Rodrigo Diaz de Vivar, também conhecido como "El Cid", foi um líder político e militar da Espanhal medieval. Nascido e criado na corte do reino de Castela, tornou-se um importante general, lutando contra os mouros na Reconquista.
Na Wikipedia tem mais informações sobre ele, e parece que são bastante acuradas.
Espero ter ajudado em algo!
2006-08-18 04:26:21
·
answer #1
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋
Conhecido com o El Cid (Senhor) Campeador (mestre militar), Rodrigo Diaz de Vivar é uma das figuras guerreiras mais famosas da Espanha. Órfão de pai, foi criado no palácio do rei Fernando I e junto ao filho do monarca, o príncipe Sancho. Além de ter sido um militar brilhante , era um homem culto (estudou letras e leis).
Já moço, Rodrigo foi o braço direito do príncipe Sancho e guerreou junto a ele na batalha de Graus, Llantada e Golpejera, época na qual foi armado cavaleiro e portador da bandeira régia. A fama do El Cid havia apenas começado.
Ao morrer Fernando I (primeiro rei de Castela), o reino é divido entre os filhos: Dom Garcia (Galícia), Dom Afonso (León), Dom Sancho (Castela) e Dona Elvira e Dona Urraca (Zamora). Sancho não satisfeito com divisão tenta unificar os territórios com a ajuda do El Cid, dando início a guerra dos três Sanchos. Pouco depois, ficou conhecido como el campeador após vencer um duelo com um cavalheiro navarro.
Mais foi com a morte de Sancho em Zamora que a sorte do El Cid tomou um rumo inesperado e sua grande capacidade militar foi ignorada pela ira e a inveja do irmão do falecido monarca Afonso.
Foi então que o Rei Afonso o condenou ao desterro e El Cid inícia sua vida como soldado independente junto a um pequeno mais eficaz exército. Seu primeiro destino foi Zaragoza, a serviço do mouros, onde aos poucos foi ganhando respeito e conseguiu vencer outras batalhas.
Porém com o perigo da invasão almorávide em Valência, O rei Afonso lhe perdoou e lhe restituiu suas posses. Mais por um mal entendido o monarca lhe desterra por segunda vez. Nos dez anos seguintes, a fama do El Cid cresceu de forma espetacular ao ponto ser chamado de el Mio Cid.
Resumindo, El Cid foi um cavalheiro que fez parte de uma época onde as diferenças religiosas entre cristãos e muçulmanos eram resumidas a uma variedade de interesses econômicos.
Na cidade de Burgos, perto de Vivar (aldeia onde nasceu), uma estátua foi erigida em sua homenagem e seus restos jazem no Monastério de Cardenha. (Eu estive lá)
2006-08-18 20:38:53
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É mais conhecido como "El Cid", foi um guerreiro que defendeu a espanha contra os mouros e ajudou a unificar o país.
2006-08-18 11:34:56
·
answer #3
·
answered by ariadne_ns 2
·
1⤊
0⤋