Hyperion, tu já viu o filme Efeito Borboleta? Se a resposta for não, por favor, olhe. É muito interessante! Efeito Borboleta é um filme que enfoca, entre outras coisas, a teoria do caos. O título vem de um tradicional exemplo usado para explicá-la: "uma borboleta que bate asas na China e causa um furacão na América". A grosso modo, a tese afirma que a evolução da ordem de um sistema depende de sua situação inicial.
Efeito borboleta tb é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. O Efeito Borboleta faz parte da Teoria do Caos, a qual encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas (Engenharia, Física, etc), médicas (Medicina, Veterinária, etc), biológicas (biologia, zoologia, botânica, etc) ou humanas(Psicologia, Sociologia, etc), arte ou religião, etc, áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo.Esse tipo de efeito quando restrito a uma ou duas variáveis, fixando-se as demais, tende a ser simples e aí, somente nesta situação não natural ou limítrofe, é que as leis da ciência clássica podem demonstrar a previsibilidade de um sistema fechado. Neste caso aumenta a rigidez sistêmica e o Efeito Borboleta pode ser mapeado de forma bastante simples. Alguns estudiosos afirmam que deixa de existir, porém, é sabido que a resultade de determinado cálculo quando passa a ser dado numérico de outro (e assim por diante), influi em seu resultado, portanto, atua o Efeito Borboleta. Isto foi descoberto (quase por acaso) por Edward Lorenz quando estava trabalhando com previsões meteorológicas no MIT e verificou a influência ocasionada em sistemas dinâmicos quando são feitas alterações muito pequenas nos dados iniciais inseridos em computadores numéricos programados para fazerem cálculos em série.
2006-08-18 06:53:14
·
answer #1
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋
O próprio "realismo fantástico" alimenta estas idéias. Não foi à toa que os americanos copiaram muito das maquetes e prospectos de espaçonaves produzidas por cientistas alemães na 2ª Guerra e fizeram experências sem sucesso, a não ser no desenvolvimento de foguetes e dos supersônicos.
Certas ocorrências de OVNI´s tornaram-se mais freqüentes depois da expiação "americana" e como forma de alienação, de que mexeria com a imaginação dos humanos a possibilidade de existir vida em outros planetas, isso em plena guerra fria ou para justificá-la, visto a corrida espacial...
Aliás o mistério criado no entorno do Castle Wolffsteinn, de que haveria um portal para outra dimensão foi alimentada pelos americanos, baseados nos projetos secretos de uma ala da SS de Hitler. Foi daí que surgiu um outro mito: de que Hitler não teria morrido e estaria vivendo com uma civilização avançada no coração da amazônia.
Recentemente assisti um documentário em que cientistas do CEU estão desenvolvendo uma máquina do tempo e um portal para 2035.
Sugiro um doc: "Quem somos nós?", sobre física quântica.
2006-08-18 15:06:31
·
answer #2
·
answered by minuano 2
·
0⤊
0⤋
Imaginemos...
você vive na terceira dimensão, portanto pode ver várias criaturas que vivem na segunda dimensão, ali no chão se rastejando, andando para frente e para trás, esquerda e direita, sem saber que existe um mundo "acima" e "abaixo".
Você vai lá e pega uma dessas criaturas, tirando-a do chão.
As outras vão comentar umas com as outras:
-puxa, ele desapareceu diante dos nossos olhos, aqui deve existir um portal que vai para outra dimensão...
2006-08-18 12:13:18
·
answer #3
·
answered by ugra 4
·
0⤊
0⤋
Existe a teoria das cordas, mas acho que não se aplica ao nosso dia a dia
2006-08-18 12:10:10
·
answer #4
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋