Talvez esta carta redigida por um Bispo possa lhe ajudar a entender.
O fundamento da posição da Igreja
Mas, caríssimos amigos e amigas, voltemos a um ponto concreto destas nossas reflexões. Há quem diga: que tem a ver a Igreja com a eficácia técnica e profilática dos preservativos ? E nós poderíamos responder com toda a certeza: em realidade ela não tem nada que ver com isso, como não tem nada que ver com a eficácia da estreptomicina, enquanto o assunto estiver no âmbito científico. A Igreja defenderia a mesma opinião de sempre, ainda que os preservativos fossem absolutamente seguros. Com efeito, o fundamento da posição da Igreja é muito mais profundo: a mesma natureza humana.
O eminente descobridor do HIV, Luc Montagnier, não se recusou a comprometer-se a fundo ao indicar como deveriam ser as campanhas contra a Aids: “são necessárias campanhas contra práticas sexuais contrárias à natureza biológica do homem. E, sobretudo, há que educar a juventude contra o risco da promiscuidade e o vagabundeio sexual” ( Luc Montagnier. “AIDS Natureza do Vírus”, em Atas da IV Reunião Internacional da AIDS, 1989, p. 52 ). Note-se que não é o Padre que fala no confessionário, mas o cientista-descobridor do HIV.
A lei natural determina que existe um vínculo inseparável entre a relação sexual e a transmissão da vida. Romper artificialmente essa união – como acontece no suo do preservativo – representa uma grave infração dessa mesma lei natural.
A Igreja reafirmou este princípio em repetidos documentos. Apresento aqui apenas um texto da Humanae Vitae, do Papa Paulo VI: “A doutrina da Igreja está fundamentada sobre a conexão inseparável que Deus quis e que o homem não pode alterar por sua iniciativa, entre os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e significado procriador” ( nº 12 )
A mesma Encíclica esclarece: “É de excluir, como o Ministério da Igreja repetidamente declarou, a esterilização direta, tanto perpétua como temporária, e tanto do homem como da mulher; é, ainda, de excluir toda ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento das suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação” ( nº 14 ).
Não se pode mudar a ordem natural em função de uma solução imediatista e inadequada que, além de não solucionar o problema da proliferação da AIDS, propicia e incentiva a uma prática desregrada do sexo.
Se a Igreja não tem porque dar um diagnóstico técnico sobre a eficácia do preservativo, contudo – como qualquer pai ou qualquer mãe – muito se importa quando se pretende enganar os seus filhos com afirmações pouco transparentes ou falaciosas. Nos artigos que têm aparecido recentemente nos jornais, infectologistas afirmam que “não conhecem qualquer estudo confirmando que o vírus da Aids passa pelos poros da camisinha”. Uma afirmação como esta só tem duas explicações: ou, por um lado, há um desconhecimento das múltiplas pesquisas verificativas existentes neste sentido ( ignorância que não se pode desculpar num verdadeiro cientista); ou, por outro, existe má fé: ocultam-se dados importantes para não tirar força a uma campanha que envolve milhões de reais, alimenta a próspera “indústria do sexo” e enriquece os laboratórios.
2006-08-17 07:13:15
·
answer #1
·
answered by edy19 2
·
0⤊
0⤋
pq sao idiotas que nunca transam e nao sabem como a camizinha corta o prazer pela metade!!!
alem do mais eles sao a favor do sexo como procriaçao e nao sexo por prazer!!!
mas eu queria saber, se eu tendo 200 filhos a igreja vai me ajudar a criar algum??? eles nem querem saber das nescecidades e limitaçoes de cada um nao, eles so querem pregar o que eles acham que é melhor (ou o que lhes convem)!!!!
2006-08-17 13:21:02
·
answer #2
·
answered by lleonardoll 5
·
2⤊
0⤋
pra que a população menos favorecida e mail informada se entupa de filhos!
ja que nao é a igreja que cuida das crianças abandonadas!
2006-08-17 13:20:49
·
answer #3
·
answered by Paulo Henrique 6
·
1⤊
0⤋
Faz parte da doutrina da igreja e além disso sexo é só após o casamento para eles não tem lógica as pessoas evitarem ter filhos mas a igreja é tão cega que não vê o lado das pessoas que mal tem condições de se sustentar como é que vão colocar mais uma criança no mundo?
Isso é uma coisa muito absurda!
2006-08-17 13:30:45
·
answer #4
·
answered by Simghelo 3
·
0⤊
0⤋
A igreja não é contra o uso da camisinha ela é apenas contra o uso indiscriminado pelos jovens antes do casamento. Ao invés de nossos governantes gastarem fortunas com propagandas em época de carnaval, mandando usarem camisinhas deveriam orientá-los a respeitar as famílias, e as leis do nosso criador.
2006-08-17 13:28:03
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Veja bem, nao sou religioso mas, entendo onde a igreja quer chegar, a orientação é para que não se pratique sexo antes do casamento, com a intençao de diminuir os riscos sobre a saúde, e vc há de concordar que a maior parte das doenças e gravide indesejadas acontece por falta de prevenção .Senso comum diz que se nao ten dinheiro nao compra e se nao tem como arcar com as consequencias nao transe.
2006-08-17 13:27:29
·
answer #6
·
answered by Careca 3
·
0⤊
0⤋
Vixe, é uma coisa que aconteceu lá no velho testamento, naquela epoca tinha uma lei em que se seu irmão morrese sem deixar filhos (herdeiros, descendentes) vc era obrigado a copular com a sua cunhada viuva e o primeiro filho que nascesse receberia a herança do seu irmão, só que teve um cara que gozava fora só pra que a cunhada não engravidasse e ele pudesse ficar com tudo o que o falecido tinha, ou seja ele desobedeceu a Deus não por jogar fora a sua semente, mas por descumprir uma lei, ai Deus chamou a morte e disse, ta vendo aquele caa lá, busca ele pra mim, e pimba o cara morreu tbem, dai o pessoal tirou que o esperma é a semente da vida, uma pessoinha. Já viu quantas pessoinhas vc já jogou no ralo do banheiro né?
2006-08-17 13:26:46
·
answer #7
·
answered by Toddy 4
·
0⤊
0⤋
Porque ela considera que o sexo tem que ser praticado somente com o objetivo da procriação humana e não pelo simples prazer individual.
2006-08-17 13:23:35
·
answer #8
·
answered by Nando 1
·
0⤊
0⤋
Porque ela interfere na procriação natural do ser humano.. para a igreja o sexo serve (unicamente) para a reprodução. Ja conversei sobre isso com um padre e ele me disse que apesar de ninguem cumprir, o certo seria fazer sexo somente quando fosse para ter filhos. por isso a igreja é contra o preservativo
espero ter ajudado
;)
2006-08-17 13:22:41
·
answer #9
·
answered by Kétuly 4
·
0⤊
0⤋
Porque a igreja é retrógrada. Dificilmente ela irá dar a mão a palmatória e refazer seus conceitos ou atualiza-los.
2006-08-17 13:22:31
·
answer #10
·
answered by Dé 6
·
0⤊
0⤋