English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Amenhotep IV, conhecido posteriormente como Akhenaton, foi um grande Faraó durante a 18ª Dinastia no Egito. Casado com a bela e lendária rainha Nefertiti e pai do Faraó-menino Tutankhamen, foi considerado herege por ter implantado em sua nação politeísta o culto a um Deus Único referido como "Aten". Sua família sofreu uma terrível perseguição e, após a misteriosa morte de seus membros, seu nome e imagem foi varrido das inscrições, provavelmente com o intuito de que o mundo jamais lembrasse de tão notáveis hereges.

2006-08-18 13:55:32 · 3 respostas · perguntado por Ma 3 em Artes e Humanidades História

3 respostas

Talvez se vc pensar q depois Moises faria o mesmo, o q vc acha?
Eu acho que Amenhotep IV foi um pouco dos três, foi mistico porque sentia as sutilezas do mundo divino, foi um visionario pq levou seu pensamento adiante, pensando q outros iriam segui-lo, e foi um louco pq todo gênio, visionário ou mistico são um pouco loucos, pois quebram a rotina e se dedicam a algo totalmente avesso ao que os outros se dedicam. valeu?

2006-08-18 14:08:16 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Um político.

Ele não instituiu o monoteísmo. Ele subverteu a ordem do panteão egipcio, colocando Aton como a principal divindada solar, no lugar de Amon e de Rá. Com isso, ele tbm subverteu a hierarquia sacerdotal da época, deixando os sacerdotes dos deuses 'rebaixados' longe do centro do poder, e se instituindo como principal sacerdote de Aton.

O panteão não era unificado. Deuses eram cultuados em alguns locais e não em outros. Amenhotep trouxe um deus local e colocou-o no lugar mais preponderante.

2006-08-21 20:59:07 · answer #2 · answered by anita 2 · 0 0

Um Mistico.

2006-08-18 22:15:53 · answer #3 · answered by acossados 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers