English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

A partir das cruzadas, os europeus tiveram contato com os árabes, a civilização mais desenvolvida em termos de tecnologia e ficaram boquiabertos com o que eles tinham e com sua riqueza e a partir daí começaram a importar suas mercadorias (que não eram só árabes, mas havia muita coisa oriunda da Índia e China).
Mas foi a partir das grandes navegações que iniciou-se o processo de globalização, claro que bem diferente da atual, mas foi a primeira vez que os povos de diversas partes do mundo tiveram acesso a mercadorias de diversas partes da terra.

-Por exemplo, aqui no Brasil temos a cana (Índia)
, o café (africano), o coco e o caju (Índia).
-A Espanha levou para o mundo o chocolate (asteca) e a batata

2006-08-17 21:28:52 · answer #1 · answered by DeBarros 7 · 0 0

Claro, na medida que valores e culturas entram em contato umas com as outras já pode-se considerar como globalização. só naum pode expandir tanto esse conceito
Abraço

2006-08-18 12:07:33 · answer #2 · answered by thatymoc 2 · 1 0

Não.

A globalização é um fenômeno sócio-cultural que caracteriza as expansão dos meios de comunicação e aumento de sua velocidade quanto a transmissão de informações. Além disso, a quebra das fronteiras economicas baseadas nas nacionalidades e acordos bi-laterais. Pode ser entendida como a expressão máxima de um liberalismo economica acoplado a uma onda conservadora politicamente -- já que o estrangeiro não é bem vindo, mas as riquezas dele sim.

A globalização não é o fim dos limites nacionais: isso é um discurso para facilitar o seu funcionamento. De fato, o que os homens que lideram a globalização (os grandes empresários e industriais dos países desenvoilvidos) é expandir suas empresas além-fronteira em busca de mão-de-obra barata e, os países mais pobres, absorver parte da tecnologia que é trazida. A integração cultural é uma falácia: não é com exposições na Europa que a arte brasileira se mistura com ela. Integração cultural pressupõe igualdade de cultural se misturando de forma que não hajam conflitos entre elas. Até hoje, na Califórnia, os decendentes de mexicanos são considerados sub-cidadãos pela minoria branca.

A expansão marítima é resultado de outras vontades e necessidades que levaram o homem europeu a sair de seu continente. Não há a busca de integração de culturas, não há a questão de espalhar tecnologia e democracia pelo mundo e muito menos conhecer o "outro" -- mesmo hoje em dia, em que se fala no exótico, mas não absorvê-lo, apenas observá-lo de forma distante. Por mais que ambos os processos se assemelhem na questão da busca de recursos naturais mais baratos, não há a mesma vontade que movem (e moveram) os homens em cada época.

Não afirme isso... Está errado.

2006-08-18 18:50:50 · answer #3 · answered by Pedro 2 · 0 0

Sim, com certeza, e com métodos muito mais brutais(e ao mesmo tempo honestos) do que os de hoje.

2006-08-17 22:59:21 · answer #4 · answered by Edgar 4 · 0 0

É o primeiro passo do homem em relação ao que se conhece hj como "Globalização", marcados diferentes interagindo entre si. Diria que com diferentes métodos de execução, mas com a mesma finalidade. Existem teorias conspirarias bem elaboradas que dizem que foi nessa época que surgiu , pela primeira vez, a idéia de mercado único, governo mundial, e etc... Ligando com o mundo que se vive hj em dia.

2006-08-17 21:49:49 · answer #5 · answered by Lord Byron 6 · 0 0

Rick globalizar parte de premissa que não é somente levar os argumentos em expressão ao globo inteiro ou ao mundo inteiro, mas você globalizar uma idéia no seu bairro, então é tornar um determinado argumento comum a todos os que estão envolvidos em um conjunto de sabedorias, para um bem comum. Um abraço

2006-08-17 21:44:27 · answer #6 · answered by filosofo 6 · 0 0

A expansão maritima juntamente com o mercantilismo ,caracteriza a 1° fase do capitalismo e, como globalização caracteriza-se pela evolução do capitalismo,podemos sim considerar que a expansão marítima faz parte do contexto histórico da globalização.Porém,a expansão marítima não pode ser considerada como sendo um tipo de globalização.

2006-08-17 21:41:29 · answer #7 · answered by Déa 3 · 0 0

De forma alguma! A globalização tende a "mistura" de conceitos e tecnologia, entre outras coisas. A expansão marítima foi conquista, dominação e usurpação mesmo.

2006-08-17 21:37:42 · answer #8 · answered by pacesi_lk 2 · 0 0

e como...

2006-08-17 21:35:53 · answer #9 · answered by guibausk 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers