hmmmm... pergunta difícil. eu não sou mãe, então respondo como filha (meio como "acho" que é):
para uma mãe, um filho é uma coisa meio mágica, um milagre. mas é uma grande responsabilidade, uma mudança radical de vida (9 meses na barriga, um par de anos no colo, e o resto da vida nas costas...). a mulher abre mão de muita coisa quando tem um filho. o trabalho e a dedicação são extremos, e por um longo tempo.
no caso de uma filha, tem aquela coisa cultural de criar a menina como uma boneca, e então ensinar a brincar de casinha. aí, quando a menina "adolesce", eu entendo que é natural, 'humano" a mãe sentir um pouco de inveja da juventude, da menina crescendo e virando mulher, todos os caminhos abertos, tanto rapaz bonito por perto, e a mãe envelhecendo, se acabando, perto da menopausa (o fim da capacidade de gerar uma vida, sem falar na questão hormonal), o maridão barrigudo do lado. naquela fase da vida em que a gente questiona as escolhas e queria ter tempo de voltar atrás, de começar tudo de novo...
por outro lado tem uma coisa de proteção exagerada também por uma questão cultural: no nosso país machista, por mais que os costumes estejam mais "elásticos", e as falsas louras popozudas ganhem espaço na mídia, menina que dá muito é piranha... mãe nenhuma quer essa reputação pra filha, até porque seria culpa da mãe, que não ensinou...
e tem um fato incontestável: mulher engravida, e as meninas ainda transam sem camisinha, sei lá eu porque, com tanta informação disponível...
então, tem um pouco de tudo na atitude da mãe: inveja, insegurança, algumas certezas adquiridas ao longo da vida, boas intenções, querer mesmo o melhor pra filha, e, principalmente, amor.
a filha "aborrecente", por causa da idade, quer contestar tudo, acha a mãe ridícula, não quer virar empregada da casa, quer ir pra balada, beijar vinte caras na boca por noite, porque é o que todo mundo faz. quer sua liberdade.
mas a dura realidade é que a filha mora na casa da mãe, come a comida que ela faz, tem roupa lavada e cama arrumada. aí, deve um mínimo de respeito, sim.
dizem que somente quando a filha tem uma filha é que ela entende sua mãe. mas eu acho que não precisa levar tanto tempo. às vezes a filha tem que tomar a iniciativa, às vezes basta uma conversa sincera, um carinho, achar alguma coisa que as duas gostam de fazer juntas.
às vezes, não adianta mesmo, afinal é mais difícil a mãe mudar. então, quem tem que mudar é a filha, encarar as coisas de outra maneira, e se preparar pra vida, "se mudar", conquistar seu espaço.
bom, agora você deve achar que eu sou mãe, sim, estou fingindo, estou "do lado dela"... pode acreditar, não sou mãe, ainda. mas eu fui aquela que teve de "mudar e se mudar". é ótimo ser visita na casa da mãe... é ótimo ter saudade.
é isso. boas sorte pra você e sua mãe!
2006-08-17 07:16:43
·
answer #1
·
answered by punk_ballad 3
·
0⤊
0⤋
Calma Alessandra, a sua mãe é igual a minha, isso é excesso de amor e cuidado, ninguém pode ser condenado a isso, porém você não é obrigada a aceitar, tenta impor a sua liberdade que é direito seu, a minha mãe também acha que é minha dona, morre de ciúmes do meu namorado, mas infelizmente eu não sou dela como ela queria, como você não é da sua mãe, eu fiz assim fui impondo a minha liberdade com a minha mãe mostrando que sou responsável suficiente pra saber o que é melhor pra mim, sempre estudei direitinho, comecei a trabalhar assim que entrei na faculdade, aos poucos foi melhorando, principalmente quando comecei a trabalhar e estudar junto, daí ela praticamente não conseguia mais mandar em mim, mas mesmo assim tentava, hoje eu tenho 24 anos e moro sozinha há 1.000km dela, calma, está tudo bem, nós somos amigas, saí de casa pra trabalhar, mas a nossa relação estava muito desgastada, amo muito a minha mãe e tenho certeza que ela também me ama muito, mas ela não consegue entender que não sou propriedade dela e que consigo tomar decisões sem precisar dela, sair de casa foi a melhor coisa que fiz, por favor, não tô falando pra você fazer isso, mesmo porque não sei sua idade, se for adolescente, é muito natural a sua revolta, dê tempo a tempo e não faça nada que ofenda o amor da sua mãe e se mesmo com o tempo as coisas não ficarem como você quer, se prepare, estude, e saia de casa, você não é obrigada a aceitá-la mas ela também não é obrigada a te aceitar como é, então por respeito você deixa o espaço dela e vai procurar o seu, mas por favor eu fiz isso com 24 anos, fiz faculdade, pós-graduação, então saí de casa, se você tem mais idade que isso realmente o problema de vocês é que você tá ocupando um espaço que não é mais seu, os pais se cansam de ser pais e os filhos se cansam de ser filhos, se prepare e procure seu espaço!
2006-08-17 06:43:56
·
answer #2
·
answered by liha 2
·
0⤊
0⤋
porque para nossas maes tudo que fazemos agora é errado, mesmo que elas proprias tenham feito coisas piores, sempre dizendo que e para o nosso bem, isso e so conversa elas querem que nao tenhamos amigos, que sejamos criancas para o resto de nossas vidas mas nao percebem que a cada dia estamos crescendo virando uma mulher como ela. como estamos no seculo 21 para nos tudoé normal e p elas nao. acho que estou passando pelo mesmo problema que vc. espero melhoras bjos
2006-08-17 06:36:24
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Queridinha....
Já vi que vc é uma adolescente revoltada com sua mãe....
Ela apenas não quer que vc passe pelo que ela já deve ter passado... o vida está muito cruel, e difícil...
Uma maneira de vc acabar logo com esse mal estar é... procurar logo sua independência, faça uma boa faculdade, para poder arrumar um bom emprego e aí vc pode cair fora e não dar satisfação nenhuma pra ela...
Saiba que quando vc tiver um/a filho/a vai passar a entender a sua mãe... e pior... vai agir igualzinho a ela....enquanto isso, apenas respeite-a.
2006-08-17 06:36:12
·
answer #4
·
answered by Curiosa 2
·
0⤊
0⤋
porque algumas normalmente não tem um tanque de roupa pra lavar ou uma vida própria pra cuidar
mas algumas é porque são super-protetoras d+.e perdem o limite da razão
2006-08-17 06:36:12
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade, elas sabem mais q nós por terem vivido mais experiências e querem impedir q soframos o q elas sofreram.... elas tbém pensam diferente de nós por terem vivido em uma época diferente... se vc parar p/ ver, vai perceber q a cd ano q passa as coisas ficam mais liberais e geralmente as mães não acompanham este raciocínio... Eu também passo por coisas como esta c/ minha mãe... e olha q já sou mãe tbém de uma garotinha de 3 anos...
2006-08-17 06:35:10
·
answer #6
·
answered by Alexia S 4
·
0⤊
0⤋
Provavelmente por medo. Talvez mais ainda por já ter passado por muito do que vc está passando agora, saber que na ocasião não sabia bem o que fazer, se ferrou mais ou menos, e daí agora quer te proteger... Tenho receio de ser um pouco assim com minha filha, principalmente a mãe dela. Mas você tem que perguntar pra ela do que ela tem medo, e argumentar. Cabeça quente nessa hora só vai atrapalhar. Converse com ela de manhã cedo, que daí não deu tempo pra rotina do dia avacalhar muito com a capacidade de compreender e conversar dela... :-)
2006-08-17 06:34:42
·
answer #7
·
answered by Mad B 4
·
0⤊
0⤋
Porque mãe de verdade é td igual....erram querendo acertar!
Ninguem é perfeito!
Desejam o melhor para as filhas, mas nem sempre conseguem fazer isso da melhor maneira possivel!
E se vc ve o seriado do qual falou....nem elas são perfeitas....brigam e a filha ja ate saiu de casa!
Enfim..é isso.
2006-08-17 06:34:11
·
answer #8
·
answered by Lilica.G 1
·
0⤊
0⤋
saiba expor sua opinião a respeito... seja educada ao dizer não às convicções dela... afinal ELA é sua mãe... vai com calma, ela só não quer te fazer sofrer tudo que ja passou...
2006-08-17 06:32:48
·
answer #9
·
answered by Lucio 4
·
0⤊
0⤋
Infelizmente elas querem dar à suas filhas aquilo que nunca tiveram..........isso é errado, pois pode não ser o melhor.
O querer bem é tão forte que acabam exagerando na dose e torna-se um tédio mesmo.
é como sorvete de chocolate........uma delicia, só que se vc comer a sorveteria toda, vc além de ficar doente, vai morrer de dor de barriga.
Tudo demais é sobra.
2006-08-17 06:32:28
·
answer #10
·
answered by Artur 4
·
0⤊
0⤋