sobre as de ouro , na mineracao usa-se mercurio para capturar o ouro. O mercurio eh um metal que nao sai do nosso corpo quando ingerido, e causa doenca.
2006-08-18 07:35:37
·
answer #1
·
answered by Cherry c 6
·
0⤊
0⤋
quando tratamos com desrespeito o meio ambiente ele se degrada. Ao se degradar, começa a se deteriorar e, com isso, perderemos aquilo que um dia foi saudável. Surgem os sinais da erosão: são voçorocas, são rachaduras, são metamorfoses patogenesicas do solo. O solo lixiviado pelas águas, tem carreado toda a sua cobertura fértil, tornando estéril, salino e ácido. O solo erodido pelo vento e pelo sol, de igual modo, termina por adquirir acidez e salinidade. Ao explorar-se uma jazida, seja ela qual for, uma agressão se inflige ao solo, quebrando um frágil equilíbrio do bioma. Quantos microorganismos são destruídos pelo simples fato de um humano ter invadido uma área até então preservada? São vermes, bactérias, fungos, todos muito úteis para o perfeito equilíbrio do ecossistema que passam a sofrer agressões contínuas, só com a presença do bicho-homem no local. e eu nem falei ainda em cavar!!! Precisa?
2006-08-21 18:34:02
·
answer #2
·
answered by joviniano s 3
·
1⤊
0⤋
Prezada Melissa,
As consequências da exploração de jazidas minerais sõ muitas, e em diferentes graus. Alguns aqui antes de mim já respoderam alguns destes impactos, como por exemplo a poluição pelo mercúrio quando da extração de ouro.
Entretanto, poderiamos relacionar causas diferentes para cada tipo de exploração de jazidas para cada minério.
Um exemplo muito interessante está no livro "COLAPSO" recém lançado pelo autor americano Jared Diamond, que mostra os danos ambientais causados aos rios e solo do Estado de Montana nos Estados Unidos, devido à extração de cobre, especialmente após a exaustão da jazida, quando as minas são abandonadas sem prática adequada, o que gera liberação de resíduos químicos que em contato com a água do solo e outras substâncias, se transforma em ácido sulfúrico, matando e queimando a vegetação e esterilizando o solo.
Há ainda aspectos de degradação causados por efeitos indiretos da exploração de jazidas, como por exemplo:
O desmatamento causado para abrir trilhas e estradas, ou mesmo para permitir o assentamento e acampamento dos trabalhadores, muitas vezes em habitações precárias, sem qualquer processo de recolhimento de água e esgoto que são lançados "in natura", degradando o ecossistema.
Há métodos de exploração extremamente agressivos, como por exemplo a extração de areia de barrancas de rios, que destrói a mata ciliar e deixa desprotegidas as margens aumentando a erosão e com isso o assoreamento dos rios.
Há o abandono de jazidas çomo aconteceu em Serra Pelada, que após a lavra manual, deixou para trás uma enorme cratera que atualmente formou um lago com águas poluídas, cujo custo de restauração seria imenso, e que portanto continua lá sem qualquer providência corretiva.
Há o reflexo na fauna e na flora, uma vez que a invasão e ocupação humana acaba desequilibrando o ecossistema.
Muitas vezes há a necessidade de construção de portos ou mesmo de ferrovias cortando áreas de mata virgem, como ocorreu em Carajás, que afeta não apenas o prímetro imediato destas intervenções, mas também secundáriamente toda a população de animais que vivem na região.
No caso da exploração de carvão, há enorme emissão de partículas e fuligem na atmosfera, o mesmo acontecendo com as jazidas de calcário que é matéria prima essencial à fabricação do cimento.
Ou seja, há enormes impactos, e muito diferentes para cada caso de exploração de jazidas minerais, entre os quais citei alguns casos que conheci mais de perto.
Espero ter ajudado
2006-08-21 10:03:21
·
answer #3
·
answered by Ponto de Vista 3
·
0⤊
0⤋
A exploração de jazidas causa a degradação do meio ambiente. significa que voce tera o desmatamento, enormes buracos sao feitos devido a escavação, contaminação da terra e da agua devido aos produtos quimicos, etc. Ex de degradação ao meio ambiente é Serra Pelada.
2006-08-20 06:31:11
·
answer #4
·
answered by tulsa0039 3
·
0⤊
0⤋