English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A ciência confirma a expansão do universo, por conseguinte, suas galáxias, etc. Pertencemos a Via Lactea (sistema solar) e expandimos juntos.

2006-08-17 03:41:53 · 2 respostas · perguntado por wite 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

2 respostas

A pesar da expansão do universo a Via Láctea e todas as outras galáxias não estão se expandindo. A força gravitacional de todos os astros contidos nela seguram contra a expansão. A expansão do universo só é medida em distância maiores entre aglomerados de galáxias quando se começa a notar o desvio para o vermelho no espectro destes objetos distantes. É como se o espaço se expandisse sob os nosso pés mas ao mesmo tempo deslizasse. Basta que haja uma pequena força aglomerando os astros para que a expansão não seja notada.

A velocidade de expansão do universo é dada pela lei de Hubble. Esta velocidade aumenta com a distância e pode ser vista no gráfico desta página:
http://astro.if.ufrgs.br/univ/univ.htm#hubble
Por exemplo, galáxias a 60 milhões de anos-luz se afastam a quase 1000km/s de nós.
.

2006-08-17 04:05:18 · answer #1 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 1 0

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de 200.000.000.000 (Duzentos bilhões) de estrelas (algumas estimativas colocam esse número no dobro, em torno de 400.000.000.000) e tem uma massa de cerca de 750 bilhões e um trilhão de massas solares. A idade da Via Láctea está calculada entre treze e vinte bilhões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze bilhões de anos.

A observação e o estudo da Via Láctea é dificultado pelo facto de o plano galáctico estar obscurecido por nuvens de poeira e gás (atómico - H e molecular - HII) que absorvem a luz visível. Assim, muito do que sabemos da estrutura geral da nossa galáxia é inferido a partir da observação de outras galáxias e por observação através de observatórios capazes de medições em comprimentos de onda não bloqueados pelas poeiras (nomeadamente infravermelho, Raios X e SHF, principalmente).

2006-08-17 10:53:00 · answer #2 · answered by Carlos Ventura 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers