O Cristo foi fabricado na França, pelo mesmo construtor da Estátua da Liberdade, sendo, inclusive, maior que ela. É feito de estrutura metálica revestida por pedra sabão. Suas partes foram levadas pelo bondinho que hoje serve para uso dos visitantes.
2006-08-19 17:03:05
·
answer #2
·
answered by Má 1
·
1⤊
0⤋
HISTÓRIA
O primeiro nome do Corcovado foi dado pelos portugueses, no século 16: Pináculo (ou Pico) da Tentação, em alusão a um monte bíblico. Mas foi só no século seguinte que o morro recebeu o nome pelo qual o conhecemos hoje, por causa de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.
Em 1921, a idéia da construção de uma estátua de Cristo, sugerida pela primeira vez pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, em 1859, é retomada para marcar a comemoração do Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. Nesse mesmo ano, há uma assembléia para discutir o projeto e o local para edificação. Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio também estão na disputa, mas o primeiro acaba sendo o vencedor. Já em 1922, 20 mil pessoas fazem um abaixo-assinado pedindo ao presidente Epitácio Pessoa a permissão para edificação da estátua, e a pedra fundamental é lançada em 22 de abril.
No ano seguinte, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa é escolhido, através de concurso, para construção do monumento. Em setembro, é lançada a Semana do Monumento, para arrecadação de fundos para as obras. De mil-réis em mil-réis, a Comissão do Monumento conseguiu arrecadar os dois mil e quinhentos contos de réis que precisaria para realizar a obra.
Finalmente, em 1927, começa a construção da estátua, depois que maquetes de diversos tamanhos foram executadas. Os cálculos foram feitos por Silva Costa, auxiliado por Pedro Viana da Silva e Heitor Levy, que residiu, durante todos os anos da construção, em um barracão de madeira ao pé do canteiro de obras do monumento. Todo material de construção era levado do ponto final da linha Ferro do Corcovado até o topo do morro, a 710 metros de altura, por um sistema chamado funicular, de cabos acionados por um motor que proporcionavam a tração dos carrinhos em que as peças eram colocadas.
A festa de inauguração acontece no dia 12 de outubro de 1931, com a presença de Getúlio Vargas, então chefe do Governo Provisório.O desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald, e a execução da escultura é do escultor polonês de escola francesa, Maximillien Paul Landowski.
ESTRADA DE FERRO
Todo o material necessário à obra e os operários que participaram da construção do Cristo foram transportados ao Corcovado pelos trens da ferrovia que liga a rua Cosme Velho ao alto do Corcovado. Inaugurada em outubro de 1884 pelos engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares, essa foi a primeira via férrea construída no Brasil com fins exclusivamente turísticos e também a primeira a ser eletrificada. Na época, ninguém acreditava no valor do empreendimento e reza a lenda que, ao assinar o pedido de concessão, o conselheiro Manuel Alves de Araújo acrescentou ao despacho: "Estrada de Ferro para o Corcovado? Engraçado! Deferido!"
INAUGURAÇÃO
Diversas solenidades marcaram a inauguração da estátua. As comemorações começaram com a Semana Nacional do Cristo Redentor, iniciada em quatro de outubro de 1931, quando se reuniu no Rio o Congresso Católico, com a participação de cerca de 50 bispos e arcebispos de todo o Brasil. Na manhã do dia 12, considerado ponto facultativo pelo Governo, houve uma missa celebrada por Dom Sebastião Leme, nomeado pelo papa para dar a bênção ao monumento. Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório e todo seu ministério estiveram presentes aos eventos, do quais só puderam participar autoridades eclesiásticas e civis e membros da Comissão Promotora.
O cientista italiano Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo sem fio, foi convidado a inaugurar a iluminação do monumento. Um sinal elétrico seria emitido do iate Electra do cientista, na baía de Nápoles, na Itália, e seria captado por uma estação receptora instalada em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, acendendo as luzes do Cristo. Mas o mau tempo impediu o sucesso da operação e a estátua acabou sendo iluminada diretamente do Rio.
2006-08-18 16:22:44
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Se levaram o Cristo do Corcovado até o Pão de Açucar, aí só podem ser aliens... brincadeira... Foi executado em concreto armado, com fôrma, método tradicional no Brasil. Ah, já naquela época já existia estrada para acessar a maior pare do morro do Corcovado.
2006-08-18 19:29:16
·
answer #4
·
answered by Marcos W 3
·
0⤊
0⤋