Porque já existe "farei", "será atendida" e "chamarei" há muito tempo. Não sabia?
Não sei se é verdade, mas já ouvi uma história, que não se deve colocar gerúndio após um verbo no infinitivo.
2006-08-17 14:51:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋
O gerundismo veio de traduções ao pé da letra do inglês. Onde não levou-se em consideração as formas gramaticais corretas já existentes na nossa língua portuguesa, que é o futuro do presente do indicativo. Como esse mania popular se difundiu amplamente, as pessoas tendem a pensar que está correto devido ao fato de todos utilizarem essa forma, por mais que inconscientemente. Todavia, o gerundismo é um erro gramatical na língua portuguesa, pois esta não aceita a formação de locuções verbais salvo quando estes são formados pelos verbos estar, ter. Exemplo de formas corretas: ''Estou tendo problemas com a linha de produção.''; ''Tenho tido problemas com a linha de produção.''. Quando da utilização de locuções verbais com outros verbos, utiliza-se o primeiro no presente do indicativo (estou, está, estamos, etc) e o seguinte na sua forma do gerúndio (fazendo, comendo, etc), entretanto somente para indicar que uma ação é executada naquele momento.
2006-08-18 04:52:37
·
answer #2
·
answered by psyphx 2
·
1⤊
0⤋
A regra gramatical eu não me lembro não. Mas vamos combinar muito verbo (ação) em uma mesma frase não fica certo. No seu exemplo: Vou fazer.... A ligação será atendida...... Vou chamar.....Veja, como fica melhor não é mesmo?
2006-08-17 14:58:02
·
answer #3
·
answered by Flor de liz 5
·
1⤊
0⤋
Eu vi uma vez uma aula onde o professor disse que na lingua portuguesa não se pode usar 3 verbos consecutivamente. Por isso já é um erro, e outra é que isso é uma construção da lingua inglesa (pra usar um dos seus exemplos: Vou estar fazendo = I´ll be doing) que algum gênio pra dizer que é inteligente empregou e todo mundo copiou. Ao invés de usar "vou estar fazendo" fica bem melhor e mais bonito o simples "Farei".
2006-08-17 14:52:38
·
answer #4
·
answered by Don Vito 3
·
1⤊
0⤋
Gerúndio é uma coisa, gerundismo é outra.
Você pode usar o tempo verbal gerúndio na frase numa boa, só que ele só pode ser usado no presente ou, quando no futuro, você teria que usar em substituição de outra ação, por exemplo: "Ainda estarei fazendo a prova quando você estiver chegando."
Gerundismo é como é chamado o exagero dos atendentes de telemarketing que não precisa de exemplos, todos conhecemos muito bem. rs
2015-01-04 13:40:04
·
answer #5
·
answered by Astarte_rj 6
·
0⤊
0⤋
Porque simplesmente via de regra não se deve narrar o que a 1 º pessoa está fazendo no tempo futuro , viu como o português é fácil.
2006-08-21 06:09:02
·
answer #6
·
answered by Fabricio G 1
·
0⤊
0⤋
O gerúndio em si não é errado, o problema é que o povo brasileiro é naturalmente gago, e não consegue falar no gerúndio, em vez de falar, por exemplo: fazendo, querendo; falam, fazeno, quereno e ainda para avacalhar mais, eles botam o verbo IR na oração e isso vira um desastre.
Vejam as orações que seguem.
Atendendo ao telefone:
Vou estar fazendo pesquisa, a fim de obter melhores detalhes.
Estarei fazendo pesquisa, a fim de obter melhores detalhes.
Estou fazendo pesquisa, a fim de obter melhores detalhes.
Você percebeu as diferenças entre as orações?
A introdução do verbo IR na primeira oração é uma desgraça total, isso porque; eu vou estar fazendo pesquisa, - o gerúndio estará correto? não; a ação, quando ocorrerá? Agora? Amanha? da'qui há um mês?
Na segunda oração; estarei fazendo pesquisa; melhorou; mas a ação continua indefinida.
Na terceira oração; estou fazendo pesquisa; ha! agora sim: o gerúndio está no ponto certo, isso porque a ação está em tempo corrente, o atendente está agindo no presente momento, o fato está em andamento.
è crivel que agora você poderá tirar as conclusões do gerundismo ou do gerunditite agudo.
É válido lembrar ainda que o verbo IR indica um movimento. Se eu digo eu VOU. Eu estou prestes a encetar uma caminhada, que pode ser hoje, amanhã ou quando eu bem quiser, logo não se pode inserir em uma oração que não indique isto.
Nós brasileiros deveriamos usar o infinitivo, nos exemplos indicados ficaria assim: eu estou a fazer pesquisa, para obter melhores detalhes.
2006-08-18 08:56:17
·
answer #7
·
answered by Pitt-Bull 5
·
0⤊
0⤋
Além de certo, é muito bonito. Bonito porque isso prova que a língua tem vida própria (e não por causa da beleza da forma).
Porém, do jeito que a coisa vai, vamos ter logo, logo um "portinglês", um inglês aportuguesado bem capenga, sem conjugações de tempos.
2006-08-18 06:30:14
·
answer #8
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
0⤋
É considerado errado porque o gerúndio só pode ser usado para falarmos sobre o PRESENTE.
Mas tornou-se um vício. E até complicado, pois é mais prático dizer "vou fazer" do que "vou estar fazendo".
2006-08-17 15:38:00
·
answer #9
·
answered by Liz 5
·
1⤊
1⤋
O gerundismo é produto da tradução mal feita (feita por tradutores automáticos tipo google) de textos escritos em inglês, especialmente para telemarketing.
É feio, chato, irritante e ridículo.
2006-08-17 14:54:20
·
answer #10
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋
Gerundismo é uma forma particular de barbarismo que consiste no uso exagerado de verbos no gerúndio. Ocorre particularmente no Português brasileiro, quando se trata de expressar ações no tempo futuro: "vou estar telefonando", "vamos estar publicando o artigo na próxima semana", "vamos estar fazendo uma reunião". O uso excessivo do recurso estigmatizou seu uso e provocou muita polêmica quando a sua correção. A forma em si é gramaticalmente correta.
2006-08-17 14:53:03
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋