English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

procedimentos de inserção de áudio no flash.

2006-08-18 02:27:21 · 1 respostas · perguntado por girlene tolentino 1 em Computadores e Internet Outros - Computadores

1 respostas

TRABALHANDO COM SONS

SOUNDS (SONS)

Qualquer interface ou apresentação em Flash ganha uma nova dimensão quando se adiciona uma trilha sonora ou efeitos sonoros nos eventos de mouse e menus. No Flash 5 é possível importar além de arquivos .WAV (e outros formatos menos conhecidos), arquivos MP3. O recurso de exportação de som com compressão MP3 gera arquivos com tamanhos bastante reduzidos, sem perder muito na qualidade do som. Contudo, embora o problema tenha sido reduzido, e muito, não desapareceu. Não é possível inserir trilhas sonoras muito longas e com qualidade excepcional sem que o arquivo final seja grande demais. Por isso, é importante definir os níveis de compressão de áudio de acordo com o tipo de projeto – para a Internet, para CD-ROM, para conexões velozes, etc.

Há várias maneiras de utilizar áudio no Flash. Os sons podem ser executados continuamente, independentes do eventos da linha do tempo, podem ser associados a eventos de botões, ou sincronizados com a animação.

Há recursos de efeitos, tais como : fade in e fade out, passagem de um canal para outro e somente em um dos canais..

Podem-se usar dois tipos de sons no Flash, sons ligados a eventos e sons contínuos (ou em looping). Todos os sons de eventos devem ser totalmente baixados para poderem ser executados, pois precisam estar disponíveis imediatamente para os eventos. Já os fluxos de som podem começar a tocar logo que uma parte inicial tiver sido baixada. O restante será baixado gradativamente junto com o filme, enquanto a parte baixada já está sendo apresentada ao usuário que acessar o Web site.

O tamanho final do filme em Flash com som dependerá da qualidade de som (nível de compressão) utilizada e da duração do trecho do som. Quanto mais alto o nível de qualidade, maior será o arquivo, o mesmo acontecendo obviamente, com sons de maior duração.

Para inserir sons em filmes no Flash, é conveniente criar um Layer exclusivamente para eles. Se for utilizado mais de um som, deverá ser criada uma Layer para cada som. Sons de camadas diferentes se sobrepõem.



FORMAS DE UTILIZAR SONS NO FLASH

Você pode utilizar sons no Flash de várias maneiras :

* Dentro de Symbols – Button, Movie Clips e Graphics;
* Diretamente na Timeline principal;
* Associando sons a KeyFrames;
* Criando trilhas sonoras.

FORMAS DE APLICAR SONS NO FLASH

As formas mais utilizadas para aplicar sons no Flash são :

*

Selecionando o som na Library (menu Window – Commom Libraries – Sounds) e arrastando-o ao local desejado;
*

Importando-o através do comando menu File – Import.

CONFIGURANDO SONS NO FLASH

Após criar a Layer e atribuir os sons, devem-se definir algumas opções no painel Sound (menu Window – Panels – Sound).



Este painel possui as seguintes opções:

Effect: Tipo de efeito aplicado ao som. Você pode usar:

None: nenhum efeito.

Left Channel: reproduz o som apenas no canal esquer­do (estéreo).

Right Channel: reproduz o som apenas no canal di­reito (estéreo).

Fade Left to Right: desloca o som do canal esquerdo para o direito.

Fade Right to Left: desloca o som do canal direito para o esquerdo.

Fade in: aumenta gradualmente a amplitude do som.

Fade Out: diminui gradualmente a amplitude do som.

Custom: permite criar efeitos exclusivos. Para isso deve-se clicar no botão Edit.

Edit: Permite editar o efeito do som.

Sync: Configura a sincronização.

Event: sincroniza o som de acordo com a ocorrência do evento, ou seja, toca o som a partir do Frame em que foi inserido e é executado o som inteiro indepen­dente do número de Frames da Timeline.

Start: semelhante ao evento, porém, se o som já esti­ver em execução uma nova instância do som será cri­ada e começará a ser executada.

Stop: para a execução do som específico.

Stream: sincroniza o som de acordo com o Frame. Se o usuário parar a execução do Movie, o som pára tam­bém.

Loops: Define a repetição do som. Valor 0 (zero) significa que o som ficará em Loop, ou seja, será executado repetidamente. Se você especificar um valor diferente, será o número de vezes que o som será executado.

EXPORTANDO FILMES COM SONS NO FLASH

A taxa de amostragem (número de variações captadas de uma onda sonora em um determinado período de tempo) e o grau de compressão dos sons exportados tem impacto direto não só no tamanho, como também na qualidade do som resultante. Quanto maior for a compressão, menor será o arquivo gerado, e mais sofrível será a qualidade do som gerado.

O Flash 5 oferece a possibilidade de definir os parâmetros de compressão de cada trecho de som utilizado no filme, individualmente. Tais parâmetros são definidos na biblioteca. Se você não definir parâmetros individuais para um determinado som, o Flash utilizará os valores padrão, que podem ser definidos na caixa de diálogo Publish Settings ou na caixa de diálogo Export Flash Player.

No momento em que for exportar o filme, você poderá optar por usar os parâmetros definidos individualmente para cada som, ou ignorá-los e definir novos parâmetros na caixa de diálogo Publish Settings. Isto é bastante útil quando se quer produzir versões diferentes de um mesmo filme. Filmes destinados á distribuição pela Internet devem ter arquivos menores, mas se forem distribuídos por outros meios, como CD-ROM, o tamanho do arquivo final não terá muita importância, e você poderá utilizar níveis menores de compressão para obter áudio de alta fidelidade.

Veja em seguida os métodos de compressão disponíveis no Flash 5, e suas opções. Para ter acesso à Sound Settings, utilize o comando menu File - Publish Settings e pressione um dos botões Set. Há dois botões Set, sendo um para cada tipo de evento, Stream e Event.



Compression : para ter acesso ás opções de compressão de áudio.

Disable: Não aplica qualquer compressão.

ADPCM: Essa opção define a compressão de 16 bits de dados, sendo ideal para exportar sons multo curtos, como os utilizados em eventos de botões. As opções associadas a este formato são:

Convert Stereo to Mono: Converte áudio estéreo em mono, misturando os canais esquerdo e direito.

Sample Rate: Define a taxa de amostragem do arquivo de som gerado. Quanto mais alta a amostragem, melhor a qualidade do som e maior o tamanho do arquivo. O valor mais baixo recomendado é de 11 KHz (5 KHz não chega a ser satisfatório nem mesmo para voz). A opção de amostragem mais utilizada na Web é de 22 KHZ. A opção de 44 KHZ gera som de alta fidelidade, comparável a de CDs de áudio, mas também gera arquivos multo grandes.

ADPCM Bits: Define o número de bits utilizados no processo de codificação do som. A opção de 5 bits produz som de melhor qualidade e arquivos maiores.

MP3: Exporta os sons com o conhecido método de compressão MP3. Procure sempre usar MP3 para exportar filmes com trilhas sonoras longas. As opções relacionadas com MP3 são:

Bit Rate: Define a taxa máxima de bits dos arquivos de som gerados pelo MP3. Utilize 16Kbps, ou mais, se for exportar música. Repare que se você selecionar 16 Kbps ou menos, a opção Convert Stereo to Mono é desativada.

Quality: As opções possíveis para este parâmetro são : Fast (rápido), Medium (médio) ou Best (melhor). Para conteúdo apresentado na Web a melhor opção é Fast. Para conteúdo a ser apresentado a partir de HD ou de CD-ROM utilize Medium ou Best.

Raw: exporta o som em seu formato original, sem utilizar qualquer compressão. Com essa opção estão disponíveis os parâmetros Convert Stereo to Mono e Sample Rate.

veja a fonte por favor

2006-08-20 17:48:17 · answer #1 · answered by Fiapo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers