English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que a atual revista “Planeta” é o único legado dessa escola fundada por Louis Powells e Jacques Bergier?

2006-08-18 05:02:20 · 2 respostas · perguntado por Hyperion 3 em Artes e Humanidades Livros e Autores

2 respostas

Realmente Hyperion, o único legado é esse ou/e O Despertar dos Mágicos... Isso se tornou quase a "Santa Aliança" contra o saber, a organização destinada a fazer desaparecer certos segredos, que o próprio Jacques Bergier denominou.
A visão pluralista e sem amarras intelectuais da escola chamada Realismo Fantástico iniciada por Louis Pauwells e Jacques Bergier, no que pode ter sido o melhor livro do século XX, O Despertar dos Mágicos nos mostra um olhar bem interessante sobre enigmas de todos os tempos, civilações perdidas, Nazismo e Ocultismo, Sociedades Secretas.
O realismo fantástico, segundo os autores do livro, é a disposição de investigar o mundo sem os "preconceitos" ditados pelo "cientificismo" e o "intelectualismo" da era moderna. Nas palavras de Louis Pauwels: "Há superstições antigas e modernas. Para certas pessoas, nenhum fenômeno de civilização é compreensível se não admitirmos, nas origens, a existência da Atlântida. Para outros, o marxismo chega para explicar Hitler".
Em "O despertar dos mágicos", a Alquimia é levada a sério, e os resultados dos alquimistas, como transformar chumbo em ouro, podiam ser antecipações ainda mais sofisticadas das transformações nucleares da Física Moderna. A História é revista, podendo ser o produto de uma guerra entre sociedades secretas, regidas pelos "Superiores Desconhecidos". Hitler e o nazismo seriam uma tentativa de uma sociedade mística prevalecer sobre outra tecnocrática. Contando assim, parece piada; mas os autores levam a cabo seus argumentos com elegância, profundidade e erudição, amparados num monumental trabalho de pesquisa.

2006-08-18 06:41:17 · answer #1 · answered by Pandora 5 · 0 0

Foi carcomido pelo fim da transmissão dos conhecimentos através da oralidade em detrimento do apogeu das novas tecnologias.
O gosto pelas lendas urbanas, seitas, sociedades secretas, do mundo fantástico dos HQ, p. ex., desaparece na medida que é substituido por outras parafernálias, onde não vale mais comprar revistinhas, livros de ficção, mas sim, assisitir a filmes feitos a partir do "Realismo Fantástico", de maneira que você consuma o "herói/personagem", os bonecos de Jason, as espaçonaves gigantes da Tron Corporation etc....

2006-08-18 14:50:36 · answer #2 · answered by minuano 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers