Comecemos pela Teoria do Caos:
A Teoria do Caos é conhecida há vários séculos e representada em sabedoria popular:
Por vontade de uma unha, o sapato foi perdido; Por vontade de um sapato, o cavalo foi perdido; Por vontade de um cavalo, o cavaleiro foi perdido; Por vontade de um cavaleiro, a batalha foi perdida; Por vontade de uma batalha, o reino foi perdido.
O resultado de uma condição inicial sujeita a pequenas variações é completamente diferente do original. Nesse folclore, é o mesmo que dizer que por vontade de uma unha, o reino foi perdido.
Apesar dos efeitos da Teoria do Caos estarem tão presentes no nosso dia, como na meteorologia, na irregularidade da pulsação cardíaca, no gotejar de uma torneira, no relampejar, nas montanhas, nas árvores, no crescimento de uma população, no partir de um copo no chão e por aí fora, só há alguns anos começou a ser estudada, talvez porque antes, sem recurso a computadores, os cálculos necessários, que são bastante repetitivos, fossem aborrecidos demais.
Curiosamente, a primeira verdadeira experiência sobre o caos foi feita por um meteorologista, Edward Lorenz. Nas suas previsões sobre o tempo, geradas através de um programa de computador que tinha desenvolvido, constatou que, mesmo introduzindo grande parte da mesma seqüência no padrão original, o resultado final era diferente. Isso aconteceu um dia, quando, ao tentar verificar uma mesma seqüência, começou pelo meio para poupar tempo. Ele introduziu apenas os três primeiros números da seqüência de seis. Quando resolvida, verificou que o padrão obtido era completamente diferente do alcançado na seqüência anterior. Desta forma, Lorenz demonstrou que mesmo tendo uma seqüência muito próxima da original, seria muita sorte atingir o mesmo resultado.
Esse efeito ficou conhecido como “efeito borboleta”.
A diferença entre os pontos iniciais de duas curvas distintas é tão pequena que é comparada ao bater das asas de uma borboleta. E o simples bater das asas de uma borboleta, hoje, produz uma pequena alteração na atmosfera que pode, num determinado espaço de tempo, produzir um efeito diferente do que iria acontecer. Diz-se que o bater das asas de uma borboleta em Portugal pode provocar um tornado na China, ou fazer com que um tornado na Flórida não aconteça.
2006-08-17 09:54:53
·
answer #1
·
answered by Hermes Mesquita 2
·
6⤊
1⤋
Edward Lorenz, um atuante na área de meteorologia, disse essa frase uma vez, sobre o bater das asas da borboleta causar furacões do outro lado do mundo. É que aconteceu o seguinte, eles tavam desenvolvendo um programa baseado em cálculos matemáticos e leis físicas pra prever tornados. Colocando várias variáveis de tempo como condições climáticas, direção dos ventos e etc, eles teoricamente conseguiriam prever e detalhar trajetórias de fenômenos climáticos.
Mas aí eles começaram a verificar furacões em lugares onde não havia furacões. Eram furacões-fantasma, que estavam aparecendo no programa criado por eles. Quando foram ver, eles viram uma falha: o programa registrava ventos pequenos, ou movimentos de bater de asas, por exemplo, e depois de passar por todas as equações e variantes, a longo prazo, aquele simples bater de asas virava um tufão.
Isso tem a ver com a teoria do caos, que diz que a longo prazo as variáveis de um sistema são infinitas. No filme de mesmo nome, isso era ilustrado pelo fenômenos de vc mudar uma coisinha que fosse, uma palavra talvez, do seu passado, e mudar o futuro completamente. Porque naqueles anos todos, as variáveis foram outras, e levaram a um sistema totalmente diferente do original. Um "tufão onde não havia tufão". Um "efeito borboleta".
2006-08-17 05:41:19
·
answer #2
·
answered by Luiz Alves 3
·
1⤊
0⤋
teoria do caos?
2006-08-17 05:30:32
·
answer #3
·
answered by andrey_aquino 2
·
1⤊
0⤋
então efeito é como se vc ficasse preso em sua casa, digo casulo rs e depois fosse pra night e liberasse gral e saisse com varias pessoa rs ai vc virou uma linda borboleta
2006-08-17 07:09:36
·
answer #4
·
answered by Prick 6
·
0⤊
0⤋
É um aspecto da Teoria do Caos; o entendimento dele diz respeito ao fato de que todas as coisas no mundo estão conectadas de alguma forma. O nome "efeito borboleta" é usado por causa de um exemplo dessa teoria que foi formulado por um físico chamdo Edward Lorenz: "Uma borboleta voando no Japão, pode causar um tufão do outro lado do mundo, ou vice-versa".
2006-08-17 05:38:33
·
answer #5
·
answered by Manic Nirvana 6
·
0⤊
0⤋
Com certeza tem a ver com a ALEGRIA de uns playbostas. ops
2006-08-17 05:38:23
·
answer #6
·
answered by furisco 2
·
0⤊
0⤋
Teoria do Caos, popularmente chamada "Efeito Borboleta" - "Quando uma borboleta bate as asas em algum lugar do mundo, isso pode causar um tufão do outro lado"
2006-08-17 05:32:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
2006-08-17 05:31:36
·
answer #8
·
answered by Virginia-DF Casada 3
·
0⤊
0⤋
Olha, efeito borboleta significa mudança ,pois como acontece com a mesma em questao ,ela passa de larva p uma linda borboleta pois evolui.bjus e espero ter te ajudado.
2006-08-17 05:30:28
·
answer #9
·
answered by Betinha 3
·
1⤊
1⤋
É quando aquele garota horrível do seu bairro, se torna a garota mais gostosa que vc já viu....
Primeiro ela era uma lagarta.....
Depois ela se torna uma borboleta...
2006-08-17 05:30:10
·
answer #10
·
answered by Gilvane S 3
·
0⤊
0⤋