LNG = GNL
O GNL é o gás natural liquefeito por meio da redução da sua temperatura a -162 ºC à pressão atmosférica normal. Em volume, nas condições métricas padrão (15ºC e 1,013 25 bar), o GNL ocupa cerca de 1/600 do GN em estado gasoso.
A bordo do veículo, o GNL é armazenado a baixa pressão em tanques isolados termicamente e com capacidades que podem variar entre 50 a 550 litros. O reabastecimento do veículo deve ocorrer pelo menos uma vez por semana, para prevenir diminuição de capacidade de armazenagem devido a evaporação.
O isolamento dos reservatórios, por muito eficaz que seja, por si só não pode manter a temperatura baixa. O GNL é armazenado como produto criogénico, ou seja, em estado liquído à temperatura de evaporação. No caso da água em ebulição (100ºC) a temperatura mantém-se constante durante a mudança de fase de líquida para gasosa mesmo que se continue a fornecer calor. Isto acontece devido à evaporação. De forma análoga, o GNL mantém-se praticamente a temperatura constante (-162ºC) se for mantido a uma mesma pressão e desde que o vapor (GN na fase gasosa) seja libertado do reservatório. Se isso não se verificar, a pressão e temperatura no interior do reservatório aumentará. No entanto, mesmo a cerca de 7 bar, a temperatura do GNL não será superior a cerca de -128ºC.
Quais são os benefícios do GNL?
Os numerosos benefícios do GNL estão a conduzir a uma cada vez maior valorização do seu potencial como combustível para o transporte em veículos pesados. Estes benefícios incluem:
Elevada densidade de energia. Como é um líquido, uma maior quantidade de GNL pode ser armazenado num espaço mais pequeno. Conseguir o melhor rácio volume/peso é uma consideração importante em veículos.
Velocidade de combustão. Veículos pesados podem ser abastecidos em quatro a seis minutos, e a composição do combustível pode ser determinada com um alto grau de precisão pois a maior parte do GNL produzido para veículos tem agora 99% ou mais de metano. Este controlo da composição do gás natural resulta em sistemas de combustível e motores afinados com mais precisão, os quais levam à optimização do desempenho e portanto a maior economia de combustível e a emissões mais baixas.
Entrega e disponibilidade. O GNL é muitas vezes transportado em camiões reboque que carregam mais de 40 mil litros, em pequenos camiões cisterna e reboques, vagões ferroviários, e navios metaneiros para GNL com capacidades que atingem os 114 milhões de litros. Os camiões reboque de GNL são muitas vezes utilizados para reabastecer postos GNL, tal como se entrega o gasóleo ou a gasolina.
Investigações em andamento prometem reduzir o custo das instalações de abastecimento de GNL, produzir reservatórios de combustível mais leves e aumentar a eficiência dos motores.
Foram assinados contratos para o abastecimento de GNL com fornecedores como a Nigerian Liquified Gas (NLNG), que permitem abastecer uma parte do consumo total de GN do país. O GNL é descarregado no terminal metaneiro de Sines, inaugurado em Janeiro de 2004.
Ali junto ao terminal o GNL, na sua quase totalidade, é regaseificado e injectado na rede. Uma pequena parte é transportado, ainda em fase liquefeita, para as várias Unidades Autónomas de Gás (UAGs) existentes no país. Nas UAGs o GNL é regaseificado em injectado em redes locais. A empresa responsável pela operação e manutenção do terminal de Sines é a Transgás Atlântico .
Estações de abastecimento de GNL e LCNG
LCNG é gás natural comprimido (GNC) produzido a partir de gás natural liquefeito (GNL). Em zonas distantes da rede de gás natural, a instalação deste tipo de estações é vantajosa.O GNL chega à estação por via rodoviária, em camiões, sendo as principais componentes da estação de GNL as seguintes:
tanque criogénico para armazenagem do GNL (normalmente, com capacidade entre os 50 mil e os 100 mil litros);
tubagem (pode ser isolada por sistema de vácuo)
bomba;
permutador de calor;
abastecedor;
painel de controlo.
Uma estação LCNG tem, em relação à de GNL, mais uma bomba, um vaporizador e um abastecedor . Neste sistema, o GNL à temperatura criogénica (-162ºC) e a baixa pressão é convertido em GNC, com consumos de energia inferiores aos de uma estação de compressão. A potência requerida pelo sistema bomba/vaporizador é 1/10 a 1/20 à de um sistema de compressão tradicional.
Para determinados veículos, a autonomia necessária não é conseguida com o GNC. Nestes casos, a utilização de GNL traz vantagens. Uma estação LCNG pode abastecer tanto veículos a GNL como a GNC, mantendo a aparência de uma estação de abastecimento convencional.
2006-08-24 15:42:15
·
answer #1
·
answered by giselle_calais 3
·
0⤊
0⤋
Acho que é um trem a energia.
2006-08-25 14:26:37
·
answer #2
·
answered by sou de mais 2
·
0⤊
0⤋
ok
2006-08-24 20:20:04
·
answer #3
·
answered by tulsa0039 3
·
0⤊
0⤋
The Atlantic LNG facility located in Point Fortin, Trinidad is comprised of three LNG
trains using the Phillips Optimized Cascade LNG Process and each producing
approximately 3.3 MTPA of LNG. The fourth LNG train will be designed for a nominal
production capacity of approximately 5.2 MTPA, which is the world’s largest LNG Train
currently under construction.
In this paper we present the design premise for the fourth LNG train and discuss how the
basic “Two-Trains-in-One” concept was maintained whilst taking the capacity to the
higher production level. The changes to layout, equipment, piping and instrumentation
are addressed, as are the dynamics of the plant operating with such high throughputs. The
selection processes for major equipment in the process are also discussed.
General areas of concern were addressed during the conceptual phase of the project, and
we discuss how these concerns were overcome. The paper also discusses some of the
decisions made concerning the use of multiple pieces of equipment versus going to larger
2006-08-24 17:25:56
·
answer #4
·
answered by xereta 4
·
0⤊
0⤋
jsyjaq345y4trehndf
2006-08-24 12:32:48
·
answer #5
·
answered by Dilson Martins 3
·
0⤊
0⤋
xcupa max n xei
2006-08-23 17:15:38
·
answer #6
·
answered by maria s 1
·
0⤊
0⤋
É simplesmente um trem, comum movido com um combustivél diferente chamado. LNG. que nada mais é do que um Gás Natural Liquefeito (LNG) é gás natural que, quando arrefecido até temperaturas próximas dos -160° C (-260° F), condensa-se para o estado líquido tornando-o seguro e económico para o transporte para longas distâncias.
2006-08-23 12:13:26
·
answer #7
·
answered by Igor Aleksander 1
·
0⤊
0⤋
Sei lá que trem é esse sô !!
2006-08-18 09:20:34
·
answer #8
·
answered by anjo33190 5
·
0⤊
0⤋
é um trem que é movido a Gás Natural...
Liquid Natural Gas!
ok?
2006-08-18 07:30:48
·
answer #9
·
answered by rocsoledade 6
·
0⤊
0⤋
não sei
2006-08-18 07:29:13
·
answer #10
·
answered by Sou da Paz 3
·
0⤊
0⤋