Há alterações climáticas naturais que se produzem ao longo de grandes períodos de tempo. São causados por:
Ciclos solares;
Variação da excentricidade da órbita terrestre em volta do Sol;
Variação da inclinação do eixo da Terra;
Precessão do eixo de rotação terrestre.
Vulcanismo
Queda de meteoritos
Não se conhece evidência de que estas alterações tenham significado em termos de alterações climáticas, à escala da duração da vida humana, quando comparadas com as causas antropogénicas.
Segundo a teoria de Milankovitch (1941), as variações da insolação induzidas pelos movimentos da Terra seriam responsáveis pelas grandes modificações passassadas do clima do planeta e nomeadamente pela sucessão dos ciclos glaciários e inter-glaciários do Quaternário.
Observou-se que por volta de 1645 e 1715 poucas manchas solares foram vistas na superfície do Sol. Este período é chamado de Mínimo de Maunder, em memória do astrónomo inglês que o estudou.
O Mínimo de Maunder coincidiu com uma fase de prolongado clima frio a que se costuma referir como "Pequena Idade do Gelo". A ligação entre os dois acontecimentos, contudo, é difícil de estabelecer.
Uma das mais importantes causas naturais é a do vulcanismo que, sendo responsável por grandes emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, bem como de poeiras, interfere com os padrões climáticos.
Aquecimento Global / efeito de estufa da atmosfera, aumento do contraste térmico entre as regiões quentes e frias, alteração dos regimes térmicos, degelo, subida do nível médio das águas do mar, submersão de áreas fluviais-marítimas ocupadas por fortes densidades populacionais com funções urbanas e industriais;
Mudanças na circulação atmosférica (ex: aumento de frequência das situações de bloqueio do Anticiclone dos Açores) e oceânica: emergência de El Niños, alteração da regulação termohalina, diminuição da corrente Deriva do Atlântico Norte, alteração de localização dos centros de pressão atmosférica e dos ventos, mudanças nos regimes pluviométricos;
Alterações na Biosfera e Pedosfera: desequilíbrios nos ecossistemas, diminuição da biodiversidade, degradação dos solos, diminuição da resiliência de algumas espécies, extinção de espécies, surgimento de espécies adaptativas;
Aumento de catástrofes naturais: furacões, inundações, secas/desertificação, fogos;
Alterações no ciclo Hidrológico: alteração no suprimento de água doce mudanças nos ecossistemas naturais e na agricultura;
2006-08-18 10:07:51
·
answer #2
·
answered by Alice S 2
·
1⤊
0⤋
Por que estamos depredando o meio ambiente. Porque que os EUA não respeitam o protocolo de Kioto. Os maiores poluidores do ar atmosférico são os proprios. Portanto, as mudanças climáticas são causadas pela depredação humana. Veja a Amazonia o que está se transformando.
2006-08-19 07:39:10
·
answer #3
·
answered by jorjão69 3
·
0⤊
0⤋
Efeito estufa, el niño ... devido a poluição e desmatamento.
2006-08-18 10:04:03
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
Tem relação com aumento da temperatura no oceano. A maioria dos estudiosos acredita que ocorre devido a efeito estufa que se agrava a cada ano com aumento de emissão de gás carbônico.
2006-08-18 10:02:28
·
answer #5
·
answered by SabeTudo 3
·
0⤊
0⤋