.....Ágil, extremamente inteligente, a ponto de aprender a fazer certas coisas só de observar alguém ou outro cão fazendo, sensível, desconfiado, carinhoso, ciumento, possessivo, o Pastor Belga é um cão que se presta tanto para o pastoreio (sua característica original) como para a guarda e defesa da casa, companhia, esportes caninos, busca e salvamento, mensageiro, patrulha de fronteira, guia de cegos e cão de polícia e farejador de drogas. Sendo muito afetuosos, querem estar constantemente junto ao dono, situação esta que os faz felizes. Sensíveis, conseguem captar estados de espírito daqueles que os rodeiam, não medindo esforços para animar a quem está triste, ou comemorar com quem está alegre. Por este motivo, costuma-se dizer que o Pastor Belga aprende mais rapidamente com amor, principalmente nos primeiros 18 meses de vida, quando seu caráter ainda está em formação, fazendo com que ele seja mais sensível que a maioria das outras raças. Exemplares muito agressivos ou covardes costumam ser o resultado de uma criação falha ou de um tratamento inadequado, como gritos ou agressões físicas, por parte de seus proprietários, neste período.
.....A criação da raça Pastor Belga, não obstante o interesse que vem sendo demonstrado por algumas pessoas quanto à aquisição de exemplares de qualidade desta raça, ainda se apresentam bastante tímida no país. Parte por ser um cão muito pouco conhecido, ainda que as pessoas costumem chamar de pastor belga aos exemplares de pastor alemão preto, parte por ser um cão de grande porte, o que não atende às necessidades e disponibilidade de espaço daquelas pessoas que residem em apartamentos nas grandes cidades.
...O Pastor Belga é um cão muito ativo, que adora correr, necessitando, por isso, de ambientes amplos ou, na falta destes, de passeios duas ou três vezes ao dia (não recomendamos, contudo, que se tenha um exemplar em apartamento). Esta característica lhe permite vigiar grandes áreas e, associada ao seu grande senso de territorialidade, fazem com que o Pastor Belga seja muito utilizado para a guarda. Esta vigilância, no entanto, é nata, dispensando maiores adestramentos. A raça é extremamente alerta a qualquer som diferente dos que fazem parte do seu dia a dia, não permite a entrada de estranhos sem seu dono (e, se o dono tiver que se ausentar, deixando uma pessoa estranha em casa, não permite que esta saia), mas não é um cão agressivo. O mais certo seria dizer que o Pastor Belga é um cão de defesa, pois tem o hábito de, quando em presença de estranhos, circular em torno do dono, interpondo-se entre ele e o estranho; não ataca sem antes esgotar todas as possibilidades de aviso ao invasor - eriçando a juba, mostrando os dentes, pulando e latindo incessantemente -, o qual terá todas as chances de mudar suas intenções. Caso seus avisos venham a ser ignorados, o Pastor Belga atacará, girando em torno do estranho, mordendo e largando, numa rapizez incrível. Esta tática permite que o cão obtenha o máximo de efetividade em sua função, com poucos riscos de vir a ser agredido.
Se o seu é realmente um Pastor Belga (veja as fotos em http://www.pastorbelga.com.br/page_fotos_groenendael.htm) trate-o com carinho, e aproveite sua companhia, pois você tem um dos melhores cães do mundo.
2006-08-17 14:50:43
·
answer #3
·
answered by Zoing 5
·
0⤊
0⤋
Ele acha que é gente? Como assim, ele abre a porta, deita na sua cama, senta no sofá, abre a geladeira?
Não entendi...
De qualquer forma, 8 anos, já é meio tarde pra adestrar... sinto muito!
2006-08-17 14:34:40
·
answer #5
·
answered by Verbena 6
·
0⤊
0⤋