso.
Em um primeiro momento acreditei que este era apenas mais um daqueles casos que, de tão bizarro, não merece sequer um comentário. Foi quando descobri que no Orkut, há comunidades criadas exclusivamente com o intuito de debaterem se advogados e médicos têm ou não o direito de ostentarem o título de “doutor”.
Pior: em algumas delas, advogados “defenderam a tese” (as aspas são inevitáveis) de que o Decreto Imperial de 1º de agosto de 1825, que criou os cursos de Ciências Jurídicas no Brasil, conferiu aos advogados o título de doutor e, por não ter sido expressamente revogado, ainda estaria em vigor (!?).
Tiraram do baú uma norma com 200 anos de história para justificarem o “dr.” antes do nome… Querem ser doutores nem que seja por decreto!
É óbvio que esse decreto jamais poderia ter sido recepcionado pela Constituição de 1988, por sua escancarada afronta ao princípio da igualdade. Além do mais o art.53, VI, da Lei de Diretrizes Básicas garante às universidades a atribuição de conferir graus, diplomas e outros títulos. Assim, evidentemente, só é doutor quem tem um diploma universitário de doutor. Não é necessário ser doutor em Direito para se saber disso…
Entre tantos disparates, salva-se o preciso comentário do doutor em lingüística Max Guimarães, na comunidade Dr. é quem tem doutorado:
É preciso saber dimensionar devidamente a questão, e não se restringir aos limites de tempo e espaço da história do Brasil. Em primeiro lugar, não é em todo lugar do mundo que médicos e/ou advogados recebem o tratamento de doutor. Em segundo lugar, a terminologia doutor vem sendo usada internacionalmente para designar os que têm o máximo grau acadêmico (em qualquer área) desde antes do tal decreto imperial no Brasil, e desde antes de médicos/advogados receberem o tratamento de doutor fora do Brasil. Aliás, naquele decreto, a palavra doutor não foi escolhida aleatoriamente. Foi escolhida porque era uma palavra internacionalmente conhecida e usada para se referir aos intelectuais de grau mais avançado na academia. Aquele decreto imperial, sim, é que foi um roubo. Foi roubo de uma terminologia amplamente em uso no contexto internacional para outros fins. Tal forma de tratamento estava associada a status, e seu uso, desde então, vem perpetuando essa visão estúpida e preconceituosa de que medicina e direito são profissões mais nobres que as outras. E todo médico ou advogado que faz questão de se tratado dessa forma (e que trata a si mesmo e a seus colegas de profissão dessa forma) está contribuindo ativamente para a perpetuação dessa mentalidade. É verdade que, naquele tempo, no Brasil, só havia graduação em medicina e em direito. Logo, os médicos e advogados brasileiros eram portadores do mais elevado grau acadêmico que se podia atingir no Brasil. Mas, naquele mesmo tempo, já havia, fora do Brasil, programas acadêmicos de doutorado stricto sensu.
Historicamente, o doutorado corresponde aO GRAU MÁXIMO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. Nos primórdios da Universidade, havia uma quase coincidência entre “grau máximo” e “grau”. Eram pouquíssimos os que entravam para a universidade… e estes se rachavam de estudar por quanto tempo fosse necessário, e saiam de lá com O GRAU MÁXIMO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA existente. Não havia meio termo. Aos poucos que concluíam esse percurso, era concedido o título de DOUTOR. Isso quer dizer que os médicos de antigamente eram doutores, assim como os filósofos, os matemáticos, etc. Este título de doutor habilitava o ondivíduo a formar novos doutores. A palavra doutor não foi escolhida aleatoriamente. A origem etimológica de doutor vem de DOCTOR, que em latim significa “ensinador”, e de DOCERE, que em latim significa “ensinar” (veja que a raiz etimológica da palavra remonta ao trabalho intelectual acadêmico, e não à prática clínica ou jurídica). Naquela época, a carreira acadêmica era praticamente inevitável. Um doutor em filosofia ou matemática não tinham muito o que fazer depois, além de formar novas gerações de filósofos e matemáticos. Mas, com os doutores em medicina, era diferente. Havia MUITO o que se fazer. E, fora da academia, os médicos eram merecidamente chamados de doutores, pois eles realmente o eram. Como o trabalho dos matemáticos, gramáticos e filósofos não eram tão visíveis para o cidadão comum, a palavra “doutor” acabou sendo usada como sinônimo de “médico”. Naquele tempo, isso fazia sentido. Hoje, isso é anacrônico, e as pessoas continuam chamando médicos de doutores por força de um hábito secular.
Depois, com a expansão do conhecimento, com certas mudanças na dinâmica da sociedade, com a necessidade de se ter mais e mais gente formalmente educada trabalhando em vários campos, com o aumento gradativo do número de pessoas que passaram a ter acesso às Universidades, e o aumento gradativo do próprio número de Universidades, o sistema acadêmico foi incorporando níveis intermediários, que acabaram prolongando o tempo necessário para se chegar ao tal grau máximo de formação acadêmica. Isso fica muito mais claro em línguas como o inglês. Em português, dizemos graduação (para bacharelado e licenciatura) e pós-graduação (para mestrado e doutorado). Em inglês, o que se diz é “undergraduate degree” (para bacharelado e licenciatura) e “graduate degree” (para mestrado e doutorado). Ou seja, é a mesma coisa que usarmos o termo SUBGRADUAÇÃO ou PRÉ-GRADUAÇÃO para bacharelado e licenciatura, e GRADUAÇÃO para mestrado e doutorado. Esta terminologia anglo-saxã é bem mais transparente quanto às origens das hierarquias entre cursos acadêmicos. Portanto, é absurdo querer mudar (na força bruta) o nome do título daqueles que têm o grau máximo de formação acadêmica por causa da homofonia que o nome desse título tem com uma forma de tratamento dada aos médicos em linguagem coloquial.
2006-08-21 10:54:32
·
answer #2
·
answered by fernandopoli 2
·
1⤊
0⤋
NO BRASIL SE ESTIVER DESCALSO É MÃO NA CABEÇA, SE ESTIVER DE JEANS É VC, SE ESTIVER DE SOCIAL É SENHOR E SE TIVER DE TERNO E GRAVATA, DOUTOR. O QUE VALE É A APARENCIAL.
2006-08-18 17:01:46
·
answer #3
·
answered by ATECUBANOS 4
·
1⤊
0⤋
Vc disse bem. São chamados de doutor. Para ser doutor, é necessário que defenda tese de doutorado. Os advogados, quase em sua totalidade não são doutores. Brasileiro tem essa mania de chamar todo mundo que tem curso superior de doutor. E se tiver dinheiro também vira doutor. Quem não defendeu tese de doutorado é bacharel. Não sei se estou muito certo nessas afirmações. Outros mais inteligentes que eu certamente me corrigirão se eu estiver errado
2006-08-18 16:04:01
·
answer #4
·
answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4
·
2⤊
1⤋
Antigamente os filhos dos Coroneis, Fazendeiros, eram mandados para estudar no Rio de Janeiro, voltavam Baixareis de Direito (advogados) ou formados em medicina (médicos) e esses eram chamados de doutores. Assim esta expressão se tornou popular no Brasil.
2006-08-18 16:01:52
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Dr.? Só para quem terminou um doutorado. Caso contrário...kkkkkkkkkkkkkkk...é fulano mesmo e, sem medo de cara feia...kkkkkkkkkkkkkkk...
2006-08-19 03:13:14
·
answer #6
·
answered by Zuo 3
·
0⤊
0⤋
Poeta Louco tá certíssimo...
Prá se chamar "Doutor" neste país, basta ter uma posicãozinha mais elevada na sociedade...
Com dinheiro é fácil...
Enquanto os verdadeiros Doutores neste país ficam em segundo plano, dando aulinhas em faculdades...
Vi uma reportagem dias atrás onde se falava sobre o não incentivo às pessoas se doutorarem, visto que a iniciativa privada não disponibiliza vagas para eles, pois alguém, com tese em Doutorado, trabalha quase sempre em pesquisas e nosso país não é exatamente um país dedicado a isto...
Quando precisamos de tecnologia, importamos...
Falava-se nesta reportagem, sobre o número de vagas que se abriria neste país, caso a iniciativa privada desse alguma ênfase nas pesquisas, pois para cada Doutor empregado nesta área, abre-se um leque enorme de vagas em torno dele, visto ser uma área onde o profissional precisa de muito auxílio...
Acho que para cada Doutor empregado, abre-se mais de 20 vagas em função dele...
Mas enquanto a iniciativa privada não toma esta iniciativa de investir em pesquisa, por falta, talvez de incentivos do governo, os poucos que fazem Doutorado neste país ficam dependendo exclusivamente de empregos nas faculdades públicas ou se mandam para o estrangeiro...
Precisa-se mudar isto urgentemente, pois se continuar assim, somente os ricos e os não merecedores continuarão a serem chamado Doutores...
Abração,
Eduardo
2006-08-18 16:15:35
·
answer #7
·
answered by maloquero_zona_leste 3
·
0⤊
0⤋
É uma questão de hábito, antigamente era um sinal de respeito chamar as pessoas "formadas" de doutor, mas na verdade, nem médicos, nem advogados, nem engenheiros, etc. na maioria o são, os doutores de verdade são aqueles que após formarem-se, fazem suas pós-graduações, defendem suas teses e tornam-se primeiro mestres, e depois doutores..."Doutor em..."
2006-08-18 16:11:18
·
answer #8
·
answered by mona.st 2
·
0⤊
0⤋
talvez por quererem parecer mais importantes
2006-08-18 16:02:12
·
answer #9
·
answered by SHADOW 3
·
0⤊
0⤋
Pq virou costume
2006-08-18 15:58:52
·
answer #10
·
answered by Daniel L 3
·
0⤊
0⤋